qual-a-diferenca-entre-esmerilhadeira-politriz-e-lixadeira

Muita gente se questiona se há muita diferença no funcionamento de uma Esmerilhadeira, Lixadeira ou Politriz Angular.

Afinal, as três máquinas normalmente tem design, peso, tamanho e modo de operar iguais, porém são indicadas para diferentes tipos de uso.

Por isso hoje você vai entender quais são as características que diferenciam estas máquinas, e para quais finalidades você deve usá-las.

A diferença entre os três modelos

A maior característica que define cada uma destas máquinas está ligada à Rotação.

Veja no exemplo abaixo:

Portanto pode-se entender que quanto maior for sua carga de trabalho, mais potente a máquina que você irá utilizar deve ser.

Porém há uma questão relacionada a estas ferramentas que você precisa se atentar:

  • Usar máquinas poderosas em trabalhos simples nem sempre é indicado;
    assim como
  • Usar máquinas fracas em trabalhos pesados também não é recomendado;

Você não pode, por exemplo, utilizar uma Esmerilhadeira ou Lixadeira para polimentos em veículos porque o alto número de rotações irá queimar a pintura.

Por outro lado também não é ideal utilizar uma Politriz para lixar superfícies metálicas ou restos de soldagem pois sua rotação é insuficiente.

Ao forçar uma Politriz em trabalhos de desbaste, ao contrário de uma Esmerilhadeira, você levará o dobro de tempo para terminar o serviço e encurtará a vida útil da máquina já que exigirá muito do motor.

Quer saber para que cada máquina funciona? Veja abaixo:

Esmerilhadeira Angular

Esmerilhadeira-angular-bosch

As Esmerilhadeiras são altamente indicadas para profissionais em geral, principalmente da indústria metal mecânica, oficinas e funilarias.

Sua alta capacidade de rotação, aliada a um potente motor, a torna perfeita para trabalhos pesados de desbastes em superfícies de aço, metal, alumínio e até mesmo em madeiras.

Além disso com o uso de um disco correto você pode realizar cortes em tubos de aço, uma vantagem que a diferencia de suas concorrentes.

A Politriz também é capaz de realizar cortes, porém seu baixo nível de rotação causa um desgaste mais acelerado do disco.

Para profissionais que desejam mobilidade é possível trabalhar com Esmerilhadeiras a Bateria, que embora sejam sem fio oferecem o mesmo nível de potência de uma máquina elétrica.

Quer dicas de como escolher uma Esmerilhadeira a Bateria? Saiba mais clicando aqui.

Lixadeira Angular

lixadeira-angular-makita

As Lixadeiras Angulares também são altamente recomendadas para profissionais em geral.

Seu uso é amplamente empregado na indústria metal mecânica, em oficinas, funilarias e até mesmo marcenarias.

Como sua capacidade de rotação é menor que uma esmerilhadeira, a Lixadeira será mais recomendada para trabalhos de desbastes de nível “médio”, ou seja, que não requerem esforço bruto mas necessitam de alta rotação.

Quer saber como escolher o disco ideal para cada aplicação? Clique aqui.

Uma grande vantagem da Lixadeira entre as outras duas máquinas está relacionada ao Acabamento.

Diferentemente da Esmerilhadeira que oferece um trabalho mais agressivo e da Politriz que não entrega o nível de força o suficiente, a Lixadeira é perfeita para quem deseja dar acabamento finos em diversas superfícies.

Politriz Angular

politriz-angular-eletrica

As Politrizes Angulares são ferramentas elétricas de baixa rotação, com médias a partir de 3.000rpm.

Por isso seu uso mais indicado é para profissionais da indústria automotiva em trabalhos de polimentos em veículos.

Outras aplicações que também se encaixam no perfil de uma politriz são polimentos em chapas de Inox, Mármores, entre outros tipos de materiais.


Na Anhanguera Ferramentas você encontra diversas opções de Lixadeiras Angulares, Esmerilhadeiras Angulares e Politrizes Angulares das melhores marcas do mercado como Black Decker, Skil, Bosch, Dewalt e Makita.

Já viu nosso último post com dicas para organizar sua oficina? Saiba mais clicando aqui.

Você utiliza alguma destas máquinas em seus serviços? Conte para nós nos comentários quais delas são aplicadas em seus trabalhos e como são os seus resultados.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *