Como limpar casas de repousos e asilosNormalmente, um trabalho de limpeza é realizado quando não há ninguém por perto, como em supermercados ou escritórios. Já nos asilos ou casas de repouso essa atividade deve ser adaptada à rotina dos pacientes que, normalmente, contam com tarefas programadas o dia todo.

Em tempos de COVID-19 a Limpeza torna-se ainda mais importante. Afinal os idosos estão enquadrados no grupo de risco e uma possível contaminação espalha-se fácil entre os que ali vivem.

No post de hoje esperamos poder ajudar a explicar como você pode organizar esta atividade durante o dia de acordo com a rotina de uma casa de repouso.

Hora do café da manhã significa limpeza dos quartos 

Inicialmente é importante encontrar o período exato de tempo que os aposentos estarão vagos. Escolher, de antemão, os equipamentos certos também é um excelente ponto de partida. A Karcher, por exemplo, conta com uma ampla linha de lavadoras e limpadoras a vapor que não só otimizam tempo, como também facilitam os processos e reduzem muito as despesas com produtos químicos.

Quando os moradores estão no café da manhã a hora é perfeita para se limpar os quartos. Se eles têm um estilo hospitalar o trabalho é simples e gerenciável, pois os poucos móveis e objetos são relativamente fáceis de se manter limpos.

Em contrapartida os quartos dos moradores que são mobiliados com os pertences favoritos da pessoa  representam um desafio. Todas as superfícies devem ser limpas com desinfetante. O mesmo se aplica à manutenção dos banheiros e áreas sanitárias. Superfícies que tenham contato frequente com a mão e a pele devem ser cuidadosamente higienizadas, afinal elas podem ajudar a transmitir uma possível contaminação.

Limpadora a Vapor SC 2500

As Limpadoras a Vapor são compactas e ideais para limpeza de pisos cerâmicos em banheiros pois matam 99,99% das bactérias;

A fim de limpar adequadamente os pisos e evitar qualquer risco de contaminação cruzada, uma distinção é feita entre sujeira superficial e a sujeira impregnada. A sujeira superficial, ou solta, pode ser facilmente removida com panos úmidos, apenas a sujeira impregnada deve ser removida através de uma solução líquida.

A utilização do esfregão tipo MOP é indicado a fim de evitar a transferência de microrganismos de um cômodo para outro, além de economizar o tempo da limpeza.

Para uma ação mais profunda, existe também uma versão de extratora com escovas rotativas para remoção da sujeira mecanicamente. Após um curto período de secagem, a sujeira pode ser aspirada (o Aspirador e Extrator de Carpetes da Karcher pode ajudar muito na agilidade e eficiência desta tarefa).

Cochilo após o almoço e atividades em grupo… oportunidade para mais limpeza

Ao limpar os pisos dos corredores deve-se evitar deixar as áreas molhadas a fim de prevenir acidentes. Se não houver outra maneira, o período do cochilo após o almoço ou de atividades em grupo deve ser aproveitado devido ao baixo número de moradores andando pelo local.

As Lavadoras e Secadoras oferecem a vantagem de que os pisos estarão secos imediatamente após a limpeza e, portanto, a fonte de perigo é eliminada. Também é apropriado usar máquinas com baixo ruído para não causar incômodo aos moradores.

Lavadora e Secadora de Pisos BD 50/50 Karcher O mesmo se aplica para quartos coletivos ou área do café, os quais devem ser limpos quando ninguém estiver usando. Mesas e cadeiras devem ser higienizados com muita atenção, pois o contato com estas superfícies também é considerado passível de contaminação.

Quando a noite cai é a hora perfeita para a limpeza profunda dos pisos 

Geralmente as casas de repouso ou asilos contam com pisos de PVC. Para que estes revestimentos sejam mais robustos é aplicada uma camada de polímeros que sofrem arranhões e se desgastam com o tempo. A sujeira impregna facilmente no piso, dificultando a limpeza.

Por esses motivos, de tempos em tempos, é necessária uma limpeza profunda do piso que exige métodos silenciosos e rápidos porque na manhã seguinte os moradores querem poder sair e voltar com segurança.

Para a limpeza desse piso podem ser utilizados dois métodos:

  • a renovação da camada de proteção e o chamado “desbaste de superfície”, em que arranhões superficiais são polidos durante a própria limpeza.
  • Arranhões mais profundos devem ser retificados para que as respectivas áreas possam ser revestidas posteriormente. Portanto, é necessário desbastar a superfície suavemente para que a condição original do piso seja restaurada.

Por outro lado, o “desbaste de superfície” funciona com várias camadas. Se os riscos forem visíveis nas camadas superiores, eles serão desbastados completamente usando uma lavadora oscilante ou excêntrico, com água e sem produtos químicos. Depois, duas a três novas camadas são aplicadas e o trabalho é concluído.

Cuidados e considerações para a equipe de limpeza

Se a tarefa é evitar riscos de quedas, manter o nível de ruído baixo ou bloquear o carrinho de limpeza para que nenhum paciente tenha contato com os agentes químicos, a equipe de limpeza que trabalha em casas de repouso e asilos deve estar sempre atenta.

A seleção correta dos equipamentos pode te ajudar não só a ter um resultado mais eficiente, como também efetuar seus trabalhos de modo mais rápido e praticamente sem causar fadigas.

Existem casos de idosos que mesmo respeitando as regras de isolamento social contraem o Coronavírus e contaminam outros moradores próximos. De acordo com a OMS o vírus pode sobreviver algumas horas no chão e em determinadas superfícies, por isso o cuidado ao limpar o piso e objetos é crucial para o bem estar dos seus pacientes.

____________________________________________________________________________________

Aqui na Anhanguera Ferramentas você encontra uma ampla variedade de Lavadoras, Limpadoras, EPI’s, Produtos de Limpeza, Armazenagem e outros acessórios que podem te ajudar a ganhar eficiência, praticidade e agilidade nos seus trabalhos do dia a dia.

Temos também um excelente guia sobre como higienizar pisos e objetos com a Limpadora a Vapor SC 2500 da Karcher, você pode conferi-lo clicando aqui.

Deixe nos comentários suas dúvidas que nós iremos te responder!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *