Ferramentas ideais para manutenção industrial | Anhanguera Ferramentas

Antes de mais nada, se você não leu o nosso post sobre “Manutenção Industrial”, corre lá, ele vai abrir a sua mente e te mostrar como esse cuidado é essencial para sua empresa.

Tudo começa com um bom planejamento

O maior patrimônio de uma empresa são os seus equipamentos, por isso, é muito importante que tudo funcione corretamente, caso contrário, a produtividade será baixíssima.

Um erro comum dos gestores do segmento industrial é ver a manutenção como um custo, sendo que na verdade ela é um valioso investimento.

Então, ainda aproveitando esse tema, hoje vamos falar sobre algumas ferramentas ideais e os serviços disponíveis na Anhanguera Ferramentas. Bora lá?


Ferramentas Ideais

Cada seguimento requer um tipo de ferramenta de manutenção, que por sua vez, tem como objetivo, auxiliar a equipe na realização de uma manutenção certeira no prazo estabelecido e garantir que a planta industrial funcione bem.

Abaixo vamos listar alguns equipamentos que podem auxiliar sua empresa:

  • Ferramentas Manuais

Facilidade, agilidade e integridade física dos componentes, tudo isso é possível quando você utiliza as ferramentas manuais. No geral, as ferramentas manuais os: Alicates, chave de aperto, martelos e marretas, soquetes e acessórios, ferramentas isoladas, entre outras.

Um bom exemplo nessa categoria são as ferramentas Gedore que possuem qualidade, alta tecnologia e durabilidade, afinal, o ajuste perfeito é requisito básico.

  • Ferramentas de Análise

Nessa categoria estão as ferramentas que resumidamente, buscam situações anormais por meio da variação de temperatura, vibração, corrente, isolação, entre outros.

A Fluke tem uma linha completa de equipamentos para teste, medição e monitoramento, como: Aterradores, analisadores de qualidade de energia, temperatura, vibração, entre outros.

  • Ferramentas de Solda

A soldagem na manutenção tem como objetivo recuperar uma peça ou equipamento cuja a substituição tenha um custo elevado ou muitas vezes impossível.

Os equipamentos de solda normalmente utilizados são as máquinas de solda Mig, Mag e Tig, corte plasma e os retificadores que soldam todo tipo de metais industriais.

Além disso, é importante escolher bem os insumos que serão utilizados e uma excelente opção que vai garantir o melhor desempenho nos processos de soldagem são os eletrodos disponíveis em diversos modelos.

Na Anhanguera você pode contar com a qualidade dos produtos Esab para os processos de soldagem da sua empresa.

  • Ferramentas Elétricas

As ferramentas elétricas são indispensáveis em qualquer manutenção e atualmente as ferramentas a bateria tem ganhado um espaço ainda maior nessa categoria, pois garantem maior mobilidade do operador.

Pense no quão confortável é carregar os equipamentos sem se preocupar com aquele fio te incomodando e te limitando o tempo todo.

Nossas parceiras Bosch, Dewalt e Makita possuem os melhores produtos dessa categoria, vale a pena conferir, mas não sai agora não, porque ainda temos mais algumas categorias importantes. Continua lendo!

  • Abrasivos

As ferramentas abrasivas têm uma função muito importante quando falamos de manutenção industrial, afinal de contas um dos maiores problemas para qualquer indústria é a deterioração do seu maquinário e nesse ponto os abrasivos podem ser seu braço direito.

Na Anhanguera você encontra uma série de produtos da Norton Abrasivos fabricados com excelente padrão de qualidade, o que garante mais segurança para o usuário.

Qual a importância do uso de EPIs na utilização dessas ferramentas?

Nenhum trabalho na indústria é possível sem os EPIs, eles são obrigatórios para garantir a segurança e a saúde dos empregados, pois evitam ao máximo o risco de acidentes. Eles devem ser de excelente qualidade e possuir o Certificado de Aprovação para que estejam aptos para utilização.

Entre esses equipamentos estão: as Luvas de Proteção, Protetores Auriculares, Botas de Segurança, Óculos de Proteção e Capacetes de Segurança e a 3M tem as soluções ideais nessa categoria.


Para finalizar, a manutenção industrial é algo muito importante. Caso uma máquina apresente falha ou mal funcionamento, toda a produção pode ser paralisada e com isso você terá grandes prejuízos.

Adquirir bons equipamentos de manutenção industrial e procurar por empresas e profissionais especializados, ajuda a prevenir falhas em máquinas e equipamentos e caso a falha já tenha surgido, você consegue eliminá-la e evita graves prejuízos.


Saiba como a Anhanguera Ferramentas pode te ajudar!

Agora que você já sabe quais ferramentas são mais utilizadas na manutenção industrial, venha conhecer a Anhanguera Ferramentas.

Com um portfólio de mais de 280 mil itens, oferece as melhores soluções em Ferramentas, Máquinas, Equipamentos, Materiais Elétricos e EPI’s, visando melhorias, otimização de processos e redução de custos.

Além disso, na Anhanguera Ferramentas você pode contar com uma equipe especializada na venda de MRO nas modalidades SPOT e Gestão de contratos preparada para atender a sua empresa, além de poder contar com suporte técnico e se beneficiar de recursos que asseguram transparência e confiabilidade em todos os processos da compra.

Quer saber mais?
Solicite atendimento personalizado. Clique Aqui!

Acesse nossa Apresentação Institucional e saiba mais.


Gostou do nosso artigo? Acesse nosso blog e veja mais conteúdo como esse!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *