Muitas vezes as Chaves de Impacto são mal empregadas por aqueles que desconhecem suas aplicações ideais.

Isso pode levar um profissional a decepcionar-se com o funcionamento da máquina (e com a marca) gastando horrores com manutenções desnecessárias por usos indevidos.

A grande verdade é que essa ferramenta facilita muito a vida de profissionais que necessitam apertar ou desapertar parafusos de pressão, desde que usada corretamente.

Em comparação com outras máquinas de impacto, ela exige muito controle e inteligência durante os trabalhos.

Por isso hoje vamos apontar as principais vantagens e diferenças entre uma Chave de Impacto Elétrica e uma Chave de Impacto Pneumática!

Você poderá ver que cada categoria desta máquina pode te proporcionar uma experiência diferente. Vamos lá ?

PRINCIPAIS VANTAGENS E DIFERENCIAIS

Qual chave de Impacto escolher?

Basicamente existem três tipos de Chaves de Impacto no mercado: Elétrica, a Bateria e Pneumática.

Para facilitar o seu entendimento, vamos identificar o modelo Elétrico e à Bateria como sendo um só, já que ambos necessitam de uma fonte de energia elétrica de qualquer jeito para funcionarem.

Cada perfil de trabalho será determinante para que você filtre o melhor modelo que atenderá o seu serviço.

Por exemplo, se sua intenção será usar uma máquina durante longas jornadas de trabalhos pesados e contínuos, a Chave de Impacto Pneumática é mais indicada.

Isso porque uma máquina alimentada através de uma rede de ar comprimido lhe permitirá trabalhar em 3 turnos ininterruptos sem o menor problema.

Agora se sua maior necessidade for MOBILIDADE e TECNOLOGIA, escolha uma Chave de Impacto à bateria ou elétrica.

Mesmo sendo uma máquina sem fio você terá nas mãos potência, precisão de rotação e muita tecnologia combinados.

DICA: Ao investir em uma máquina sem fio, procure se atentar à Amperagem da Bateria (Ah). Quanto maior for, mais capacidade de carga ela terá, permitindo maior fluidez no dia a dia!

Por isso, há um consenso de que não existe uma Chave de Impacto melhor ou pior, existe apenas aquela que foi projetada para o seu tipo de trabalho.

De modo geral, essas são as principais vantagens que cada tipo dessa  máquina pode lhe oferecer:

Vantagens e Desvantagens de uma Chave de ImpactoLembrando que caso sua intenção seja trabalhar com máquinas pneumáticas você precisará de uma rede de ar comprimido a sua disposição.

Existem diversos modelos de Compressores de Ar Pistão que podem ficar desde fixos em um local específico ou te acompanhar pela sua área de trabalho, já que alguns modelos são equipados com rodas para transporte.

Você sabia?: a melhor chave de impacto para apertar ou desapertar parafusos de rodas de caminhão é a CP7782 da Chicago, veja mais sobre ela clicando aqui.

Veja onde cada modelo pode ser aplicado: O que são Chaves de Impacto?

COMO ESCOLHER O MELHOR MODELO?

Estude criteriosamente o modelo antes de investir em uma Chave de Impacto, isso fará a total diferença em seus trabalhos.

Trabalhar com a máquina correta pesará muito menos no seu bolso, dispensando custos com manutenção ou compras de novas máquinas.

O fator MARCA é extremamente importante, afinal as principais fabricantes investem em tecnologia e robustez pensando especificamente na segurança, custo benefício e potência oferecidas ao profissional.

Caso você opte por uma Chave de Impacto elétrica ou a bateria, recomendamos que você trabalhe com Dewalt, Bosch ou Makita.

Ou se você optar por uma chave de impacto pneumática, estude as opções oferecidas pela Chicago, Puma, Schulz ou Stanley.

Por não conter escovas de carvão e possuir muito menos componentes internos, as Ferramentas Pneumáticas em geral dão muito menos manutenção se comparadas às elétricas e oferecem muito mais potência.

Por isso é comum encontrar ferramentas alimentadas a base de ar comprimido em indústrias, que as aplicam em serviços altamente exigentes e durante longas jornadas de trabalho.

A ausência das escovas de carvão e número menor de componentes internos também tornam as ferramentas pneumáticas relativamente menores que as elétricas.

O alto investimento na montagem de uma rede de ar comprimido pode não compensar para alguns profissionais que utilizará pouco essa máquina no dia a dia, tornando o investimento em uma chave de impacto elétrica muito mais vantajoso.

Se você trabalha em uma oficina ou com construção civil, por exemplo, demandando de um baixo nível de aperto e desaperto e parafusos de torques leves a médios, você pode escolher tanto o modelo elétrico quanto o modelo a bateria.


Como você pôde ver não existe um consenso entre melhor ou pior ao comparar ambas as categorias de Chaves de Impacto. Cada uma foi feita para atender a uma especificação de trabalho diferente.

Empregá-las de acordo com sua capacidade lhe proporcionará excelentes resultados e pouquíssima manutenção. Afinal, uma máquina dificilmente quebra se for usada adequadamente.

Aqui na Anhanguera Ferramentas nós temos uma ampla linha de Chaves de Impacto Elétricas, a Bateria ou Pneumáticas para atender desde trabalhos menores até serviços exigentes em indústrias em geral.

São diversos modelos dos mais renomados fabricantes que trazem a melhor qualidade e custo benefício para você. Veja aqui!

Quer saber um pouco mais sobre como funcionam as Ferramentas a Bateria e Pneumáticas? Clique aqui!

Você usa ou já usou Chave de Impacto nos seus trabalhos? Deixe pra gente nos comentários como foi sua experiência!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *