tupia-de-coluna-x-laminadora-anhanguera-ferramentas

Uma Tupia, seja ela de coluna ou laminadora, é o tipo de máquina perfeita para quem quer deixar uma identidade nos seus trabalhos em madeira.

Mas como assim deixar uma identidade?

Imagine que você é um marceneiro (ou um hobbysta), e quer que a superfície da madeira que você está trabalhando tenha um acabamento diferenciado.

É aí que a Tupia entra, porque com ela você poderá fazer ranhuras, molduras, entalhos, chanfros, encaixes e até mesmo detalhes arredondados, deixando seus trabalhos com um design verdadeiramente diferenciado.

Só que existe um porém: não se esqueça de que há dois modelos de tupias que são bem similares no mercado: Laminadora e de Coluna.

E essa dualidade pode gerar dúvidas entre qual delas você deve usar.

Então, fica a pergunta: “Existe muita diferença entre o trabalho que cada uma delas executa”?

A resposta é que sim, pode até haver uma diferença, mas ela não é tão gritante assim. Porque embora sejam relativamente parecidas (até no design), muito pouca coisa muda e a finalidade de ambas permanece a mesma: dar acabamento.

De modo geral só o que muda é a forma como você vai operá-las, salvo algumas outras pequenas diferenças que não incomodam muito na hora da escolha.

Entenda melhor abaixo!

Tupia Laminadora

Com a Tupia Laminadora você vai ter como principal característica a capacidade de trabalhar em ângulos variados.

Além disso ela também vai te oferecer mais liberdade até mesmo para os trabalhos com laminados em geral.

Portanto ela pode ser vista como o tipo de máquina que, dependendo da habilidade do operador, permitirá um trabalho mais artístico focado em Design!

Gostaria de entender a diferença entre outras máquinas? Aprenda mais sobre o universo das ferramentas clicando aqui.

Tupia de Coluna

Já com a Tupia de Coluna a forma de operação é um pouco diferente porque você sempre irá utilizá-la num ângulo de 90º em relação a peça trabalhada.

Elas também são, geralmente, mais potentes que as laminadoras além de oferecerem um nível de precisão maior devido ao controle de duas mãos que a máquina exige do operador.

Também é preciso destacar que a Tupia de Coluna é muito mais indicada para trabalhos de alta produção onde todas as peças deverão ter cortes iguais.

Então por isso, definitivamente, esse é o melhor modelo que os marceneiros, bricoleiros e hobbystas podem escolher, já que seus perfis de corte geralmente precisam ser padronizados.

Existe alguma Tupia 2 em 1?

Aqui vai um ponto interessante: há trabalhos onde a Tupia de Coluna é mais indicada, porém também há tarefas que apenas a laminadora pode executar.

Por isso existem modelos 2 em 1 no mercado, como a DWP611PK da Dewalt (veja aqui).

Com ela você poderá utilizá-la tanto como laminadora quanto também será possível acoplá-la em um suporte transformando-a em uma tupia de coluna.

Quem costuma realizar serviços diferenciados pode se beneficiar muito dessa facilidade de adaptação da máquina.


Na Anhanguera Ferramentas você encontra diversos modelos de Tupias das melhores marcas do mercado, como Bosch, Dewalt, Makita, Stanley, Gamma, Skil e Vonder.

E então, qual das duas você prefere utilizar no seu trabalho do dia a dia? Conta pra gente aqui nos comentários 😉!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.