Se você acha que a indústria já evoluiu ao máximo, o modelo indústria 4.0 está ai para mostrar ao contrário.

O termo, é utilizado para caracterizar a utilização dos meios de tecnologia mais modernos, para produzir bens de consumo, como por exemplo: big data, inteligência artificial, machine learning e muito mais.

Resumindo, é a evolução tecnológica das máquinas, um processo que se iniciou na Revolução Industrial e nunca mais parou.

Nesta postagem, vamos explorar o mundo da indústria 4.0 e seus impactos em nossas vidas. Então, vamos lá?😉


Princípios da Indústria 4.0

Existem vários , mas hoje selecionamos seis princípios para o desenvolvimento da indústria 4.0. São eles:

Capacidade de operação em tempo real:  Ou seja, é a aquisição e tratamento de dados de forma praticamente instantânea, permitindo a tomada de decisões em tempo real.

Virtualização: É a existência de uma cópia virtual das fábricas, permitindo o monitoramento remoto de todos os processos por meio dos inúmeros sensores espalhados ao longo da planta.

Descentralização: A tomada de decisões poderá ser feita por um sistema cyber-físico de acordo com as necessidades da produção em tempo real. Além disso, as máquinas não apenas receberão comandos, mas poderão fornecer informações sobre seu ciclo de trabalho.

Orientação a serviços: Utilização de arquiteturas de software orientadas a serviços aliado ao conceito de Internet of Services.

Modularidade: Produção de acordo com a demanda, ou seja, flexibilidade para alterar as tarefas das máquinas facilmente.


E quais os principais benefícios da indústria 4.0?

O objetivo essencial da indústria 4.0 é tornar não apenas as fábricas, mas todo o ecossistema industrial (como logística) mais rápido, autônomo, eficiente e centrado no cliente.

Segundo estatísticas, é possível ter um aumento de 22%, em média, na capacidade produtiva de micro, pequenas e médias empresas.


Como se preparar para a indústria 4.0?

Se você deseja preparar sua empresa para o futuro e caminhar para a Indústria 4.0, então continua lendo! 🤓

Hoje em dia, muitos ainda acreditam que falar de indústria 4.0 é falar de ferramentas complexas, caras, e que somente grandes empresas com atuação internacional têm acesso ao novo modo de produção. Mas isso não é verdade.

Seja qual for o ramo de atividade e o tamanho da empresa, o primeiro passo deve ser investigar as tendências do mercado e as maneiras de se integrar a elas. 

Segundo, você terá de avaliar a maturidade digital da sua empresa. Assim, será mais fácil priorizar medidas que terão mais valor ao seu negócio.

MRO na indústria 4.0

Primeiro precisamos diferenciar a manutenção preventiva que é aquela planejada para ocorrer num determinado intervalo de tempo e a preditiva, que também pode ser planejada periodicamente e utiliza medições por aparelhos para verificar a condição do equipamento e eventuais necessidades de troca.

Na indústria 4.0 identificar as causas de possíveis falhas – antes que elas ocorram – é fundamental.

Uma das soluções mais eficazes atualmente para manutenção controlada e eficaz é a implementação de tecnologia em todas as máquinas da planta, para que processos de manutenção possam ser adaptados a um sistema único.

Como a Anhanguera se relaciona com a Indústria 4.0?

Para ajudar empresas a revolucionar, a Anhanguera a mais de 25 anos, busca oferecer para seus clientes as mais modernas tecnologias do mercado de manutenção, reparo e operação (MRO).

Muitas marcas vendidas pela Anhanguera, oferecem soluções que elevam a qualidade, aumentam a produtividade e potencializam a aplicação de recursos materiais e humanos em plantas industriais.

Fale com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar a sua empresa a implantar um projeto de automação rumo à Indústria 4.0!


Você já visitou a home do nosso Blog? Lá você encontra dicas e sugestões de produtos. Confira clicando aqui

Tem alguma sugestão de tema? Então conta para nós nos comentários 😍!

Categorias: Dicas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *