Esmerilhadeiras-a-bateriaA Esmerilhadeira é uma das ferramentas elétricas mais utilizadas hoje em dia. Sua incrível utilidade a torna uma máquina quase multi-função, já que ela pode exercer não só trabalhos de corte como também de desbaste e lixamento (especialmente em aço inoxidável e aço carbono).

Mas talvez você seja aquele tipo de profissional que precisa de uma máquina que não só o auxilie em diversos trabalhos, mas também proporcione uma excelente mobilidade e segurança durante o uso.

Por isso hoje vamos falar um pouquinho sobre o que você precisa avaliar antes de investir em uma Esmerilhadeira a Bateria, já que ela é uma das melhores opções para quem busca por inovação e qualidade, e vamos abordar também se vale a pena ou não o investimento nessa poderosa ferramenta!

Principais Benefícios

Toda e qualquer ferramenta alimentada a bateria tem como principal característica a mobilidade.

É muito vantajoso para os profissionais poderem movimentar-se livremente no seu local de trabalho sem ter de se preocupar com limitações pelo tamanho do fio ou ter de carregar extensões para conectar a máquina na tomada.

Mas quando muitos pensam em trocar o elétrico pela bateria um dos maiores medos é a perda de Potência!

Porém caso você não saiba as grandes marcas hoje desenvolvem suas ferramentas à bateria com tecnologia suficiente para que elas proporcionem a mesma potência que uma ferramenta elétrica.

Por isso não é incomum encontrar profissionais de oficinas, por exemplo, usando uma Esmerilhadeira a Bateria o dia inteiro para cortes de metal ou trabalhos pesados de desbastes.

Isso porque há alguns modelos onde a potência não só é a mesma que uma Ferramenta elétrica, e sim maior!

A grande capacidade destas máquinas, aliado à mobilidade, são apenas parte de um amplo pacote de benefícios que acompanham estas ferramentas.

Veja mais alguns:

  • BATERIAS DE LÍTIO: As famosas baterias de Li-Ion tornam as máquinas ainda mais potentes já que essa tecnologia entrega maior performance no motor, além de não descarregar sozinha permitindo que sua ferramenta esteja sempre pronta para uso;
  • SISTEMA DE PROTEÇÃO DAS CÉLULAS DA BATERIA: Isso impede o superaquecimento e também uma durabilidade maior da carga da bateria, o que é perfeito para garantir maior fluidez nos seus trabalhos e maiores intervalos entre recargas.
  • MOTOR BRUSHLESS: Presente na maioria dos modelos, as máquinas sem escovas de carvão dão muito menos manutenção e são mais compactas, podendo ser aliadas perfeitas para trabalhos em locais apertados;
  • CARREGADORES BIVOLT: Independente se a tensão da sua oficina ou do seu local de trabalho for 110V ou 220V, não se preocupe, a maioria dos modelos conta com carregadores rápidos de bateria bivolt;
  • SISTEMAS DE SEGURANÇA: Existem modelos que param a máquina automaticamente quando ocorrem travamentos do disco, o que contribui muito para a segurança do operador;

Lembrando também que você deve sempre se atentar na Amperagem da bateria, já que isso influencia diretamente capacidade de carga.

Uma bateria de 4,0 Amperes oferece o dobro de tempo de uso que uma bateria de 2,0 Ah. Este é um importante ponto a ser considerado para quem planeja longas jornadas de trabalho sem interrupções para recargas.

Sistemas Flexíveis 

esmerilhadeira-GWS18V-LI-BoschHá uma nova tendência nos EUA onde você encontra não só o jogo completo da máquina (com baterias, carregadores, maleta, etc), como também pode comprar apenas a ferramenta sem acessório algum.

No Brasil essa realidade já existe e é uma opção extremamente econômica para quem já dispões de baterias compatíveis.

Portanto, se você estiver interessado em investir numa Esmerilhadeira sem fio e já possui uma bateria da mesma fabricante, que é compatível com a máquina, não será necessário comprar o jogo completo já que as marcas estão desenvolvendo suas máquinas com plataformas flexíveis altamente compatíveis entre si.

Cuidados durante a utilização

esmerilhadeira-a-bateria-DGA452RFE-makita-1Embora as Esmerilhadeiras a Bateria contem com sistemas de proteção ao usuário (como freios eletrônicos que automaticamente desligam a máquina em casos de travamento do disco) ainda é necessário alguns cuidados durante o manuseio.

Tal como uma Esmerilhadeira Elétrica essa é uma máquina multi-função para diversos usos, porém nunca deve ser aplicada em tarefas para as quais ela não fora projetada já que, se mal utilizada, oferece riscos ao operador.

De modo geral, uma Esmerilhadeira é indicada única e unilateralmente para Cortes e Desbastes em Metal e Aço (seja Inoxidável ou Carbono).

Porém é comum encontrarmos profissionais usando-as para outras tarefas, como cortes ou lixamentos de paredes, madeira ou cerâmica.

É até permitido usá-las nestas finalidades, porém com muita cautela e pouca frequência já que existem ferramentas desenvolvidas especialmente para estas funções como Cortadoras de Parede, Lixadeiras e Serras Circulares.

Se você deseja, por exemplo, usar uma Esmerilhadeira para lixar uma parede, as chances de avariar sua máquina são grandes.

Isso porque o grande número de partículas volantes proveniente do processo de lixamento adentram nas engrenagens da máquina, causando mau funcionamento e possivelmente a queima dos circuitos internos.

Por isso é sempre importante saber o quanto você irá exigir da máquina. Se seus trabalhos são exigentes e baseados em longas jornadas de trabalho, opte pela ferramentas da Bosch, Dewalt ou Makita.

O investimento nestas fabricantes proporcionará garantias de qualidade e segurança não só da máquina, como também do usuário.

E lembre-se: sempre use Equipamentos de Proteção, principalmente óculos de segurança ou protetores faciais durante os trabalhos de lixamento e corte.

Afinal, vale a pena? 

Se você procura por uma máquina robusta, durável, segura, confiável, potente, leve e parceira para todas as atividades, então, SIM!

Uma esmerilhadeira a bateria vale muito a pena!

Aliás essa nova tecnologia a bateria, com o tempo, irá dominar o mercado de Ferramentas Elétricas.

O contínuo avanço e aprimoramento deste segmento beneficiará não só os profissionais de todas as categorias, como também trará máquinas cada vez mais avançadas e resistentes capazes de te auxiliar em todos os tipos de trabalhos.

____________________________________________________________________________________

E aí, gostou das dicas?

Saiba que aqui na Anhanguera Ferramentas você encontra as melhores Esmerilhadeiras (Elétricas ou a Bateria) para os mais diversos tipos de trabalhos, desde os mais leves até mesmo os mais exigentes.

Se quiser saber mais sobre as vantagens de se investir em uma ferramenta a bateria é só dar uma olhada neste artigo clicando aqui.

Já usa ou usou alguma Esmerilhadeira a Bateria? Deixe nos comentários quais foram as suas experiências e se valeu ou não a pena o seu investimento!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *