Na hora de fazer pequenos reparos em casa, é comum termos algumas dúvidas:

“Preciso apertar um parafuso do batente, vou usar minha furadeira para apertar…”

“Preciso fazer um furo na parede, ah, mas eu tenho uma parafusadeira, então vou usá-la…”

E é assim que você pode estragar seu equipamento e pode espanar uma rosca, transformando um pequeno reparo em uma obra enorme! Será que toda furadeira também é uma parafusadeira? Será que posso usar minha parafusadeira para fazer pequenos furos?

Para responder essas questões confira a seguir quais são as principais diferenças entre furadeiras e parafusadeiras.

Furadeiras

A Furadeira é uma ferramenta bem comum no lar brasileiro. Serve para fixar quadros nas paredes, prateleiras, e perfurações como um todo.

Antes de frisarmos o que difere de uma parafusadeira é importante saber que temos dois tipos de furadeiras no mercado: Furadeira sem impacto e Furadeira de impacto.

A Furadeira sem impacto é muito utilizada para perfurar madeiras e superfícies que oferecem menor resistência, como pisos, azulejos, tijolos e alumínios. Isso porque furadeira sem impacto trabalha com rotação que varia sua potência.

Já a furadeira de impacto foi desenvolvida para perfurar superfícies rígidas como, concretos, pedras, granitos, mármores e madeiras com espessura mais grossas. Também serve para fazer alargamentos e rebaixamento de furos.

O funcionamento de uma furadeira de impacto é por rotação e impacto, ou seja, golpes, que fazem com que o objeto se torne menos resistente e a perfuração mais eficiente.

Quanto mais resistente for a superfície a ser perfurada, a exigência de força da furadeira será maior, e nesse caso é necessário um equipamento de alta potência e com velocidade variável.

Potência do equipamento

Falando um pouco sobre potência das furadeiras e qual a ideal para uso em cada segmento, podemos dizer que uma boa furadeira para uso doméstico tem potência equivalente a 600W mas existem modelos a partir de 350W e muitos têm a versão com impacto.

Outro modelo é a furadeira profissional, um equipamento robusto, com maior resistência e força, podendo ser utilizada por um período maior. A potência dessas ferramentas chega a 1100W excelente para aplicação em madeira concreto e aço.

A RPM (rotações por minuto) de uma furadeira varia de acordo com sua potência, uma furadeira de 600W tem em média até 3000 rpm (lembrando que varia de acordo com a carga aplicada) já uma de 1100W pode alcançar 3500 rpm.

Outro item da furadeira para diferenciar da parafusadeira é o torque, que é a capacidade de força empregada na ação de rotação sobre o eixo, uma furadeira de 600W tem um torque de 20,0 Nm (newton-metro), já uma de 1150W de potência tem um torque de até 115 Nm.

Vale ressaltar também que as furadeiras têm o giro apenas no sentido horário.

Parafusadeiras

A Parafusadeira serve para fixar, apertar ou desrosquear parafusos e rebites. Ela é perfeita para trabalhos leves como montagem de móveis, reparos, ajustes e para realizar pequenos trabalhos.

As parafusadeiras também possuem uma gama muito variada de potência, porém por necessitarem de menor esforço têm potências a partir de 15W podendo chegar até 700W, logo podemos entender que uma parafusadeira mais potente tem potência igual a uma furadeira recomendada para o lar de 600W.

Para relação de comparação uma parafusadeira de 570W alcança até 4000 rpm, então você pensa: Mas tem mais rotações que uma furadeira?

Sim, pois o seu torque é menor, sendo de 16 Nm, ou seja, uma parafusadeira precisa de menos força pois não tem que desbastar material isso deixa seu eixo mais solto logo sua rotação é maior.

Lembrando que essa parafusadeira de 570W é muito potente recomendada para trabalhos mais pesados, para serviços mais simples pode-se inclusive dar preferência para a portátIl (à bateria) que tem potência menor. A parafusadeira de 12V por exemplo tem até 700 rpm e um torque de 13 Nm.

Um ponto positivo para as parafusadeiras é que a maioria funciona com uso de baterias o que é muito bom, pois torna o trabalho mais ágil.

Dicas para escolher o modelo ideal

Agora que você já tem todas as informações sobre furadeiras e parafusadeiras, é hora de avaliar a sua necessidade. Uma dica é optar por uma furadeira/parafusadeira que normalmente tem controle de torque. Para serviços esporádicos é uma boa alternativa já que funciona como um coringa. Contudo vale ressaltar que quanto mais específico para a atividade, mais fácil será o serviço e menor o risco de imprevistos e acidentes.

O mais importante é não improvisar, usar um equipamento para fazer o serviço do outro, pois com certeza você terá problemas.

Na dúvida fale com um profissional da área ou nos consulte antes da compra, nossos especialistas nas lojas com certeza poderão te ajudar a fazer a melhor escolha.

E lembre-se use sempre EPIs, esses equipamentos são indispensáveis em qualquer tipo de trabalho.

Gostou? Curta, comente e compartilhe com seus amigos!

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *