Aparadores de grama em promoção - clique aqui

Você sabe qual é a melhor maneira de usar um Aparador de Grama?

Porque entender a finalidade para qual um cortador, roçadeira ou aparador foram feitos pode te ajudar a decidir melhor na hora de escolher seus equipamentos.

Mas saber como ou qual máquina comprar, não é tudo! Na verdade, entender a forma de se usar uma ferramenta é tão importante quanto saber como escolhê-la.

E claro que existe o jeito certo para se trabalhar com aparadores de gramas. Aliás, temos 5 importantes dicas muito importantes que talvez possam te ajudar. Veja abaixo!

1. Prepare seu ambiente

Atente que aqui existem dois riscos: o primeiro é de um acidente, o segundo é de danificar seu aparelho.

Porque é comum que possa haver a presença de uma pedra, pedaço de galho, brinquedo ou qualquer outro objeto pequeno que possa estar escondido (ou não) entre a grama.

Então antes de começar a aparar limpe a área de trabalho com o uso de uma vassoura para jardinagem.

2. Evite trabalhar na chuva

Máquinas para jardinagem sempre são muito requisitadas na primavera já que nessa época do ano o volume de chuvas é maior, facilitando o crescimento da grama.

E normalmente um jardim já pode ter a grama cortada quando ela está com uma altura entre 5 e 15 centímetros.

Mas caso o gramado esteja molhado, a umidade pode grudar as folhas umas com as outras, ou deixá-las com uma aparência de estarem mais baixas.

Provavelmente nestes casos o operador pode se confundir ao aparar a grama na altura errada ou deixar “buracos” pela área de corte.

Ou seja, procure trabalhar sempre que o gramado estiver seco e especialmente durante o dia já a iluminação é melhor.

DICA: usar uma vassoura para jardinagem na grama antes de apará-la também pode ajudar a deixá-la “espetada”. Assim você terá dimensão melhor de qual é a altura que você deve posicionar o aparador.

3. Divida a sua jornada de trabalho

No melhor dos cenários, dividir sua jornada de trabalho dando algumas pausas pode ser uma ação extremamente importante.

Porque manter o aparador funcionando em regime intermitente, sem paradas, pode fazer com que seu motor esquente demais.

Então procure não utilizá-lo por mais de 15 minutos sem fazer uma interrupção. Dê uma pausa de pelo menos 2 minutos para que seu motor possa resfriar.

É claro que isso não quer dizer que o aparador de gramas não é uma máquina resistente. Muito pelo contrário, essa ação deve ser vista como prática de bom uso para ajudar a prolongar a vida útil do seu equipamento.

4. Segure-o com as duas mãos

De certa forma o aparador já é uma máquina relativamente leve mas sua ergonomia torna imprescindível o manuseio com as duas mãos.

E essa prática deve ser vista não só para ter o controle máximo da máquina, mas também para fazer o seu trabalho de forma mais eficaz.

Então procure segurar o punho da máquina com uma das mãos e a alça de apoio com a outra, tal como o exemplo da imagem abaixo:

Normalmente o aparadores de Grama, como o AP1000T da Tramontina, entre outros, tem o gatilho de acionamento no próprio punho, além de oferecerem o punho de controle auxiliar.

Ou seja, é fácil de usar, ergonômico e confortável para que suas jornadas de trabalho não sejam cansativas.

5. Use apenas nos trabalhos certos

Um aparador de gramas, originalmente, foi feito para trabalhos em locais pequenos e principalmente para cortes e acabamentos em cantos (como muros, bordas de árvores, etc).

Por isso, sua maior finalidade é para quem deseja deixá-lo mais harmônico e bem cuidado.

Então caso sua rotina seja mais intensa e em áreas mais amplas (como campos abertos ou longos canteiros), talvez seja mais indicado fazer o uso de uma Roçadeira ou Cortador de Grama.

E se você estiver com dúvidas sobre como cada uma destas máquinas funciona é só conferir nosso artigo especial clicando aqui.

DICA: lembre-se de fazer o uso de Equipamentos de Proteção, especialmente botinas, óculos e protetores solares. Confira as melhores sugestões aqui.


Na Anhanguera Ferramentas você encontra diversas opções de Aparadores, Cortadores de Grama, Roçadeiras entre muitos outros acessórios para jardinagem das melhores marcas do mercado como Tramontina, Trapp, e Karcher.

Ficou com mais alguma dúvida sobre como utilizar um Aparador? Deixe aqui nos comentários 😃


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *