Se você trabalha na área de construção civil, seja em grandes ou pequenas obras, como servente, pedreiro, ou mestre de obras, provavelmente conhece e utilizou algum tipo de martelete.

Entretanto, é bem comum existirem dúvidas sobre as especificações de cada tipo de martelete, mesmo para os profissionais que são craques no seu uso, seja em casa perfurando, quebrando ou demolindo paredes, em prédios em construção ou perfurando asfalto.

Você arrisca falar com propriedade sobre a diferença de cada martelete? Na verdade a “confusão” está nos tipos de acessórios (brocas, ponteiros e talhadeiras) que podem ser “adicionados” nestas ferramentas fazendo com que um martelete seja perfurador e rompedor ao mesmo tempo, tendo mais de uma funcionalidade em um único produto.

Calma que com o conteúdo que preparamos abaixo, você já vai entender e saber qual é o tipo mais indicado para o seu trabalho. Então, vamos lá!

Martelete ou martelete rompedor

O martelete é indicado para cinzelar, cravar, densificar e quebrar concreto. Ele é comprado geralmente por quilo, como por exemplo, martelete de 5, 8, 10 etc. Apesar de sua principal indicação ser quebra de concreto, tijolos e paredes em geral, os modelos menores, de 3 a 5 podem vir com a função de furação também. Por este motivo que algumas dessas ferramentas acabam sendo chamadas também de martelo perfurador.

Outra função do rompedor é o mecanismo golpeador embutido e controle eletrônico de velocidade para ajuste da força de percussão da peça.

Martelo perfurador

O martelo perfurador, se for superior a 5 quilos também é utilizado para concreto em geral e paredes, entretanto como o próprio nome diz, ele possui somente a função de furar e para isto, podem vir com ponteiras, como brocas ou talhadeiras. Ele serve para furar concreto, tijolos, pedras e para furos sem percussão em metal, cerâmica, aço, materiais sintéticos, plástico e madeira. Além de também ser utilizado para aparafusar.

Martelos demolidores

Este tipo de martelo é indicado para trabalhos mais pesados, como por exemplo, em canteiro de obras, para a remoção de concreto, pedras e asfalto, além de servir também para cravar e compactar superfícies.

Pela sua potência também costumam apresentar excelente desempenho na perfuração de asfalto e criação de canaletas para passagem de tubulação nas paredes.

Segurança e cuidados com a saúde

Sempre citamos aqui a importância do uso de EPIs, e no ramo de construção civil onde as ferramentas que falamos hoje são utilizadas, estes equipamentos são tão fundamentais que vale um tópico próprio.

Então agora que você já sabe tudo sobre os marteletes, não se esqueça dos EPIs essenciais para a sua profissão como:

Protetor auricular – O ruído destas ferramentas é muito alto e pode prejudicar sua audição.

Sapato de segurança – Estar com um calçado próprio para obras, principalmente ao utilizar  martelo demolidor, é fundamental para ter firmeza na hora de manusear a ferramenta.

Protetor solar – Horas de sol no dia a dia podem acabar com a saúde da pele e futuramente  até ocasionar um câncer. Proteja-se.

Curtiu o conteúdo de hoje? Compartilhe com a galera do seu trabalho! Quer uma dica bônus? Neste mês de outubro preparamos uma seleção de ofertas incríveis de produtos de construção. Corra para o nosso site e aproveite!

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *