Contratos x Compras Spot: Entenda cada modalidade!

O dia a dia do departamento de compras de uma empresa é bastante corrido. Isso porque, além do grande número de requisições recebidas, nem toda compra é igual.

Existem aquelas que exigem um contrato de pequeno, médio e longo prazo ou ainda as compras spot. Mas você sabe qual a diferença entre elas?

Entender a diferença, quais categorias de negociação que o produto solicitado se encaixa e saber como a empresa pode aproveitar as oportunidades, é um dos trabalhos desse departamento.

Então, para saber melhor quais são e como aprimorar a gestão de compras, tanto as de contratos, quanto as spot, continue lendo. Bora lá?

Qual a diferença e os benefícios de cada modalidade?

Contrato de pequeno, médio e longo prazo

Os contratos, diferente do acordo comercial, é um documento assinado por ambas as partes, que firma o compromisso de compra e fornecimento. Esse modelo de transação traz os seguintes benefícios para a indústria:

  • Redução de custos: como são negociados grandes volumes, o fornecedor consegue dispor de condições mais atrativas.
  • Previsibilidade: com um contrato firmado, há segurança quanto ao recebimento dos produtos e garante-se o abastecimento por um longo período.
  • Desenvolvimento de parcerias estratégicas: o relacionamento, por ser de pequeno, médio e longo prazo, ajuda o parceiro a conhecer melhor a realidade da indústria e, assim, adequar seus serviços às necessidades;

Compra spot

contrato spot é uma ferramenta importante quando se tem urgência para obter determinada matéria-prima. 

Esse mecanismo é muito útil para a indústria, visto que nem sempre a demanda efetiva pela produção é igual à demanda planejada

E dentre seus benefícios estão?

  • Ciclo de negociação reduzido: diferente de um contrato, onde há uma formalização envolvendo aos departamentos jurídicos das empresas, a compra spot mais rápida;
  • Burocracia menor: por nos referirmos a indiretos e a compras esporádicas, normalmente, o volume de documentos envolvidos no processo é menor.

Resumidamente, quando há uma previsão de volume de compra ou um calendário predeterminado, cabe um contrato de longo prazo. Em contrapartida, se não existe um consumo regular uma boa opção é a compra spot.

Modalidades de compras na Gestão de MRO!

As compras de MRO são uma parte importante da maioria das empresas de manufatura e serviços. Mesmo que os itens não integrem diretamente o produto que está sendo montado, todos contribuem para a manutenção de padrões operacionais adequados. Além disso, garantem que diferentes áreas do negócio tenham o necessário para o bom funcionamento.

No segmento, os contratos, trazem melhor equilíbrio para o estoque e reduz riscos de falta de material, o que diminui a pressão sobre a área de compras. E a modalidade Spot trás segurança quando as emergências acontecem.


Na Anhanguera Ferramentas você pode contar com uma equipe de contratos especializado em gestão de pequenas, médias e grandes contas, além de receber suporte técnico e se beneficiar de recursos que asseguram transparência e confiabilidade em todos os processos da compra.

Os maiores benefícios são:

Contratos

• Redução no número de fornecedores
• Garantia de preços
• Agilidade nos processos de compra
• Gestão de fornecimento do contrato
• Suporte técnico
• Catálogo de produtos personalizado

E na modalidade Spot você pode contar com vendedores treinados e capacitados para indicar as melhores opções em ferramentas e equipamentos para manutenção, reparo e operação.

Os maiores benefícios são:

Spot

• Comunicação rápida personalizada
• Agilidade no processo comercial
• Profissionais altamente treinados
• Segurança e Eficiência nos serviços e produtos

Outro grande benefício é a integração via portais, que otimizam os processos de compra na organização, além de controlar todo o processo ganhando agilidade, economia, controle e segurança.

Traga a sua empresa para a Anhanguera e nós cuidamos da gestão do seu estoque, garantindo o abastecimento de Ferramentas, Máquinas, Equipamentos, EPI’s e Material Elétrico.

Solicite atendimento:


Gostou do nosso artigo? Acesse nosso blog e veja mais conteúdo como esse!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *