Lixar manualmente a madeira é um trabalho desgastante e dificilmente terá um bom resultado. Para conseguir um resultado refinado e ainda garantir menos esforço físico, recomendamos o uso de uma lixadeira para madeira elétrica, com ela, os acabamentos ficarão muito mais elegantes e sem rebarbas.

Escolher uma lixadeira ideal requer atenção a alguns pontos, visto que, angular, vertical e orbital são apenas alguns modelos de muitos disponíveis por no mercado. Então, no começo, pode ser complicado optar por uma logo de cara. 😊

Para te auxiliar nessa busca, preparamos esse artigo para você.

Tipos de lixadeiras elétricas para madeira

Geralmente, existem 5 modelos utilizados para madeira:

1 – Lixadeira angular

A lixadeira angular é um dos modelos mais utilizados e consequentemente conhecidos. É a favorita das marcenarias e de outros trabalhos mais pesados que precisam de um acabamento potente de desbastamento.

Ela é relativamente leve, intuitiva, usadas em peças de madeiras maciças.

Não é indicada para trabalhos que exigem um acabamento refinado, devido aos seus movimentos circulares que riscam as peças.

2 – Lixadeira vertical

Também muito utilizada com madeiras maciças, a lixadeira vertical proporciona um desbastamento preciso e eficiente. É extremamente leve, confortável e ergonômica.

Entretanto, como é mais potente e leve, não é aconselhável para trabalhos detalhados que exigem mais atenção.

3 – Lixadeira de cinta

Muito comum nas marcenarias, a lixadeira de cinta é indicada para lixar superfícies planas, como paletes, portas e deques. Extremamente produtiva, proporciona um lixamento rápido e eficiente!

4 – Lixadeira orbital

A lixadeira orbital é projetada para trabalhos que exigem um excelente acabamento e indicada para superfícies planas, como: móveis, tábuas e portas. Após o lixamento, a peça estará pronta para ser laqueada ou receber o verniz.

Ela consegue eliminar pontas e ondulações, deixando a madeira completamente lisa e sem ranhuras. É a favorita para trabalhos com decorações e/ou trabalho manual.

5 – Lixadeira roto orbital

Bem parecida com a anterior, a lixadeira roto orbital é conhecida por ser uma ferramenta de alta produtividade, sem deixar a qualidade do trabalho realizado de lado. Além disso, ela possui função de sucção de pó que proporciona um trabalho muito mais limpo e troca fácil de refil (por ‘velcro’) que garante mais agilidade no dia-a-dia.

Considerada um coringa, ela pode ser usada tanto para trabalhos mais manuais, quanto na marcenaria.


Viu, não é tão complicado assim 😊

Para escolher a ideal para você, foque no tipo de trabalho e o tipo de material que você usa no dia-a-dia!

Ahh, quer saber mais sobre lixas manuais? Da uma olhada nesse artigo: “Lixa Manual: Como não errar na escolha

Agora, não restam dúvidas de onde comprar, né?!

Aqui, na Anhanguera Ferramentas você encontra Lixadeira para madeira elétrica de diversos modelos e marcas!

Categorias: Dicas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.