Uma dúvida comum e muito frequente que nossos clientes têm quando compram ou pesquisam por um compressor de ar é sobre a instalação do equipamento. Dúvidas sobre quais cuidados devem ser tomados na instalação do compressor são fatores muito importantes que devem ser pensados antes da compra, pois trata-se de um equipamento de investimento significativo que precisa de uma atenção especial para que seu funcionamento seja eficiente e duradouro.

Para ajudar você a sanar essa dúvida, temos algumas dicas básicas que servem para instalar diversos tipos de compressores, e podem auxiliar na hora da instalação do seu equipamento. Essas dicas são ideais para instalação de compressores de pistão, mas lembrando que cada compressor deve ser instalado seguindo seu manual de instruções.

Então vamos para as dicas!

Instalação elétrica

Uma questão muito importante que deve ser feita com muita cautela. A primeira dica é, nunca ligue o compressor diretamente na rede elétrica. O ideal é consultar um técnico em elétrica que possa avaliar as condições gerais da rede elétrica e a capacidade dos cabos elétricos. Verifique também se a tensão do compressor é compatível com tensão do local, cada detalhe é relevante no momento da instalação elétrica do equipamento.

Outro ponto importante que temos que nos atentar é que para compressores a partir de 2 cv de potência é recomendada a instalação de uma chave magnética, que serve para evitar sobrecarga térmica do sistema, devido ao motor ter várias partidas (isso dependendo de onde ele é utilizado). Essa chave aumenta a proteção dos componentes do motor e você ainda não perde a garantia do fabricante.

Local de instalação

O local de instalação do compressor deve ser escolhido com cuidado, é necessário que o lugar seja um local livre de umidade e tenha ventilação, para que a eficiência do equipamento seja garantida.

Um ponto que deve ser muito bem pensado a respeito da instalação é, sobre o barulho do compressor, que varia de 74Db a 85Db e isso pode incomodar clientes e funcionários. É interessante ter um lugar que tenha revestimento com isolamento acústico.

E referente a temperatura máxima do ambiente é recomendada a de 40°C.

Sobre a posição de instalação do compressor, especialistas indicam que ele deve ficar no mínimo 80 cm afastado das paredes e o teto com altura mínima de 2,5 m. Isso garante boa ventilação e facilita quando for realizar a manutenção preventiva.

É bom ressaltar que locais de difícil acesso devem ser evitados, para que não coloque em risco a integridade física do profissional que realiza os consertos e manutenções do equipamento.

Vibração do compressor

Uma dica legal que deve ser lembrada é que os compressores de ar devem ser instalados sobre amortecedores com pés de borracha.

Normalmente esse item não vem junto com o compressor, porém é importante adquirir, pois ele ajuda a nivelar o equipamento e evita a má lubrificação do equipamento mantendo uma circulação uniforme do agente lubrificante.

Ligando o compressor à rede

Para ligar um compressor à rede de ar comprimido, é necessário o uso de um mangote flexível ou mangueira de borracha. Isso é importante para evitar a transmissão de choque térmico ou mecânico para o reservatório de ar.

E para evitar acúmulo de água no reservatório de ar é essencial drenar regularmente o reservatório de acordo com a frequência de uso. A forma mais eficiente de drenar é utilizando um dreno automático.

Guarde essa informação

– A perda tolerável de pressão numa rede de ar comprimido é de até 10%.

Se todos estes cuidados forem tomados, com certeza seu compressor de ar estará habilitado para fornecer ar para suas ferramentas pneumáticas.

Lembrando que todas essas dicas podem ajudar você a ter um pouco mais de conhecimento sobre a instalação do equipamento, porém não deixe de ler o manual de instruções do produto e consulte um técnico especializado no assunto, é importante ter alguém com conhecimento técnico que possa auxiliar na instalação.

Quer tirar mais dúvidas sobre compressores de ar? Continue acompanhando o nosso blog e deixe seu comentário. Acesse também o site da Anhanguera Ferramentas e confira nossa variedade de produtos!

 

 

 

Categorias: Compressor de arDicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *