Dentre as tarefas de manutenção de um jardim, cortar a grama é uma das principais partes. Tanto para a parte visual quanto para a saúde do seu jardim como um todo, é importante realizar esse tipo de manutenção com frequência, independente da estação do ano.

E isso pode ser mais fácil do que você imagina, basta ter atenção em alguns pontos que você irá conseguir cortar a grama com praticidade e obterá um ótimo resultado.

Nesse sentido, vamos às dicas:

1 – Analise como a grama está

Analise como a grama está - Cortar a grama

Antes de tudo, verifique a situação em que a grama se encontra no momento. Garanta que ela esteja bem seca e que esteja com uma altura de ao menos 5 centímetros.

Isso porque se ela estiver úmida, pode atrapalhar todo o processo e se ela não tiver uma boa altura para corte você vai acabar prejudicando o gramado.

2 – Limpe a área

Para que o processo de cortar a grama seja mais fácil, é importante que seja feita uma limpeza antes de começar. Use uma vassoura de jardim para passar na grama e vá removendo todas as pedras, resíduos e galhos que estejam no caminho e que poderão te atrapalhar ou até mesmo causar algum tipo de acidente mais grave.

3 – Garanta um bom corte

Independente do aparador, cortador ou roçadeira, garanta que a lâmina está bem afiada ou que o fio de nylon esteja intacto para que você possa remover a grama com precisão, sem que hajam cortes que prejudiquem a aparência ou até mesmo a saúde do gramado. Um gramado cortado de forma correta também se recupera melhor a cada corte.

Então escolher o equipamento correto e faça manutenções constantes.

4 – Cuidado com o quanto você corta

Defina bem qual vai ser a altura final da grama e mantenha toda a região do mesmo tamanho.

Para isso, tenha bastante cuidado para não cortar a grama mais do que deve – o ideal é nunca cortar mais do que 1/3 da altura, afinal o gramado muito baixo deixa o solo mais mais suscetível ao aparecimento de ervas daninhas, doenças e pragas.

5 – Dê um acabamento perfeito

Por fim, utilize tesouras para finalizar o corte da grama. Muitas vezes só uma tesoura chega em lugares próximos a árvores, raízes, pedras, calçadas e cantos. Afinal, um bom acabamento será benéfico tanto para o visual quanto para o crescimento uniforme do gramado.

DICA BÔNUS: Mantenha todos os equipamentos limpos

A limpeza de tudo o que você utilizou é essencial. Ao finalizar, use um pano úmido para limpar seus equipamentos (e se necessário, use produtos de limpeza específicos).

Sendo assim, suas ferramentas vão durar muito mais tempo e as lâminas estarão sempre muito bem cuidadas.

Já conhece nosso catálogo online?

Na nossa loja online temos um catálogo amplo de ferramentas e ofertas especiais esperando por você! Acesse nosso site: Anhanguera Ferramentas.

Realizamos entregas para o Brasil todo com Frete Grátis (consulte nossas Regras de Frete).

E fique por dentro de diversas outras dicas aqui no nosso blog!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *