Hoje falaremos sobre uma dúvida comum entre nossos leitores, muitos clientes questionam sobre a diferença entre o transformador de solda e a inversora de solda.

Perguntas como: Como se utilizam essas máquinas? Quais as vantagens de cada uma? Quais elementos presentes em uma que estão disponíveis na outra? E quais características exclusivas de cada modelo? São alguns dos questionamentos mais levantados por nossos clientes.

E para te ajudar na escolha da máquina que melhor irá atender suas necessidades, temos uma relação de informações que podem ajudar quanto a essas e outras dúvidas.

Então vamos lá!

As principais diferenças entre o transformador de solda e a inversora de solda são o peso e o tamanho, essas diferenças podemos ver colocando uma ao lado da outra.

Com tamanho e peso menor, é muito mais fácil levar a inversora para uma obra, fazer manutenções externas, diferente do transformador que pode pesar duas vezes mais.

As inversoras por serem portáteis também são mais fáceis para armazenar e você aproveita muito mais seu espaço. Ponto positivo para as máquinas modernas, certo?

Maior potência

Outra questão importante é que as inversoras de solda são mais potentes que os transformadores de solda. Além disso, inversoras possuem uma função que facilita a abertura do arco de solda. Esse processo ocorre quando a inversora identifica algum problema e o soluciona aumentando a corrente de solda de forma automática durante um curto espaço de tempo. Desta forma a abertura do arco de solda acontece de forma perfeita.

Tecnologia simplificada

Quanto a tecnologia dessas máquinas podemos dizer que, transformadores possuem tecnologia mais obsoleta, possuindo em sua fabricação apenas um transformador simples, daqueles que servem para ligar equipamento de 110V para 220V, porém adaptado para solda. Por serem máquinas simples, transformadores têm a limitação de trabalhar apenas com eletrodos E6013/OK46 que podem ficar grudados na peça quando há variação para uma tensão menor que 220V.

Já as inversoras foram desenvolvidas com placas eletrônicas o que significa mais eficiência e conforto nos momentos de mudança de corrente e tensão. Boa parte das inversoras possuem display digital, com isso a regulagem da potência é mais simples e precisa.

Por conta da tecnologia aplicada nas inversoras, é possível utilizar praticamente todo tipo de eletrodo disponível no mercado.

Os eletrodos E7018, ferro fundido, aço inox, alumínio para inversoras TIG de alta frequência e até mesmo o E6010 podem ser usados em inversoras de solda. Lembrando que dependendo da bitola do eletrodo que for usar é necessário o uso de uma inversora maior e mais potente.

E sobre o consumo?

Quanto ao consumo de energia dessas máquinas há uma diferença significativa, por conta da tecnologia das inversoras o consumo é bem menor do que transformadores. A economia das inversoras de solda podem chegar a 50% do gasto de um transformador, podendo ser usadas em tomadas de 20A. Transformadores puxam muita energia e precisam ser ligados na rede trifásica com um cabo de diâmetro nominal maior.

Um ponto que vale ressaltar quanto os transformadores de solda é que eles são eficientes na soldagem com eletrodos revestidos. O que é uma função importante no processo de solda. Já a tecnologia investida nas inversoras de solda faz com que o processo de solda seja feito com agilidade e eficiência. O custo-benefício dessa máquina na hora da operação também é bem maior do que a de um transformador.

Avalie sua necessidade

E com todas essas características e diferenças entre transformadores e inversoras de solda que temos acima, é possível agora saber em qual das duas investir. À primeira vista o investimento ideal é em uma inversora por conta da tecnologia empregada, características do equipamento, polivalência de utilização e custo benefício.

Entretanto é importante saber qual sua necessidade de utilização pois ainda assim, mesmo o transformador pode ser o mais viável para sua necessidade específica apesar de ser pouco provável.

 

Antes da compra consulte o suporte do nosso site ou fale com um de nossos vendedores, assim caso ainda tenha alguma dúvida ela poderá ser sanada e temos certeza que fará a melhor escolha.

Gostou das nossas dicas de hoje? Então continue acompanhando o nosso blog que vem mais coisa bacana por aí!

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *