Reservatório de ar, para que serve?

Muitos profissionais que dispõem de um sistema de ar comprimido para seus trabalhos ainda não fazem uso de um Reservatório de Ar.

Sua principal finalidade é proporcionar um equilíbrio e armazenamento de pressão entre o compressor e os sistemas de consumo, promovendo uma estabilidade na distribuição do consumo.

Este equipamento é extremamente útil, por exemplo, quando você quer aumentar a capacidade de ar comprimido disponível para seus trabalhos.

Imagine a seguinte situação:

Você está trabalhando com seu compressor normalmente e de repente sua energia cai!
Seu compressor têm capacidade para 250 Litros e esse é todo o ar que você terá disponível até que a energia se restabeleça.

Assim que a energia voltar, você terá que aguardar até que o tanque próprio do compressor encha novamente para continuar trabalhando.

O Reservatório de Ar é uma excelente solução para estas situações, afinal, ele age como se fosse um “segundo pulmão” para o seu compressor, já que seu tanque possui variadas capacidades de armazenamento volumétrico (dependendo do modelo).

Veja o exemplo:

Ou seja, se você dispõe de um compressor com capacidade de 200 Litros e um reservatório com capacidade de 500 litros, você terá o equivalente a 700 litros de ar comprimido de qualidade para trabalhar sem pausas.

Quais suas outras vantagens?

Além de oferecer ar comprimido extra em caso de emergências o reservatório também aumenta a duração entre carga e alívio do compressor. Isso ajuda na durabilidade do produto já que exige menos da máquina.

Ele também age na diminuição da temperatura do ar comprimido, expandindo o ar para efetuar a troca de calor.

Existem modelos que permitem uma regulagem adequada dos ciclos de carga dos compressores.

Outra grande vantagem é que o equilíbrio projetado pelo reservatório proporciona uma considerável economia de energia.

Segurança também é um ponto que não fica de fora já que ele é equipado com sistemas de controle do fluxo de ar que não corrige as pressões em elevados consumos de ar.

Como escolher o Reservatório ideal?

Um dos pontos principais para se escolher um reservatório de ar é que seu compressor deva possui uma vazão acima de 20 pés cúbicos por minuto.

Avalie também a sua rotina de trabalho diária. Há casos onde é mais compensatório investir em um reservatório do que adquirir um compressor com maior capacidade volumétrica.

Isso porque normalmente os reservatórios de ar são usados para compressores com tanques pequenos, embora possam ser aplicados nos modelos de grande porte também.

Caso você tenha preocupações com espaço, fique tranquilo, afinal existem tanto reservatórios horizontais quanto verticais, pensados exatamente na otimização do espaço em sua oficina.

Dica da Anhanguera:

O Reservatório Vertical SCS 500 da Schulz é perfeito para atender quaisquer demandas profissionais.

Possui tanque com capacidade para até 500 Litros de ar armazenado, além de contribuir na eficiência do tratamento do ar:

O SCS 500 da Schulz também atua como amortecedor de pulsações e separador de condensados, estabilizando a pressão e regularizando os ciclos de carga do compressor.

Além disso o design do Reservatório é vertical, com 568 milímetros de diâmetro, ideal para otimizar seu sistema de ar comprimido sem ocupar espaço na sua área de trabalho.


Aqui na Anhanguera Ferramentas você encontra as melhores soluções em Compressores de Ar, Reservatórios de Ar, Filtros de Ar Comprimido, Pistolas de Pintura, Ferramentas Pneumáticas, entre outras.

Gostaria de aprender mais sobre Ferramentas Pneumáticas? Veja nossa matéria clicando aqui!

Você utiliza ou já utilizou algum reservatório de ar em sua oficina? Deixe pra nós nos comentários como foi sua experiência.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *