parafuso espanado

Parafuso espanado é quando um parafuso teve sua cabeça e fenda danificada. Muita das vezes por conta de aplicações incorretas ou por uso excessivo.
Sabemos que um parafuso espanado é uma grande dor de cabeça, e quando acontece, parece impossível retira-lo. Entretanto, estamos aqui justamente para te auxiliar nisso, trouxemos 5 maneiras de remover esse parafuso sem quebrar a cabeça.

Bora lá?

1) Aumentando a Aderência

parafuso espanado

É claro que existem métodos mais elaborados, mas aconselhamos inicialmente aumentar a aderência entre a chave de fenda e a cabeça do parafuso.

O processo é muito simples:

Coloque um elástico por cima do parafuso espanado e a chave de fenda por cima do elástico. Agora é só começar a girar 😊

O elástico tem a função de preencher o espaço que o parafuso está espanado.

Não tem elástico?

Pode usar também fita adesiva, lã de aço ou a parte áspera da bucha da cozinha.

2) Porcas

Você curte uma gambiarra funcional? Então você vai gostar desse método.

Sabe aquele epóxi guardado a sete chaves? Você vai usar ele 😊

Pegue uma porca e com o epóxi você cola ela no parafuso, após secar, é só utilizar uma chave de soquete e extrair o parafuso. Simples, não?!

3) Alicate

Esse método para dar certo, precisa existir uma distância entre a superfície e a cabeça do parafuso. Se existir, você posiciona o alicate de pressão entre a cabeça e a superfície e tente gira-lo, se o alicate tiver um bom aperto você vai conseguir girar o parafuso sem problemas. 😊

4) Micro retífica ou Serrote

Como falamos lá no início do texto, a cabeça do parafuso espanado é danificada e não conseguimos aderência o suficiente com a chave para conseguir gira-lo. Um método muito usado é o do entalhe. Com uma micro retífica ou um serrote, você entalha um corte na cabeça do parafuso, fazendo com que a chave fixe no parafuso e você consiga gira-lo.

5) Extrator de parafusos

E por último, utilizar o extrator de parafusos 😊

Geralmente o extrator de parafusos é utilizado para remover parafusos quebrados, mas ele também é eficiente para remover os espanados.

Primeiro, com o auxílio de uma furadeira, você realiza um furo na cabeça do parafuso (não esqueça de utilizar brocas para metais), depois é só utilizar o extrator e retirar o parafuso.

Lembrando: é extremamente importante utilizar a broca do tamanho do extrator de parafusos e tome cuidado para não quebrar a cabeça.


Muito simples não?!

Ficou com dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Talvez você goste também: “Tipos de chaves: quais modelos mais usados e suas finalidades!”

Categorias: Dicas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *