Se você é um entusiasta da jardinagem, mas não tem muito espaço dentro de casa ou mora em apartamento sem uma grande sacada para cultivá-las, saiba que ainda é possível deixar o seu lar mais verde. 

Antes de mais nada, levar a natureza para dentro de casa pode ser uma excelente decoração, além de trazer inúmeros benefícios. Sabendo disso, ao longo desse texto, iremos abordar quais são as plantas para ter em casa, o porquê é bom e como escolher a ideal. Vem com a gente!

Quais são as plantas ideias para casa?

Para começar o seu jardim em casa, é necessário entender quais são as espécies certas e os cuidados que cada uma delas precisam para cultivar no dia-a-dia!

Também é de extrema importância se atentar aos nomes científicos na hora de escolher, pois os nomes populares podem variar. Confira a nossa lista de plantas para dentro de casa:

Jiboia (Epipremnum aureum)

Conhecida como uma planta de fácil cuidado e que se desenvolve bem em ambientes internos com pouca luz. Ela pode ser resistente e tolerante a condições adversas, o que a torna uma escolha bastante popular para iniciantes ou para quem tem a rotina corrida.

Os seus cuidados incluem o regamento quando o solo estiver seco na superfície, mas evitando encharcar para evitar que as raízes apodreçam. É importante evitar uma exposição prolongada ao sol forte, pois isso pode fazer com que as suas folhas queimem. 

Samambaia (Nephrolepis exaltata)

Um dos tipos de plantas mais comuns no Brasil e conhecida por sua beleza, a samambaia se adapta a vários ambientes: internos, externos, úmidos, secos, iluminados ou sem luz. Sendo assim, ela é bastante versátil e pode ser indicada para vários tipos de pessoas.

Ela deve ser regada regularmente para manter o solo levemente úmido, além disso, é importante deixar uma boa circulação de ar ao seu redor e não a manter sob a luz direta do sol.

Espada-de-São-Jorge (Dracaena trifasciata)

Bastante resistente e de pouca manutenção, a planta tolera bem a falta de água e de luz. Suas folhas são longas, rígidas e pontiagudas, com uma coloração desde verde escura até amarelada.

É necessário mantê-la sob luz indireta, com um solo bem drenado e regas moderadas, evitando o excesso de água.

Cactos (Cactaceae)

Com características que os tornam facilmente identificáveis, os cactos são bons quando o assunto é sobrevivência e se dão bem em ambiente variados, mas se desenvolvem melhor com o sol ou luminosidade.

As regas devem ser feitas pelo menos uma vez por semana ou sempre que a terra estiver seca. Escolha um vaso com furos de drenagem para garantir que a água não se acumule. Lembre-se de sempre usar luvas quando for manuseá-la, por conta dos espinhos.

Costela-de-Adão (Monstera deliciosa)

Excelente escolha para trazer um toque mais robusto da natureza para dentro da sua casa e relativamente fácil de cuidar, ela prefere ambientes bem iluminados, mas sem luz solar direta, por poder queimar suas folhas. 

Não é necessário realizar sua poda com frequência, mas é indicado cortar folhas ou galhos quando estiverem danificados para manter sua aparência. Gosta de ambientes úmidos, mas é importante não deixar a planta encharcada para evitar que as raízes apodreçam.

Saiba mais: Tudo o que você precisa saber para usar um podador de galhos

Por que é bom ter plantas em casa?

É comprovado cientificamente que as plantas influenciam no nosso humor e até na nossa saúde física, além de deixar o ambiente charmoso e aconchegante.

Dos principais benefícios que elas trazem, podemos listar a melhoria na qualidade do ar, redução do estresse e ansiedade, aumento na umidade, melhoria na concentração e produtividade, assim como a decoração da casa.

Com esses benefícios, ter plantas em casa pode fazer uma grande diferença na sua qualidade de vida, tornando o ambiente saudável, bonito e agradável.

Veja também: Jardim de verão: ferramentas de jardinagem para suas plantas

Como escolher a planta certa para sua casa?

Antes de escolher a planta certa para sua casa, é importante considerar fatores como a luz e temperatura do ambiente, o espaço disponível, o estilo e decoração do seu lar, assim como se certificar de que você não possui nenhuma alergia ou sensibilidade. 

É importante ter atenção na hora de escolher, pois os cuidados devem ser diferentes e dependem de cada espécie. Com essas dicas, você pode optar pela melhor opção que se adapte ao seu estilo de vida!

O que é preciso e como plantar em casa?

Bom, agora que você já sabe quais são as plantas ideais, os benefícios de tê-las em casa e como escolher a certa, vamos aprender o que é preciso e como plantá-las. Aqui estão algumas dicas:

O que é preciso

  • Espaço adequado: você pode usar prateleiras, balcões, janelas ou até mesmo paredes (com suportes ou jardins verticais);
  • Vasos e recipientes: escolha opções que ocupem pouco espaço, mas que ainda suportem as raízes das plantas, e também é necessário terem furos para a água poder escoar;
  • Luz: escolha lugares onde a luz natural se faz presente adequadamente para cada espécie;
  • Solo e fertilizante: cada planta tem preferência por um tipo de solo, mas todas precisam de nutrientes para crescer, por isso, use fertilizantes;
  • Ferramenta certa: com o uso da ferramenta certa, você garante um trabalho perfeito, e não se esqueça dos EPIs.

Como plantar

Colo que o vaso em um local adequado, com uma boa iluminação, mas sem exposição direta e intensa ao sol, em seguida, adicione o solo ao vaso, deixando um espaço de cerca de 2 centímetros da borda. 

Plante a muda ou as sementes, conforme o tipo e o tamanho de planta. Regue bem após o plantio. Fique atento as necessidades específicas de cada espécie e faça podas regulares para estimular um crescimento saudável.

Se você procura ferramentas de qualidade para o seu jardim, visite o site da Anhanguera Ferramentas e aproveite as melhores opções!

Para mais conteúdos como esse, confira o blog da Anhanguera Ferramentas e fique por dentro de todas as dicas!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *