2020 e 2021 foram anos muito desafiadores para a indústria que foi fortemente afetada pela pandemia do coronavírus e recessões econômicas.

Pensando nisso, a pergunta que muitos se fizeram nesse primeiro semestre foi: O que se espera da indústria para 2022?


A tecnologia está avançando cada vez mais. Dessa forma, é fundamental estar atento às tendências para as indústrias em 2022 e é exatamente disso que vamos falar a partir de agora.

A cada ano que passa, é evidente o avanço tecnológico. Ele é crucial para o aprimoramento de processos que já são vantajosos, otimizando ainda mais seus resultados.

Com a indústria não é diferente. Depois de diversas transformações e adaptações, ela continua em constante aprimoramento para oferecer ao mercado o seu melhor em cada um dos setores. 

Em contrapartida, o mercado está sempre em busca de novas mudanças, transformações e tecnologias que podem ser facilmente implementadas e capazes de mudar a experiência de compra e venda, além de:

  • tornar a rotina das indústrias mais dinâmica;
  • reduzir custos;
  • agilizar a produção, organizar armazenagem e agilizar a distribuição;
  • eliminar falhas humanas.

Considerando isso, separamos 4 tendências para a indústria inovar em 2022:

1.Inteligência Artificial

Embora a IA já tenha uma consolidação significativa no setor industrial há algum tempo, ela estará ainda mais presente nos próximos anos, a fim de facilitar a otimização de processos e criação de cidades inteligentes.

Além disso, outra área essencial em que a Inteligência Artificial será aprimorada é a experiência do usuário, trazendo maior precisão em diálogos e relacionamentos. 

2. Automação industrial

A automação industrial permite que diversos processos repetitivos possam ser automatizados com o uso de tecnologia. Com a automação no setor industrial em 2022, os diretores podem aperfeiçoar suas estratégias, evitar erros e reduzir possíveis falhas no dia a dia.

Com a automação industrial, diretores e gestores podem aproveitar melhor sua equipe de especialistas para a execução de projetos que vão impulsionar as vendas do negócio.

3.Cibersegurança

À medida que a inteligência artificial avança, as informações se tornam ainda mais importantes, fazendo da presença digital algo necessário. Isso porque os riscos de ataque online são muito maiores. Portanto, as empresas serão obrigadas a reforçar a sua segurança na rede, bem como investir na cibersegurança e proteção de dados.

4. Energia limpa e renovável

O crescimento da energia renovável promete acelerar em todo o mundo no próximo ano.

Com o aumento das faturas de energia, o mercado passou a se movimentar. Muitos empresários estão procurando fontes alternativas de energia para reduzir os altos custos com energia. Algo necessário dentro da indústria.


Para finalizar, a chamada de indústria 4.0, propõe a transformação das fábricas para mais eficiência, flexibilidade e personalização de produtos de acordo com a demanda do cliente.

Apenas assim a indústria vai conseguir se manter competitiva, tanto dentro dos próprios segmentos, quanto internacionalmente.

Conheça nossas soluções | Anhanguera Ferramentas

A Anhanguera possuí algumas soluções que permitem a automatização de dados de medição, entre outros equipamentos que já são compatíveis com essa transformação garantindo ainda mais segurança para os usuários e processos das indústrias.

Além disso, conta com um portfólio de mais de 280 mil itens, oferece as melhores soluções em Ferramentas, Máquinas, Equipamentos, Materiais Elétricos e EPI’s, visando melhorias, otimização de processos e redução de custos.

Aqui, você pode contar com uma equipe especializada na venda de MRO nas modalidades SPOT e Gestão de contratos preparada para atender a sua empresa, além de poder contar com suporte técnico e se beneficiar de recursos que asseguram transparência e confiabilidade em todos os processos da compra.

Quer saber mais?
Solicite atendimento personalizado. Clique Aqui!

Acesse nossa Apresentação Institucional e saiba mais.


Gostou do nosso artigo? Acesse nosso blog e veja mais conteúdo como esse!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.