Eletricista Industrial avaliando um quadro de energia.

Para ser um Eletricista Profissional de sucesso é necessário ter muito conhecimento técnico, entender muito bem sobre diversas ferramentas, e seguir desenvolvendo expertises e capacidades para realizar projetos, fazer reparos e manutenções com eficiência e segurança, seja atuando nas indústrias (eletricista industrial, eletricista de manutenção) ou em residências (eletricista residencial).

O trabalho de um eletricista profissional é complexo, mesmo que para realizar tarefas simples porque quando o assunto é eletricidade, estamos lidando com algo perigoso e que requer muita atenção.

Além do conhecimento técnico, existem algumas ferramentas que são indispensáveis, elas servem não apenas como meros instrumentos para realizar as tarefas, mas também para garantir segurança, transmitir profissionalismo e credibilidade para o cliente, afinal, um bom profissional é organizado, mantém suas ferramentas sempre em ordem e, sabe da importância de trabalhar com produtos de marcas reconhecidas e certificadas no mercado.

Lista de 10 ferramentas básicas que facilitam a vida de todo Eletricista

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse profissional que é extremamente requisitado, confira abaixo a lista de 10 ferramentas básicas que facilitam a vida de todo Eletricista:

1º Jogo de Chave de Fenda e Phillips

Vamos começar por esse jogo de ferramentas que é indispensável para todo eletricista e, que também é muito utilizada por profissionais de diversos outros segmentos, o Jogo de Chave de Fenda e Phillips, que têm como principal função o aperto e/ou desaperto de parafusos.

Vale lembrar de sua importância e incrível versatilidade, afinal, quem nunca utilizou uma dessas chaves para montar ou desmontar algum tipo de móvel dentro de casa, ou melhor dizendo, pelo menos tentou, né!?

Dica de Ouro: Como nosso foco é no segmento de elétrica, dê preferência para ferramentas que sejam isoladas por completo, do cabo até a haste e, claro, não abra mão de ferramentas com qualidade comprovada, afinal, o barato pode sair caro e até causar um acidente grave. Consulte ferramentas certificadas e indicadas para devida aplicação.

JOGO DE CHAVE DE FENDA E PHILLIPS ISOLADA 1000V COM 6 PEÇAS 150-160NR GEDORE
JOGO DE CHAVE DE FENDA ISOLADA PARA ELETRICISTA 6 PEÇAS 44115/406 TRAMONTINA PRO
JOGO DE CHAVE DE PRECISÃO COM 6 PEÇAS 66-052 STANLEY

Clique aqui e confira mais modelos

2º Jogo de Alicates

Existem diversos tipos e até modelos especiais para determinadas operações, porém, os mais comuns são: Alicate universal, alicate de corte e alicate de bico. São incrivelmente versáteis e extremamente úteis, adicionam praticidade durante a realização de diversas tarefas e não é à toa que existe um modelo cujo nome é Alicate Universal.

ALICATE UNIVERSAL 8" ISOLADO 1000V NR 10 E NB 9699 8280-200 IOX GEDORE
ALICATE PARA ELETRICISTA E DESENCAPADOR DE FIOS 2078300 IRWIN
ALICATE DE CORTE DIAGONAL 6" 175209 MTX

Clique aqui e confira mais modelos

3º Passador de Fios

Se você precisa de uma ferramenta para passar fios e cabos dentro de conduítes, você precisa do Passador de Fio, é também conhecida como sonda e/ou guia para passar os cabos. Sem ela é impossível passar os fios e cabos dentro dos conduítes. Uma boa dica é ter essa ferramenta em 2 tamanhos diferentes, uma com 10 metros de extensão e outra de 20 metros.

PASSADOR DE FIO ALMA DE AÇO PONTEIRA LATÃO 20M 60781 CORTAG

4º Chave Combinada

Para os profissionais exigentes que buscam praticidade e que não gostam de perder tempo, a recomendação é o Jogo de Chaves Combinadas, basicamente serve para apertar alguns conectores e parafusos sextavados, porém o que a torna tão impressionante é sua catraca, com ela o trabalho fica mais fácil e muito mais rápido. Você vai se surpreender ao utilizá-la!

JOGO DE CHAVES COMBINADAS SPEEDY COM CATRACA 8 PEÇAS 85599BJ BELZER
JOGO DE CHAVES COMBINADAS COM 8 PEÇAS 1B-8M GEDORE
JOGO DE CHAVES COMBINADAS COM 24 PEÇAS R09105024 GEDORE RED

Clique aqui e confira mais modelos

5º Nível de Bolha

Essa ferramenta é indispensável mesmo, podemos até dizer que “ela deixa tudo nivelado e mais bonito”, então, vamos falar sobre o Nível de Bolha. E para começar uma pergunta simples, afinal, para que serve um nível bolha?

É uma ferramenta utilizada para realizar nivelamento e analisar superfícies planas ou curvas. Ferramenta ideal para nivelar caixinha, eletrodutos, canaletas, janelas, prateleiras, pias, molduras de quadros etc… Sabe aquelas janelas que foram mal instaladas e estão literalmente tortas? Sabe aquelas prateleiras e canaletas que estão assim também? Então, se o nível bolha estivesse sendo utilizado ao realizar estes serviços, acredite que eles estariam retinhos e bem alinhados.

NÍVEL DE ALUMÍNIO 72" (1829MM) 3 BOLHAS 43-572 STANLEY
NÍVEL TORPEDO DE ALUMÍNIO 9" COM BASE MAGNÉTICA KLTS9-S STARRETT
NÍVEL DE ALUMÍNIO 12" COM BASE MAGNÉTICA 3535100120 VONDER

Clique aqui e confira mais modelos

6º Furadeira/Parafusadeira

A vida dos eletricistas fica mais fácil com essa ferramenta, a famosa Furadeira/Parafusadeira. Será que existe alguém neste mundo que goste de passar sufoco? Ou algum profissional que aprecie a “arte” de apertar e desapertar parafusos? Quem já fez isto sabe, é cansativo!

As Furadeiras/Parafusadeiras vieram para tornar essa tarefa cansativa e demorada muito mais rápida e fácil de realizar, basta colocar o suporte necessário e pronto, em segundos você aperta e desaperta parafusos sem esforço.

Existem diversos tipos desta ferramenta, logo, se você busca autonomia e praticidade vale a pena considerar as Furadeiras/Parafusadeiras a Bateria porque são portáteis e fáceis de transportar, e com um modelo a bateria, você não vai correr o risco de ficar na mão caso o fio da ferramenta não alcance o ponto de energia e, também vai ficar livre de utilizar extensões. Mas lembre-se de sempre recarregar a bateria de sua Furadeira/Parafusadeira.

FURADEIRA/ PARAFUSADEIRA DE IMPACTO 1/2" 20V BIVOLT DCD776LC1-BR DEWALT
FURADEIRA/ PARAFUSADEIRA 400W 110V GSR 7-14E BOSCH
FURADEIRA/ PARAFUSADEIRA 3/8" 12V BIVOLT COM 13 ACESSÓRIOS LD12SP-BR BLACK + DECKER

Clique aqui e confira mais modelos

7º Alicate de Pressão

Esta ferramenta contribui com muita praticidade e até te ajuda a economizar com mão de obra, depende do serviço a ser executado é claro, com ela não será necessário contratar um ajudante para ficar apenas segurando parafusos e objetos com um alicate universal, basta colocar o parafuso ou qualquer outro objeto que queira segurar firme dentro da boca do alicate e com a outra fazer força para e fixa-lo.

ALICATE DE PRESSÃO 10" 219042B BELZER
ALICATE DE PRESSAO MORDENTE CURVO 10" 137-10 GEDORE
ALICATE DE PRESSÃO MORDENTE CURVO/RETO 10'' 44012/110 TRAMONTINA PRO

Clique aqui e confira mais modelos

8º Alicate Amperímetro

O Alicate Amperímetro deve fazer parte do jogo de ferramentas de todo profissional da elétrica. É uma ferramenta indispensável e, sua função é garantir segurança ao medir grandezas elétricas como: a tensão, corrente, resistência, testes de continuidade. O Alicate Amperímetro é um instrumento de medição muito versátil porque pode se torna possível medir tanto correntes elétricas contínuas como correntes alternadas.

ALICATE AMPERÍMETRO DIGITAL 400A AC CAT III TRUE RMS 325 FLUKE
ALICATE AMPERÍMETRO DIGITAL CATEGORIA III 600V 303 FLUKE
ALICATE AMPERÍMETRO DIGITAL CAT II 1000V ET-3200 MINIPA

Clique aqui e confira mais modelos

9° Trena

A Trena é uma ferramenta simples, muito importante e requisitada em diversos segmentos profissionais devido sua funcionalidade que serve basicamente para medir vários tipos de peças, comprimento de cabos e eletrodutos, pequenas distâncias, altura x largura e comprimento de paredes entre outros.

Vale ressaltar a importância de uma medição feita com precisão utilizando a fita métrica, afinal, realizar um serviço com eficiência garante produtividade e representa qualidade do serviço executado pelo eletricista. Provavelmente a grande maioria das pessoas já sabem da importância desta ferramenta, portanto, vamos pouco mais a fundo e falar abaixo sobre um fato curioso e bem útil.

Você sabia que a Trena Manual têm uma função oculta? É isso mesmo!

Existe uma parte metálica na “cabeça” da Trena e, podemos utiliza-la para riscar um ponto quando não temos um lápis ou caneta à mão.

TRENA STANDARD MANUAL 8 METROS IW13948 IRWIN
TRENA CURTA 5 METROS EMBORRACHADA 31312 SPARTA
TRENA CURTA DE BOLSO 3 METROS KTS12-3ME-S STARRETT

Clique aqui e confira mais modelos

10º Fita Isolante

O Rolo de fita isolante é pequeno e cabe até no bolso, tão leve que você nem sente, mas oferece segurança gigantesca aos profissionais da elétrica. Ela é produzida com base em materiais que não conduzem eletricidade, por isso ao passa-la nos fios, tornando-os isolados, diminui-se drasticamente os riscos de ocorrer acidentes como choque elétrico ao tocar em um fio que não esteja devidamente isolado, elas são simples, econômicas e de fácil aplicação e, fazem total diferença quando assunto é segurança.

FITA ISOLANTE PRETA 19MM X 10M 33+ SCOTCH 3M
FITA ISOLANTE FITECK 18MM X 10M SFT1310 STECK
FITA ISOLANTE 18MM X 20M PRETA IMPERIAL COLORS 3M

Clique aqui e confira mais modelos

Dicas Extras

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as ferramentas básicas que um eletricista precisa ter, confira abaixo algumas dicas importantes:

  • Evite as famosas gambiarras, emendas e ligações improvisadas;
  • Jamais faça amarração sobre metais ou ferragens;
  • Não deixe os fios próximos a lugares úmidos;
  • Seja organizado e não deixe os fios espalhados pelo chão.

Escolhendo a ferramenta certa

Atualmente, existem vários tipos destas ferramentas disponíveis no mercado, portanto, a melhor maneira é escolher marcas reconhecidas e certificadas que realmente atendam as normas regulatórias garantindo a segurança adequada e eficácia no seu trabalho.

Em resumo, há várias características que você deve incluir ao montar seu jogo de ferramentas, e a principal delas é escolher um fornecedor com credibilidade, que te ofereça diversidade de marcas de qualidade e também os melhores preços, portanto se você pesquisar, “der um google”, vai perceber que a Anhanguera Ferramentas é uma referência no Brasil e destaque na categoria MRO (Manutenção, Reparo e Operação), oferecendo a melhor seleção em ferramentas para eletricistas.

Gostou de conferir a Lista de 10 ferramentas básicas que facilitam a vida de todo Eletricista?

Então acesse nosso site e aproveite para adquirir essas ferramentas com os melhores descontos. Estamos com promoção especial por tempo limitado ou enquanto durar nosso estoque.

E não deixe de acompanhar nosso blog para ver mais dicas como as que demos aqui!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *