Para entender a vantagem da esmerilhadeira com controle de velocidade, primeiro precisamos entender a diferença entre esmerilhadeira, lixadeira e politriz. Há um tempo atrás fizemos uma matéria sobre o assunto, e agora segue o resumo:

O que é politriz

A politriz é uma ferramenta elétrica ou pneumática utilizada para polir superfícies, especialmente em trabalhos de acabamento em veículos automotores, móveis, peças metálicas, entre outros. 

Ela é projetada para criar um movimento rotativo que, quando combinado com uma almofada ou disco de polimento, permite que o usuário remova pequenos arranhões, manchas e imperfeições da superfície, deixando-a mais suave e brilhante.

É um equipamento que possui baixa rotação e geralmente possui controle de velocidade. Sua rotação por minuto pode variar de 600 a 3.300. 

O que é lixadeira

As lixadeiras são ferramentas elétricas ou a bateria para lixar rochas, mármores, madeira e metal com a função de homogeneizar e dar acabamento para as superfícies. Possuem de 4.000 a 6.600 rotações por minutos e não possuem controle de velocidade. 

Em relação aos seus benefícios, podemos ressaltar: mais praticidade durante a obra, redução do esforço físico da equipe, mais segurança, possibilidade de diversificar os serviços, redução do tempo de obra e acabamento melhor para o material.

O que é esmerilhadeira

Devido a sua alta potência, as esmerilhadeiras são indicadas para trabalhos mais pesados, como: cortar diferentes materiais e fazer desbastes em composições duras. Ela é conhecida por diversos nomes, dependendo da região, como rebarbadora, retificadora ou amoladora angular.

É um instrumento extremamente potente, os equipamentos possuem de 9.500 RPM a até 12.000 RPM. A esmerilhadeira é composta por um motor elétrico ou a ar que aciona um disco de corte ou desbaste, que pode variar em tamanho e tipo, dependendo da tarefa a ser realizada. 

Ela é frequentemente usada em trabalhos de construção civil, metalurgia, serralheria e outras atividades industriais ou de bricolagem que envolvem a manipulação de materiais duros.

Saiba mais: Quais tamanhos de esmerilhadeiras existem?

Esmerilhadeira com controle de velocidade

Agora que você sabe a diferença entre os equipamentos, eu te pergunto: e se você tivesse as três funções em um único equipamento?

Isso mesmo, as esmerilhadeiras com controle de velocidade permitem que você trabalhe em diferentes rotações. Com isso, você consegue polir, lixar e cortar diferentes materiais.

A capacidade de controlar a velocidade da esmerilhadeira é especialmente útil em várias situações:

  • Trabalho em materiais diferentes: materiais como metal, pedra, concreto e madeira podem exigir velocidades diferentes para obter os melhores resultados. Com um controle de velocidade, o operador pode ajustar a ferramenta para corresponder ao material que está sendo trabalhado.
  • Tarefas de desbaste: em algumas situações, como o desbaste de soldas em metal, pode ser necessário reduzir a velocidade para evitar o superaquecimento do material.
  • Polimento e acabamento: trabalhos que envolvem polimento e acabamento geralmente requerem velocidades mais baixas para obter resultados suaves e precisos.
  • Segurança: em alguns casos, reduzir a velocidade da esmerilhadeira pode ser uma medida de segurança, especialmente para operadores menos experientes.
  • Prolongamento da vida útil da ferramenta: a capacidade de ajustar a velocidade também pode ajudar a prolongar a vida útil da esmerilhadeira, já que o operador pode evitar o uso excessivo de velocidades mais altas em tarefas que não o exigem.

Geralmente, as esmerilhadeiras com controle de velocidade possuem um botão ou um interruptor que permite ao operador aumentar ou diminuir a rotação do disco de corte ou desbaste de forma gradual, de acordo com suas necessidades específicas. 

Isso oferece mais flexibilidade e precisão no manuseio da ferramenta, tornando-a uma opção útil para uma variedade de tarefas.

Leia aqui: Esmerilhadeira para Polimento de Veículos: pode ou não usar?

ESMERILHADEIRA ANGULAR 4.1/2″ COM CONTROLE DE VELOCIDADE

ESMERILHADEIRA ANGULAR 5″ COM CONTROLE DE VELOCIDADE

As melhores esmerilhadeiras com controle de velocidade

A escolha das melhores esmerilhadeiras com controle de velocidade pode variar de acordo com as necessidades específicas de cada usuário, mas algumas marcas e modelos bem conceituados no mercado são conhecidos por sua qualidade e desempenho.

Lembre-se de que a disponibilidade de modelos pode mudar ao longo do tempo, então é sempre bom verificar as opções mais recentes. Aqui estão algumas das marcas e modelos conhecidos por oferecerem boas esmerilhadeiras com controle de velocidade:

  • Esmerilhadeira Bosch GWS 13-125 CI: a Bosch é uma marca reconhecida por sua qualidade em ferramentas elétricas, e o modelo GWS 13-125 CI é uma esmerilhadeira angular com controle de velocidade. Ela oferece bom desempenho e durabilidade.
  • Esmerilhadeira Makita GA7020: a Makita é outra marca confiável no mundo das ferramentas elétricas, e o modelo GA7020 é uma esmerilhadeira com controle de velocidade que é apreciada por sua qualidade de construção e desempenho.
  • Esmerilhadeira DeWalt DWE491-B2: a DeWalt é conhecida por produzir ferramentas robustas e duráveis. O modelo DWE491-B2 é uma esmerilhadeira com controle de velocidade que oferece boa potência e versatilidade.

Leia também: Esmerilhadeira angular elétrica: como escolher o modelo ideal?

A esmerilhadeira certa faz toda diferença

Na nossa loja online temos um catálogo amplo de ferramentas, esmerilhadeiras a bateria e discos de corte para esmerilhadeira com descontos especiais esperando por você! Acesse nosso site para saber mais: Anhanguera Ferramentas.

Além disso, nós disponibilizamos diversas formas de pagamentos práticas e seguras e também realizamos entregas para o Brasil todo com Frete Grátis (consulte nossas Regras de Frete).

E fique por dentro de diversas outras dicas aqui no nosso blog!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *