Diante a recente disseminação da COVID-19 os Termômetros Digitais estão sendo cada vez mais usados em Hospitais, Unidades de Atendimento ou centros de triagem. Já que uma das formas de se espalhar o vírus é pelo toque, este aparelho torna-se essencial para medir a temperatura corporal de um indivíduo sem que o profissional tenha contato com o paciente (e com uma certa distância).

Porém, nos últimos dias, nota-se a procura (e consequente uso) dos Termômetros Infravermelhos Industriais nestes tipos de medição.

No post de hoje queremos explicar a razão pela qual você NÃO deve usar esse tipo de termômetro para tirar a temperatura de uma pessoa, e também as razões pelas quais esse uso não é recomendado!

O que são termômetros infravermelhos?

Termômetro Digital C59 MAX FlukeCom uma funcionalidade altamente aprimorada, ele pode ser usado sob condições adversas e até mesmo em áreas de difícil acesso.

Usá-lo requer um conhecimento prévio, é claro, mas de modo geral é bem simples: basta apontar e clicar! O laser infravermelho fará uma leitura rápida e precisa a uma distância considerável (dependendo do modelo, pode ser de até 12 metros). Veja alguns modelos aqui.

Além disso, as medições Infravermelhas a laser tornam as tarefas de monitoramento de temperatura ainda mais fáceis, especialmente se forem feitas em fornos industriais. Se você quiser que uma temperatura não ultrapasse uma determinada medida (100ºC, por exemplo), basta configurar um alarme que irá indicar, durante a medição, caso o calor esteja acima do normal.

A rapidez e eficiência nestes processos permite que as indústrias ganhem produtividade e otimização de tempo, o que o torna um instrumento altamente valioso.

Por que não usar termômetros Infravermelhos em medidas corporais?

Para que um processo de medição corporal seja efetivo é necessário ter um contato de maior tempo nas áreas mais quentes do corpo, tais como:

  • Abaixo do braço (região das axilas); 
  • Testa;
  • Embaixo da Língua; 

Os termômetros tradicionais, normalmente, costumam ficar posicionados por alguns instantes (ou minutos) nestas regiões quando médicos ou enfermeiros querem tirar nossa temperatura.

Mapa de calor do corpo humanoJá os termômetros digitais infravermelhos são desenvolvidos e calibrados especificamente para medir a temperatura de tecido humano, fazendo leituras rápidas e precisas direto da testa.

E essa é a principal característica que faz com que os Termômetros Infravermelhos Industriais NÃO SEJAM indicados para medir a temperatura corporal de um indivíduo. O laser deste aparelho é calibrado apenas para medições em superfícies, não no corpo humano. Usá-lo poderá causar uma variação (para menos) da real temperatura que um indivíduo possa estar. Por vezes essa diferença pode chegar até 2 ºC, o que pode prejudicar todo o diagnóstico de um paciente.

Por isso é necessário muito cuidado na hora de investir em um Termômetro Digital, já que muitos possuem design parecido com os Infravermelhos. Sempre consulte o vendedor, ou as especificações técnicas da máquina, caso necessário!

Qual termômetro escolher para medir temperatura corporal?

O corpo de um adulto têm uma variação de temperatura ente 35,4 à 37,2 ºC. Separamos dois principais tipos diferentes de termômetros que pode usar:

  • Termômetro de mercúrio: embora a ANVISA tenha proibido a fabricação deste aparelho em 2019 por conta do Mercúrio, ele ainda prova-se eficiente em medições de temperatura.
  • Termômetro digital e Infravermelho: com design parecido aos modelos Infravermelhos Industriais, o modelo digital é apontado diretamente na testa (ou dentro do ouvido). A medição rápida é completada após um bip, com muita precisão.

____________________________________________________________________________________

Na Anhanguera Ferramentas você encontra uma ampla gama de Ferramentas e Acessórios para sua Casa, Oficina ou Indústria. Acesse nosso Site.

Ficou com dúvidas? Lembrou de algum Termômetro que não citamos aqui? Deixe um comentário abaixo que iremos te responder. Aproveite e veja o post sobre como manter sua casa protegida do Coronavírus sem usar produtos químicos. Leia-o Aqui.

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *