Hoje vamos falar de um tema que gera muitas dúvidas: compressores de ar! Mas sem pressão, estamos aqui para ajudá-lo.

Quando vamos adquirir um compressor de ar somos bombardeados por informações que muitas vezes não conhecemos, mas, são fundamentais para garantir que estamos comprando o equipamento ideal, que suprirá nossas necessidades de forma adequada e a um preço justo.

Mas então o que devemos observar em compressores para fazer a melhor compra?

A seguir listamos alguns pontos que se destacam referentes a compressores e o auxiliarão no momento da escolha.

Pressão

O primeiro ponto a se verificar é sobre a pressão. Antes de entrarmos nesse quesito, vale uma ressalva. Quando falamos de pressão de ar não estamos falando de pressão atmosférica que é a pressão exercida pela atmosfera sobre a superfície e sim sobre qual a força de compressão do ar dentro do cilindro (tanque de reservatório).

Para medição dessa pressão é utilizado o sistema de medida PSI (abreviação em inglês pound force per square inch) que é a pressão resultante da força de uma libra-força (unidade de força usada em alguns sistemas de medida, tais como o sistema de unidades inglesas de engenharia. Uma libra-força é igual ao peso (sendo o peso uma força) exercido sobre uma massa de uma libra (0,45359237 kg) submetida à gravidade padrão aplicada a uma área de uma polegada quadrada.

A pressão dos compressores de ar é exibida através dele, de manômetros que utilizam esse sistema de medição.

Esta unidade de medida de pressão ainda é muito utilizada em indústrias inglesas e americanas, mas hoje estão sendo substituída pelo kPA (pascal – unidade de pressão do sistema internacional de unidades) e pelo bar (1 bar é o equivalente a 14,5 PSI).

É importante conhecer a pressão para adquirir o compressor, para que não tenha danos no equipamento devido a uma pressão maior que a recomendada ou uma perda de eficiência por baixa pressão no ar comprimido.

Outro fator relevante sobre a pressão é o pressostato (que já falamos aqui na matéria sobre instalação do compressor), um equipamento de segurança que faz o controle do funcionamento do compressor evitando explosões do mesmo.

Reservatório

O Reservatório é outro ponto importante pois trata-se do cilindro de armazenamento do ar comprimido, este é medido em litros. Os reservatórios têm grande variação de tamanho, a partir de 5 litros chegando até aproximadamente 500 litros de capacidade. Quanto maior o reservatório, maior a capacidade do compressor atingir uma pressão elevada chegando a atingir 175 libras.

Existem também os compressores que não têm reservatórios, chamados de compressores de ar direto e sua pressão pode atingir até 40 libras e dependendo do serviço a ser executado é uma boa opção, mas não é o mais recomendado a indústrias por exemplo.

Vazão

A vazão de ar do compressor é importante pois está também diretamente ligada a capacidade de atender a demanda de ar comprimido do seu projeto, as unidades mais usuais para identificação de vazão são: PCM (pés cúbicos por minuto), M³/min. (metro cúbico por minuto), ou L/min (litros por minuto.

O sistema mais utilizado é o PCM (pés cúbicos por minuto). Ele equivale em média 28 litros de ar por minuto.  Os equipamentos que são ligados a rede de ar normalmente têm em suas especificações a sua carga necessária de PCM.

Recomenda-se a escolha de um nível um pouco acima do necessário, pois pode haver perda no rendimento volumétrico do ar comprimido em alguns compressores e tubulações.

Como exemplo podemos apresentar:

Um compressor ar de 10 PCM (pés), medida de vazão, por exemplo, pode ser usado em oficinas mecânicas, marcenarias, borracharias, serralherias, funilarias e marmorarias, bem como pequenas e médias empresas e postos de serviço.

Já um de 40 Pés, pode fazer serviços mais pesados na indústria e construção civil.

Essas são algumas das principais características para a aquisição de um compressor, é sempre necessária uma revisão do projeto, planejar bem para que a escolha seja bem-feita. Recomendamos sempre a orientação de profissionais da área para uma melhor avaliação das necessidades para que possa ser estabelecido os critérios de compra com alta eficiência aumentando assim o desempenho de seu negócio e evitando problemas técnicos e até mesmo possíveis acidentes.

Ficou com dúvidas? Acesse nosso site, ou procure nossos vendedores nas lojas físicas que eles irão orientá-lo na sua aquisição.

Gostaram dessa dica? Continue acompanhando nossa página e deixe seu comentário!

 

Categorias: Compressor de arDicas

8 comentários

José Antonio · janeiro 21, 2020 às 10:46 am

Informações muito úteis e de fácil compreensão . . .

Léo Walk · fevereiro 29, 2020 às 8:04 am

Bom dia!!! Ontem chegou na minha residência um compressor portátil da Xiaomi que comprei no site AliExpress. Antes de comprar este produto vi vários vídeos no Youtube, mas com pouca informação. O manual veio em Chines e estou traduzindo ele aos poucos usando o Google Tradutor. Nos meus testes, esse equipamento esta se saindo muito bem para o proposito o qual ele foi projetado!!! Assim que traduzir todo o manual, volto aqui com um novo comentário informando a ficha técnica dele pra vocês avaliarem e darem sua opinião sobre este tipo de produto. Obrigado pela ótima matéria. Sanou algumas dúvidas que eu tinha sobre o assunto.

    Anhanguera · abril 27, 2020 às 1:16 pm

    Olá Léo Walk!
    Que legal que gostou de nossa matéria sobre compressores, realmente existe muitos dúvidas sobre esse produto que é tão técnico.
    Quando tiver as informações sobre seu compressor portátil fale com a gente, vamos trocar informações, será muito interessante!

Rafael Lira · novembro 6, 2020 às 2:54 pm

Oi, tudo bem ? este site é muito bom mesmo… sempre
que puder voltarei aqui para acompanhar suas publicações.
muito bom ! abraços de toda a equipe do
http://www.fatosefatos.com

    Anhanguera · novembro 13, 2020 às 5:06 pm

    Grande Rafael!
    Obrigado pelo seu feedback! Ficamos contentes demais em saber que você apreciou nosso conteúdo. Conte conosco para o que precisar.

Rafael Lira · dezembro 7, 2020 às 10:25 pm

Sempre que posso passo aqui nas suas publicações,
conteúdo muito bom e direto. Parabéns !! abraços de toda
a equipe do http://www.fatosefatos.com

Cursos Online · maio 10, 2021 às 4:52 pm

Aqui é a Fernanda Lima , gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

    Anhanguera · maio 18, 2021 às 11:52 pm

    Valeu Fernanda!!
    Ficamos contentes que tenha gostado! Tem novidade boa por aqui toda semana, não perde não 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *