Furadeiras e Parafusadeiras da Bosch, Dewalt ou MakitaFoi-se o tempo em que ficar apertando um parafuso era necessário! Hoje as Furadeiras/ Parafusadeiras revolucionaram a forma como diversos profissionais exercem suas atividades, proporcionando produtividade, praticidade e muita economia nos seus trabalhos do dia a dia.

Aliás, o conforto e a mobilidade que uma máquina a bateria lhe proporciona não têm igual! Porém, talvez com o grande número de modelos espalhados pelo mercado você se pergunte qual seria o ideal para você!

Por isso hoje queremos te explicar como escolher uma furadeira/ parafusadeira a bateria de forma eficiente e prática.

Primeiramente, defina para qual será o uso da máquina

Essa é a regra básica para qualquer ferramenta que você vá comprar. Antes de encontrar o modelo ideal procure fazer algumas pesquisas e levantar informações sobre a máquina afim de comprovar se ela irá atendê-lo ou não!

Considere alguns pontos essenciais, tais como quais serão os tipos de superfície que você irá trabalhar (alvenaria, madeira, alumínio), e o nível de exigência do seu trabalho (leve, médio ou pesado).

Com isso definido você terá um ótimo ponto de partida para escolher a ferramenta mais indicada para suprir sua demanda.

Escolha a Voltagem da Bateria 

A Bateria é responsável por entregar a força para a máquina, logo é necessário muito critério na hora de definir as diversas opções que você encontra no mercado.

Modelos com potência de até 10,8 V são mais indicados para apertar ou afrouxar parafusos, logo, performam bem em trabalhos leves e com pouca exigência já que não possuem a função Impacto.

Já as Furadeiras/ Parafusadeiras com baterias de 12 V a 14 V podem ser usadas não só para aperto e desaperto de parafusos, como também são capazes de fazer furações em Madeira, Alumínio, Drywall, Cerâmica e outros materiais leves. Normalmente estes modelos são padrões para os profissionais (além de excelentes aliados para o dia a dia).

Agora se sua intenção for também realizar furações mais robustas, opte pelas máquinas com baterias de 18 V e 20 V. Com isso você conseguirá trabalhar em alvenaria, madeiras mais duras e até mesmo perfurar concretos densos.

marteletes-a-bateria-bosch-dewalt-makita

Clique na foto e veja alguns modelos de Martelete no Site

É importante lembrar que embora as Furadeiras/Parafusadeiras de Impacto com possam ser usadas para perfurar concreto, há necessidade de uma certa parcimônia. Se o uso de perfurações em superfícies muito duras for rotineiro e diário será recomendado o uso de uma máquina mais robusta (como os marteletes à bateria), já que são próprios para este tipo de serviço.

Analise a Amperagem da Bateria

Furadeira-e-Parafusadeira-a-Bateria-GSR-1000-BoschLembre desta frase: quanto maior for a faixa de amperagem, maior será o tempo de uso da máquina”. 

Profissionais que demandam muito de uma parafusadeira, como Montadores de Móveis ou Marceneiros, precisam de uma bateria que seja não só potente, mas também durável.

Uma bateria com 3,0 Amperes oferece três vezes mais capacidade que uma bateria de 1,0 Ah. Isso não impacta na força da máquina, mas permite que você consiga trabalhar por um período maior de tempo sem precisar parar para carregar!

Portanto, se seus trabalhos são exigentes, procure pelas baterias a partir de 1,5 Ah. (veja algumas sugestões aqui), com elas você conseguirá operar por um bom tempo antes de qualquer intervalo.

Motor Brushless

O Motor Brushless (ou BL, como costumam chamar), é uma verdadeira inovação para as máquinas à bateria, já que dão muito menos manutenção e prolongam a vida útil da máquina.

Cada marca costuma nomeá-lo com termos diferentes. A Bosch normalmente nomeia suas máquinas sem escovas de carvão como MOTOR EC, A Makita como MOTOR BL e a Dewalt segue o padrão classificando-as por Brushless. Por isso atente-se à estas informações na hora da escolha já que elas podem fazer a total diferença na qualidade da sua máquina.

Comprar uma Furadeira/ Parafusadeira sem escovas de carvão pode trazer inúmeros benefícios ao consumidor, tais como:

  • Design compato: as máquinas possuem tamanhos reduzidos, logo são mais leves e podem ser usadas em espaços pequenos;
  • Maior duração da bateria: como o motor BL exige menos da máquina a bateria consegue entregar uma capacidade maior de tempo entre as recargas;
  • Menor aquecimento: ao contrário das escovas de carvão, o motor brushless aquele muito menos a máquina, permitindo uma durabilidade maior e menor necessidade de manutenção;

Existem situações onde, sob uso constante e exigente, uma máquina alimentada por Escovas de Carvão dure em média de 60 a 90 dias antes de pedir uma manutenção. Portanto, se seus trabalhos são pesados avalie a possibilidade de investir em uma Furadeira/ Parafusadeira com motor BL, os preços são maiores porém você também ganhará na qualidade.

Não se esqueça destes pontos

Furadeira-parafusadeira-de-impacto-DCD776-da-dewalt

Lembrando que há dois tipos de Furadeiras/Parafusadeiras à bateria: Com Impacto e Sem Impacto, sendo a primeira a mais indicada para trabalhos de furações.

Uma máquina sem impacto pode ser capaz de realizar furações, porém lhe será exigido muita força e a as chances de avariá-la são grandes.

Nunca tente utilizar uma máquina em um trabalho para o qual ela não foi feita. Isso poderá render manutenções e danos permanentes à sua ferramenta.

Sempre escolha também pelas Baterias com Tecnologia de Íons de Lítio, isso oferece maior leveza, durabilidade, força e robustez para sua ferramenta. Sem falar que as baterias de Li-Ion não possuem efeito memória e carregam mais rápido.

Sempre que seus trabalhos forem exigentes procure investir em marcas de qualidade, como a Dewalt, Bosch ou Makita, já que estas desenvolvem suas ferramentas com tecnologia e sistemas internos próprios para atender aos mais exigentes padrões de uso.

A escolha correta de uma Máquina faz a total diferença em seus resultados. Você terá maior rendimento, economia com manutenções e a satisfação garantida!

____________________________________________________________________________________

Gostou das dicas? Aqui na Anhanguera Ferramentas você encontra diversas opções de Furadeiras e Parafusadeiras das melhores marcas do mercado.

Veja também dicas de Marteletes, Lixadeiras, Esmerilhadeiras e muitas outras Ferramentas a Bateria que você pode utilizar em qualquer tipo de trabalho.

Você usa diariamente uma Furadeira/ Parafusadeira à bateria? Compartilhe conosco nos comentários quais são suas experiências ou dúvidas em torno da máquina que nós iremos te responder!


2 comentários

Rafael Ramos · julho 21, 2022 às 12:34 pm

Adorei o conteúdo da matéria, ajudou a esclarecer sertas dúvidas entre as ferramentas. Parabéns pelo trabalho de vocês.

    Anhanguera · agosto 22, 2022 às 10:18 am

    Que bom que gostou, Rafael! Obrigada pelo feedback!
    Continue acompanhando nossos posts!

    Abraços.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *