qual-e-a-melhor-mascara-contra-a-covid-19

O aumento de casos (e mortes) pela COVID-19 no Brasil têm sido gradativo nas últimas semanas. O Lockdown mundial logo deve acabar e voltaremos às ruas, mas para nos mantermos protegidos será necessário o uso inteligente de algumas máscaras ou outros equipamentos de proteção pessoal (óculos de segurança, álcool gel, etc).

Como uma das únicas medidas de prevenção que nós temos, estes acessórios serão essenciais nos próximos meses para que você possa se locomover com segurança.

No post de hoje vamos esclarecer qual é a máscara mais indicada para se proteger do Coronavírus, e qual a diferença entre os três tipos básicos dos respiradores PFF que existem.

qual-a-diferenca-entre-pff1-pff2-e-pff3

homem-usando-mascara-descartável

Primeiramente é importante entender que o termo PFF significa Proteção Facial Filtrante. Estas máscaras, normalmente, costumam ser descartáveis e são amplamente usadas em indústrias, construção civil, hospitais, entre outros.

Normalmente seu design varia bastante, sendo possível encontrá-las com estilo dobrável, tipo concha ou como filtros descartáveis.

Alguns modelos costumam contar também com uma válvula de exalação. Esta é muito útil para permitir um maior conforto do usuário já que facilita a retirada do ar quente e úmido proveniente da exalação respiratória, e também ajuda a prolongar a vida útil.

Existem três variações de máscaras PFF, uma boa forma de diferenciá-las é através da eficiência:

  • PFF1 – eficiência mínima de 80%. (possui taxa de penetração externa máxima de 20%);
  • PFF2 – eficiência mínima de 94%. (possui taxa de penetração externa máxima de 6%);
  • PFF3 – eficiência mínima de 99%. (possui taxa de penetração externa máxima de 1%);

Também é importante entendermos que estes acessórios podem ter duas classificações de resistência ao aerossol, S e SL:

  • Classificação S: capacidade de reter partículas sólidas e líquidas à base de água;
  • Classificação SL: capacidade de reter partículas sólidas e líquidas à base de óleo ou qualquer outro líquido diferente da água;

Estas marcações estarão gravadas na embalagem, podendo ser: PFF1 (S), PFF1 (SL), PFF2 (S), PFF2 (SL), PFF3 (S) e PFF3 (SL).

Em contraponto às máscaras PFF, você pode encontrar também os filtros descartáveis P1, P2 e P3. A única diferença é que estas peças são utilizadas em respiradores semifaciais, tal como o da foto abaixo:

respirador-semifacial-reutilizável

Os respiradores semifaciais são excelentes por serem reutilizáveis. A única peça descartável são os filtros que estiverem sendo usados neles, P1, P2 ou P3, tal como o da foto abaixo:

filtro-para-particulados-p1-3M

para-que-serve-cada-uma

De modo geral, as Máscaras PFF são classificadas da seguinte maneira:

  • PFF1 / P1: proteção contra poeiras e/ou névoas (aerossóis mecanicamente gerados);
  • PFF2 / P2: proteção contra Fumos (aerossóis termicamente gerados) e/ou agentes biológicos (incluindo o Coronavírus);
  • PFF3 / P3: proteção contra particulados altamente tóxicos e/ou toxidez desconhecida;

respitador-pff2-3m

É comum encontrarmos máscaras com a variação N95. Esta é nada mais do que o padrão americano para identificar a classe PFF2, portanto, são a mesma.

Outra informação muito importante é, em casos de procedimentos não-cirúrgicos ou de contato com agentes patológicos em ambientes hospitalares, os usuários que estiverem com as máscaras PFF2 (S) e PFF3 (S) não devem utilizar os modelos com válvula.

posso-utilizar-outras-máscaras

Homem segurando um respirador semifacialA resposta é: Sim! A Máscara PFF2 (ou N95), foi a única testada e aprovada no mundo para o combate ao coronavírus, e é uma ótima solução atualmente para manter-se protegido. Mas dada a grande demanda nas últimas semanas é muito difícil de encontrá-la em lojas ou farmácias, já que sua distribuição está sendo feita, primeiramente, para os profissionais da área da saúde.

Mas não se preocupe. O uso de máscaras descartáveis comuns ainda são uma boa escolha e o mantém protegido. Mas lembre-se, sempre que for removê-la procure distanciá-la do seu rosto com os braços e descarte-a imediatamente. Seu reuso não é recomendável!

Muitas pessoas também tem utilizado máscaras de pano. Tais modelos são reutilizáveis porém não igualmente eficientes já que sua capacidade de filtragem não é a ideal.

É recomendado lavá-las com água sanitária e deixar de molho por pelo menos 30 minutos.

____________________________________________________________________________________

Na Anhanguera Ferramentas você encontra uma grande variedade de Equipamentos de Proteção Individual, incluindo máscaras, respiradores semifaciais, luvas, óculos de proteção, e muito mais.

Ficou com alguma outra dúvida a respeito das máscaras ou respiradores? Deixe seu comentário abaixo que iremos te responder! Aproveite e veja o post sobre como manter sua casa protegida do Coronavírus sem usar produtos químicosLeia-o Aqui.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *