Faça você mesmo: como montar uma horta caseira?

Criar sua horta caseira é uma solução que pode te trazer diversos benefícios que vão diretamente de encontro com o que você precisa. Seja para cuidar mais do seu bem estar com alimentos mais saudáveis, ter um passatempo com jardinagem ou até mesmo economizar nas compras do mês.

Uma horta caseira pode ser até mesmo sinônimo de decoração, trazendo mais verde para seus ambientes e ainda por cima aromatização natural com ervas.

Além disso, essa criação pode ser mais simples do que você pensa. Porém, não se engane… isso não significa que você não precisará ter diversos cuidados tanto em todas as etapas envolvendo sua horta.

Sendo assim, vamos te trazer aqui dicas que vão fazer toda diferença pra você!

1 – Escolha dos materiais

Escolhendo os materiais para sua horta caseira - imagem com alguns equipamentos de jardinagem e vasos com plantas.

Primeiramente, comece um planejamento definindo quais todos os materiais que você irá precisar durante todo o processo de criação da sua horta caseira.

Aqui será importante você ter uma visão bem ampla, para conseguir entender tanto quais vasos você irá utilizar, quanto materiais para te auxiliar com o posicionamento da hora (como paletes, grades e prateleiras).

2 – Separando suas ferramentas

Em seguida, tenha em mãos todas as ferramentas que você irá precisar. E pra isso, siga com seu planejamento claro e organização. Vai precisar furar a parede? Colar, cortar ou pintar algo? Cavar solo ou transferir plantas de vasos? Seja como for, esteja preparado para as etapas que estão por vir e coloque a mão na massa.

3 – Quais plantas usar

Escolhendo os materiais para sua horta caseira - quais plantas usar

Não adianta sair comprando toda semente e muda que ver pela frente. Realize um estudo prévio sobre quais as possibilidades para o tipo de horta que você deseja e pode ter. Pesquise pelas principais hortaliças, condimentos e plantas medicinais e lembre-se que existem cuidados específicos (uma planta maior, por exemplo, precisa de um vaso maior e mais terra).

Algumas das plantas mais usadas para criar uma horta caseira são: alecrim, alface, brócolis, camomila, capim-santo, cebolinha, coentro, couve, erva-doce, hortelã, manjericão, orégano e salsinha.

4 – Local onde montar a horta

Escolhendo os materiais para sua horta caseira - onde montar a horta

Posteriormente, veja os locais que você tem disponíveis para sua horta. Em um quintal, jardim ou varanda: seja como for, é importante que o local consiga suprir a necessidade de sol e umidade das suas plantas escolhidas. Por isso a etapa de escolha correta das plantas é tão importante.

Para te ajudar, observe por alguns dias os horários em que o sol mais bate nos ambientes e se eles poderiam ficar muito expostos à chuva e umidade.

Portanto lembre-se: cada planta tem sua necessidade.

5 – Preparação do solo

O solo que irá receber as sementes ou mudas precisa de cuidado e atenção. Certifique-se de que haja a umidade e nutrição adequada. Utilize a adubação adequada, inclusive existem diversas opções orgânicas com cascas de ovos, borras de café, cascas de frutas e legumes. Sendo assim, suas plantas poderão crescer cada vez mais saudáveis.

Por fim, você poderá realizar o seu plantio com segurança.

6 – Cuidados diários

Depois de seguir todas essas etapas, o seu trabalho não para aí. Uma horta caseira, demanda atenção e cuidados diários. Certifique-se de irrigar e adubar com a frequência necessária e cuide para que não haja crescimento de ervas daninhas, infestação de insetos ou doenças.

Você pode optar por alguns produtos químicos para esses tipos de cuidado e prevenções, mas se a sua intenção é ter produtos 100% orgânicos, comece a estudar e testar receitas caseiras.

As ferramentas certas irão te ajudar

Na nossa loja online temos um catálogo amplo de ferramentas e ofertas especiais esperando por você! Acesse nosso site e aproveite nossas ofertas especiais: Anhanguera Ferramentas.

Realizamos entregas para o Brasil todo com Frete Grátis (consulte nossas Regras de Frete).

E fique por dentro de diversas outras dicas aqui no nosso blog!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *