É muito comum na hora de comprar um paquímetro surgir aquela dúvida: qual é o melhor, o paquímetro digital ou o analógico?

Acompanhe esse artigo para conhecer as diferenças entre esses dois instrumentos e adquirir o modelo ideal para o seu trabalho. Primeiramente, é necessário entendermos o que realmente é um Paquímetro e quais as suas funções.

O QUE É UM PAQUÍMETRO?

O paquímetro é utilizado por diversos profissionais que trabalham com peças e precisam de medidas exatas. É um instrumento que trabalha com precisão e serve para mensurar a distância entre dois lados simetricamente opostos de um objeto.

Resumindo, o paquímetro é usado quando necessita de dimensões de peças pequenas, como: tubos, parafusos, porcas, entre outras.

Possui um formato de uma régua graduada, com encosto fixo, para que o cursor possa deslizar e conta com dois bicos de medição, um ligado à escala e o outro ao cursor. Desta forma, ele é ajustado entre dois pontos, a medição é lida em sua régua e, então, retirado do local. A escala de medição usada é o nónio ou vernier, ambas proporcionam uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua.

Normalmente os paquímetros são de plástico, com haste metálica, ou totalmente de aço inoxidável. Suas graduações são calibradas a 20 °C.

PAQUÍMETRO ANALÓGICO

Por ser mais em conta, os paquímetros analógicos são os mais utilizados. Com eles é possível realizar medições internas, externas, de profundidade e ressaltos. Entretanto, não e tão simples realizar a leitura em um paquímetro analógico e não é muito rápido também, ou seja, caso tenha menos experiencia ou uma demanda muito alta, dê prioridade para o digital.

PAQUÍMETRO DIGITAL

Um pouco mais caro que o analógico o digital veio para trazer mais facilidade no dia-a-dia. Com ele, você consegue medir rapidamente sem ter muita experiencia com instrumento de medição. Ele geralmente, como dito antes, é um equipamento para medidas que exigem precisão, com o digital a sua precisão amplifica, visto que reduz o erro operacional.


Escolha a melhor opção para você!

Agora que tudo ficou mais claro, entendemos que, a diferença principal entre os dois tipos é a presença do visor digital e os resultados exatos que este modelo irá te entregar. Caso seu trabalho exija total exatidão e de forma rápida, opte pelo modelo que melhor te atenderá.

Ficou com dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Ahh, ainda não sabe como usar um paquímetro analógico, confira esse artigo: “Paquímetro: Aprenda a usar corretamente!

Aqui na Anhanguera Ferramentas você encontra paquímetro analógio e digital de diversas marcas, confira!

Categorias: Dicas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.