dicas-para-iluminacao-do-seu-jardim

A Primavera é conhecida por ser uma das estações mais adoradas do ano especialmente pelo desabrochar das flores, o que torna essa ocasião perfeita para você repensar a iluminação do seu jardim.

Quando feito de forma correta, esse redesenho do seu ambiente pode agregar muito valor ao seu imóvel.

Por isso trouxemos algumas dicas do que você pode usar para conseguir os melhores resultados para a iluminação da sua área, seja ela externa ou interna.

Mas antes, precisamos que você entenda a importância do Índice de Proteção para os seus equipamentos elétricos.

Índice de Proteção – o que isso significa?

O índice de proteção, ou IP, é um padrão definido pela norma NBR IEC 60529 que serve para medir a capacidade de proteção de um equipamento elétrico.

Através dele você consegue saber se seu produto é protegido ou resistente contra objetos sólidos e líquidos, como água, óleo e poeira, por exemplo.

Portanto, como os acessórios de iluminação para jardinagem costumam ficar expostos ao sol, ou chuva, é recomendado que todos possuam uma proteção IP65 ou IP66.

Existe uma forma muito simples e entender essa classificação na prática, veja:

Modelo de Leitura de um Índice de Proteção

imagem-explicando-o-que-e-indice-de-protecao

O exemplo acima considera os detalhes da tabela abaixo.

Sempre verifique o primeiro e o segundo dígito do código do IP, assim você saberá qual o tipo de proteção que você precisa:

Fonte foto – Halpar
Fonte foto – Halpar

Então, de acordo com a tabela acima, veja algumas opções de Luminárias e Refletores para você usar em seu Jardim.

DICA 1: Refletor para Lâmpada

O Refletor para Lâmpada é perfeito para proporcionar uma forte iluminação, principalmente em ambientes externos.

Seu maior alcance luminotécnico, combinado a uma excelente resistência à maresia e intempéries, permite que ele fique exposto em ambientes abertos sem complicações.

DICA 2: Arandelas Articulares

As Arandelas Articulares são capazes de ficar expostas em ambientes com temperatura entre -10ºC até 80ºC, permitindo que seu uso em jardins seja totalmente possível e seguro.

O suporte articulado também conta com anel termoplástico que veda e protege o cabo de energia, proporcionando maior durabilidade do acessório.

DICA 3: Arandela Tartaruga

Tradicionais para iluminações em ambientes externos, as arandelas tartaruga também são capazes de ficar expostas em áreas com temperaturas entre -10ºC até 80ºC.

Seu globo de vidro prismático e grade de proteção formam a proteção perfeita para a arandela, sem falar que sua luminosidade tem capacidade para abranger grandes ambientes abertos.

DICA 4: Fitas de LED

Quando o assunto é Iluminação x Decoração, as Fitas de LED são a escolha certa!

São perfeitas para decorar painéis, nichos, canteiros, entre outros ambientes que tenham variação de temperatura entre -20°C a 40°C.

Além disso, o índice de proteção IP66 permite que ela seja usada também em ambientes abertos, desde que que não fique muito exposta sob a umidade.

DICA 5: Projetores de LED

Uma solução ecológica é fazer o uso de Projetores de LED, que mantém as áreas externas sempre iluminadas com um baixo nível de consumo para a categoria.

Aliás, a Tecnologia IP65 oferece vedação total contra chuva, permitindo que ele seja posicionado em locais com a presença de umidade ou fique exposto em áreas externas.

Outros produtos que podem te interessar:

Bônus: Tabela de Temperaturas

Para você determinar a tonalidade da luminosidade da lâmpada, consulte a tabela abaixo:

A temperatura de cor é denominada em graus Kelvin (K). A luz quente está entre 2.700K e 3.200K, e quanto mais este número aumenta, mais fria a luminosidade da lâmpada vai ficando.

No mercado as temperaturas de luz mais frias comuns estão entre 5000K e 6500K.


Na Anhanguera Ferramentas você encontra diversas opções de acessórios para iluminação de ambientes externos.

Já repensou em como será a iluminação do seu jardim na primavera? Fale pra nós nos comentários!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *