Para oferecer um ótimo atendimento ao seu cliente, toda oficina mecânica deve ter profissionais capacitados que tenham profundo conhecimento sobre o assunto e claro ferramentas de boa qualidade que sejam duráveis e com tecnologia avançada que atendam a demanda do mercado.

Clientes desejam que os serviços sejam prestados com excelência e qualidade, e para isso é sempre necessário atualizar questões referentes aos materiais utilizados e aos procedimentos a serem seguidos.

Vale ressaltar que além do uso de equipamentos de qualidade é sempre importante ter uma boa equipe de atendimento e prestação de serviço, para que todo esse conjunto faça o sucesso da oficina mecânica.

Dito isso, fizemos uma lista com ferramentas essenciais que não podem faltar em sua oficina.

Preparados para as compras? Então vamos lá!

Alicates

Quanto mais modelos de alicates você possuir em sua oficina mecânica melhor! Cada modelo serve para um trabalho específico. Porém uma boa dica é adquirir alicates universais com variações de bicos e tamanhos, com certeza você não ficará na mão.

Chaves de Fenda

A chave de fenda é indispensável na caixa de ferramentas de um mecânico. Esta ferramenta vem sendo modernizada com o tempo, e algumas versões permitem a troca da parte metálica, oferecendo mais versatilidade.

O ideal é que haja na oficina chaves de fenda de tamanhos e espessuras variadas, para que o mecânico não tenha dificuldades em executar seu trabalho. Uma boa dica é investir em kits de chaves de fenda.

Chave Philips

Outra ferramenta de extrema importância no dia a dia de uma oficina são as chaves philips. O uso destas deve ser destacado, pois muitos dos parafusos que o mecânico encontrará em peças automotivas possuem a cabeça em cruz.

A chave proporciona agilidade na execução do serviço e garante a integridade de peças e parafusos pequenos.

Outras chaves

Todo veículo possui uma grande quantidade de parafusos em diferentes formatos e é de extrema importância investir em chaves de variados tamanhos e formatos como:

Chaves Hexagonais
Chaves de Boca
Chave Torx
Soquetes
Chaves Estrela
Chaves de Roda

Se você deseja que seu negócio tenha sucesso e muitos clientes, chaves como essas são fundamentais, acredite!

Instrumentos de medição

Medições realizadas em oficinas devem ser feitas com instrumentos adequados. Os mais utilizados são:

Paquímetro, para medir distâncias
Amperímetro que mede corrente elétrica
Manômetro para medição de pressão de fluídos
Micrômetro para pequenas espessuras e ângulos
Torquímetro para medir o torque que cada parafuso deve receber

Elevadores

O mercado oferece diversos modelos de elevadores (com base, de 4 colunas, de prancha, pantográficos e sem base), com certeza um modelo atenderá as necessidades da estrutura de sua oficina. Este equipamento é vital para identificar e executar diversos reparos no veículo, não deixe de investir nesse equipamento, pois é muito assertivo e ergonômico na realização dos trabalhos.

Sistemas hidráulicos

Elevar veículos e deslocar peças pesadas como motores, são atividades comuns em oficinas mecânicas e é necessário utilizar equipamentos adequados e de qualidade.

Ferramentas hidráulicas tornam a oficina mais segura, evita acidentes e agiliza processo de deslocamento. O uso do macaco hidráulico reduz e muito o esforço físico do trabalhador.

E para locomover veículo e materiais pesados o guincho hidráulico é uma peça importante para o arsenal de uma oficina mecânica.

Scanner automotivo

O Scanner é um equipamento mais sofisticado em oficinas mecânicas, usado para avaliações detalhadas do motor, avarias, pequenas fissuras e irregularidades em pistões e válvulas.

Pode também ser utilizado para identificar problemas na parte elétrica e no sistema eletrônico do carro.

Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

O uso do EPI é indispensável em qualquer área de trabalho que possa colocar o trabalhador em risco, e desde 2004 é obrigatório em qualquer oficina mecânica.

Os mecânicos estão sujeitos a uma diversidade de acidentes de trabalho, devido o contato com materiais pesados e perigosos .

E para que nenhum acidente ocorra recomendamos alguns equipamentos de proteção que devem ser usados em oficinas, pois são itens de segurança que evitam acidentes e problemas legais. Veja alguns exemplos: 

Luvas
Óculos de Proteção
Protetores Auriculares
Sapatos de Segurança
Máscaras Respiratórias

E então, já sabe quais equipamentos adquirir para sua oficina?

Outra dica importante para você que está iniciando é definir os serviços que sua oficina vai oferecer. E a partir daí, faça algumas pesquisas em lojas especializadas nesse tipo de negócio para ganhar mais conhecimento no assunto.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário abaixo. E continue acessando o blog da Anhanguera Ferramentas!

Categorias: Dicas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *