Atualmente, a logística é uma área estratégica para a maioria das empresas (seja ela, pequena, média ou grande) e representa um importante diferencial competitivo. Dentro desse contexto, os equipamentos de transporte e movimentação de cargas ganham ainda mais importância por serem fundamentais no melhor aproveitamento físico dos espaços, na segurança da operação e na agilidade dos transportes e armazenamento dos materiais.

Conhecer melhor esse maquinário ajuda a melhorar o tempo gasto na entrega, fazer uma melhor gestão de estoque e ter agilidade na solução de problemas.

Nesta matéria, mostraremos o conceito básico do assunto e os principais equipamentos para transporte e movimentação de cargas em uma empresa. Aproveite a leitura!


O que é a movimentação de materiais?

Também conhecido como “Transporte Interno”, a movimentação de materiais se refere ao movimento de produtos dentro de uma determinada área.

Em uma indústria, por exemplo, significa toda a movimentação com o objetivo de repor a matéria-prima da linha de produção e o transporte para diferentes setores.

Quais são as regras da movimentação de materiais?

As regras da movimentação de materiais vão depender de cada empresa. Essa é uma tarefa realizada pela administração de acordo com cada contexto. Contudo, alguns princípios básicos podem ser aplicados em todas as indústrias para a criação de regramentos próprios, tais como:

  • planejamento – crie uma metodologia para os colaboradores;
  • padronização – estabeleça padrões para a execução das atividades;
  • uso de espaço – otimize o espaço levando em consideração a acessibilidade;
  • aplicação sistêmica – forme um sistema operacional coordenado e unifique toda a cadeia de suprimentos.

O ideal é que toda movimentação de materiais seja feita de forma segura, no menor tempo, sem perder a qualidade dos produtos e visando sempre a redução de custos. E é para conseguir alcançar esse cenário que existem equipamentos específicos.

Quais os principais equipamentos usados na Movimentação de Materiais?

Primeiramente, optar pelos equipamentos ideais de transporte e movimentação de cargas é fundamental para alcançar as principais metas da logística mencionadas acima.

E cada um tem um propósito e uma característica própria. Assim, é importante conhecer bem os principais equipamentos para uma melhor tomada de decisão.

Então, confira abaixo a seleção que separamos hoje para você:

1. Empilhadeiras

As empilhadeiras já fazem parte da maioria das empresas. Elas são equipamentos amplamente utilizados para carregar e descarregar mercadorias e produtos.

Com elas é possível movimentar cargas que variam entre 1.000 e 16.000 kg sem que seja aplicado grande esforço humano.

Entretanto, assim como todos os outros equipamentos do ramo logístico, é necessário saber manuseá-las corretamente. Com o objetivo de evitar acidentes e outros problemas para sua gestão e funcionários, coloque essas ferramentas de trabalho em mãos capacitadas, para usá-las com eficiência e praticidade.

2. Transpaletes

O transpalete é um equipamento muito antigo. Sua principal função é o deslocamento de materiais ordenadamente e com poucos custos, facilitando a vida de quem trabalha em um estoque, por exemplo.

Então, é preciso ter cuidado ao designá-los para a realização de alguma função, pois, eles são destinados apenas para movimentações horizontais, o que dificulta os trabalhos em altura.

Além disso, para que essas atividades sejam facilitadas, suas rodas devem ter bons rolamentos.

3. Guindastes

À medida que as cargas vão ficando maiores e mais pesadas, é necessário utilizar equipamentos adequados e prontos para suportar esses esforços, sendo o guindaste um de seus principais exemplos.

Como a agilidade e a segurança são dois importantes pilares de uma logística de sucesso, eles devem ser utilizados sempre que necessário.

Desse modo, a construção civil, as indústrias, os terminais portuários e aeroportuários e todas as outras áreas que exigem mobilidade no manuseio de um carregamento utilizam os guindastes.

Atualmente, existem vários tipos, como:

  • Grua
  • Pinça ou multiangular
  • Pórticos
  • Munk

4. Transelevador

Os transelevadores são robôs desenvolvidos para armazenar produtos de forma automatizada, tanto em paletes quanto em unidades de pequenas dimensões. Eles se deslocam ao longo dos estoques, utilizando toda a altura do galpão com a função de alocar mercadorias e movimentá-las na entrada e saída do armazém.

5. Pontes Rolantes

A ponte rolante é um tipo de equipamento de elevação e transferência de carga, das mais variadas características, possibilitando o seu deslocamento dentro de uma área fixa.

São mais empregadas para transferir produtos volumosos, pesados e desajeitados como os materiais a granel, a distâncias menores, dentro de um armazém ou em chão de fábrica.


Para finalizar, com bons equipamentos de transporte e movimentação de carga, você tem uma solução específica para sua empresa. Isso te ajudará não só a lidar com problemas de rotina, mas também a tornar os processos internos mais confiáveis.


Anhanguera Ferramentas| Escolha a melhor opção para você

Na Anhanguera você encontra uma linha completa de equipamentos para transporte e movimentação de cargas das melhores marcas do mercado, como: Paletrans, Marcon, CSM, Bergsteel entre outras.

Além disso, na Anhanguera Ferramentas você pode contar com uma equipe de gestão de contratos preparada para atender a sua empresa, além de receber suporte técnico e se beneficiar de recursos que asseguram transparência e confiabilidade em todos os processos da compra.

Consulte agora mesmo nossa equipe de vendas e saiba mais:

Campinas: (19) 3116-4000 / campinas@anhangueraferramentas.com.br
Limeira: (19) 3446-4510 / limeira@anhangueraferramentas.com.br
Jundiaí: (11) 4588-4400 / jundiai@anhangueraferramentas.com.br
São Paulo: (11) 4349-0250 / sp@anhangueraferramentas.com.br
Sorocaba: (15) 3142-4100 / sorocaba@anhangueraferramentas.com.br
São José dos Campos: (12) 3512-3100 / sjc@anhangueraferramentas.com.br


Gostou do nosso artigo? Acesse nosso blog e veja mais conteúdo como esse!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.