Reservatório de ar, para que serve?

Muitos profissionais que dispõem de um sistema de ar comprimido para seus trabalhos ainda não fazem uso de um reservatório de ar.

Sua principal finalidade é proporcionar um equilíbrio e armazenamento de pressão entre o compressor e os sistemas de consumo, promovendo uma estabilidade na distribuição do consumo.

Também chamado de tanque de ar comprimido, este equipamento é extremamente útil, por exemplo, quando você quer aumentar a capacidade de ar comprimido disponível para seus trabalhos.

Afinal, o que é ar comprimido?

O ar comprimido, incolor e inodoro, é um gás não tóxico e não inflamável, embora contribua para reações de combustão. Como fonte de energia, sua pressão acima da atmosférica é explorada, podendo ser intensificada por aquecimento pós-compressão antes do uso, ampliando sua utilidade. 

Encontrando diversas aplicações industriais, o ar sob pressão demonstra versatilidade, inclusive em campos variados como a arqueologia.

Para uso efetivo em diferentes pressões e temperaturas, é imperativo que equipamentos especializados purifiquem, comprimam e regulem sua temperatura de maneira precisa e segura. 

Apesar de ser inócuo, a manipulação inadequada por meio de dispositivos de qualidade inferior pode acarretar riscos à saúde humana, especialmente em ambientes de alta pressão que resultam em super exposição ao oxigênio.

Por que você precisa de um reservatório de ar?

Imagine a seguinte situação:

Você está trabalhando com seu compressor normalmente e de repente sua energia cai! Seu compressor tem capacidade para 250 litros e esse é todo o ar que você terá disponível até que a energia se restabeleça.

Assim que a energia voltar, você terá que aguardar até que o tanque próprio do compressor encha novamente para continuar trabalhando.

É aí que entra o reservatório de ar, sendo uma excelente solução para estas situações, afinal, ele age como se fosse um “segundo pulmão” para o seu compressor de ar, já que seu tanque possui variadas capacidades de armazenamento volumétrico (dependendo do modelo).

O reservatório de ar comprimido desempenha um papel crucial na sincronização dos movimentos de pressão da rede distribuidora, sendo de extrema importância para garantir a disponibilidade de ar em situações de alta demanda.

Veja o exemplo:

Ou seja, se você dispõe de um compressor com capacidade de 200 Litros e um reservatório com capacidade de 500 litros, você terá o equivalente a 700 litros de ar comprimido de qualidade para trabalhar sem pausas.

Outras funções do reservatório de ar comprimido

Além de sua função de armazenamento, o reservatório também tem a tarefa de eliminar o condensado, composto por umidade, poeira, óleo, entre outros elementos. Isso resulta em um fornecimento de ar de maior qualidade para os equipamentos pneumáticos, contribuindo para a longevidade desses dispositivos.

A ampla superfície do reservatório age como um refrigerador do ar adicional, propiciando a condensação da umidade em forma líquida, que pode ser eliminada por meio de um dreno manual, eletrônico ou magnético.

No contexto de sistemas de compressão de ar, o reservatório oferece notáveis vantagens em termos de segurança e eficiência.

Quais são os benefícios de usar um reservatório de ar comprimido?

O reservatório atua na segurança, regulando o fluxo de ar para evitar flutuações abruptas de pressão durante altos consumos. 

Além disso, promove eficiência energética: quando a demanda excede a capacidade momentânea, o compressor é acionado para gerar mais ar.

Com um reservatório dimensionado corretamente, as ativações e desligamentos do compressor são menos frequentes, reduzindo picos de consumo de energia. 

Esses benefícios garantem confiabilidade operacional e economia, tornando o reservatório uma peça fundamental em sistemas de compressão de ar.

Além de oferecer ar comprimido extra em caso de emergências, o reservatório também aumenta a duração entre carga e alívio do compressor. Isso ajuda na durabilidade do produto já que exige menos da máquina.

Ele também age na diminuição da temperatura do ar comprimido, expandindo o ar para efetuar a troca de calor.

Existem modelos que permitem uma regulagem adequada dos ciclos de carga dos compressores.

Como escolher o reservatório ideal?

Os compressores de ar são aparelhos que geram energia pneumática, isto é, energia derivada do ar sob pressão.

Na busca pelos melhores compressores, é fundamental considerar aspectos cruciais, como a capacidade do reservatório, a voltagem elétrica, a pressão do ar comprimido e as marcas de maior confiabilidade.

Detalhamos esses pontos a seguir:

Capacidade do reservatório

A capacidade do reservatório está intrinsecamente ligada à finalidade do compressor. Normalmente, um reservatório maior implica em uma capacidade mais elevada do compressor de atingir pressões mais altas.

Como exemplo, um compressor de ar com capacidade de 1 litro é um modelo compacto destinado a usos domésticos e tarefas simples.

Por outro lado, os compressores de ar de 25 e 50 litros são mais indicados para trabalhos que demandam maior quantidade de ar.

Por sua vez, os compressores de 100 litros são apropriados para aplicações industriais, como pinturas automotivas.

Existe ainda o modelo sem reservatório, chamado compressor de ar direto, com pressão que pode alcançar até 40 libras. Esse tipo é mais apropriado para usos caseiros e simples.

Tensão elétrica do compressor

A voltagem elétrica do compressor deve ser compatível com a rede elétrica onde será conectado. Há opções de compressor de ar 220V, frequentemente usado em contextos industriais.

Também estão disponíveis compressores de ar 110V (ou 127V) e compressores de ar bivolt, mais adequados para aplicações amadoras e domésticas.

Pressão do ar do compressor

Na seleção de um compressor, é necessário determinar a pressão do ar. Essa pressão deve ser compatível com o equipamento que será alimentado pelo compressor, a fim de evitar danos ou funcionamento incorreto devido à pressão inadequada.

Os compressores de ar de 120 psi são os mais empregados para a maioria dos equipamentos profissionais.

Para ambientes industriais, os compressores de ar de 175 psi são a escolha recomendada.

Os compressores de ar de 40 psi, por sua vez, são ideais para usos caseiros e tarefas simples.

Existem até modelos de dois estágios. O primeiro estágio alcança até 90 PSI; no segundo estágio, pode chegar até 175 PSI.

Marcas de compressor de ar

Não negligencie a escolha de marcas renomadas e influentes na área de compressores. Isso garante a obtenção de um produto de qualidade, com suporte técnico sólido e durabilidade assegurada.

Entre as melhores opções, destacam-se os compressores de ar Schulz, Motomil e Vonder. No site da Anhanguera Ferramentas você encontra diversos modelos de compressores de ar.

Dica da Anhanguera

O Reservatório Vertical SCS 500 da Schulz é perfeito para atender quaisquer demandas profissionais.

Possui tanque com capacidade para até 500 Litros de ar armazenado, além de contribuir na eficiência do tratamento do ar:

O SCS 500 da Schulz também atua como amortecedor de pulsações e separador de condensados, estabilizando a pressão e regularizando os ciclos de carga do compressor.

Além disso, o design do Reservatório é vertical, com 568 milímetros de diâmetro, ideal para otimizar seu sistema de ar comprimido sem ocupar espaço na sua área de trabalho.

Reservatório de ar comprimido é na Anhanguera Ferramentas!

Aqui na Anhanguera Ferramentas você encontra as melhores soluções em Compressores de Ar, Reservatórios de Ar, Pistolas de Pintura, Ferramentas Pneumáticas e muito mais.

Além disso, nós disponibilizamos diversas formas de pagamentos práticas e seguras e também realizamos entregas para o Brasil todo com Frete Grátis (consulte nossas Regras de Frete).

Aproveite e fique por dentro de diversas outras dicas aqui no nosso blog!

Gostaria de aprender mais sobre Ferramentas Pneumáticas? Veja nossa matéria: Ferramentas Pneumáticas, quando usar.

E você utiliza ou já utilizou algum reservatório de ar em sua oficina? Deixe pra nós nos comentários como foi sua experiência!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *