A princípio, a pulverização é muito conhecida na agricultura, sendo essencial para a proteção de cultivos e o controle de pragas, doenças, plantas daninhas e até no tratamento do solo. Mas você sabia que esse processo também pode ser realizado no seu jardim com pulverizadores específicos?

Hoje, vamos explorar os diferentes tipos de pulverizadores, suas funções, os cuidados necessários para garantir segurança e como escolher o modelo ideal. Fique com a gente!

O que é um pulverizador?

Antes de mais nada, nós precisamos entender o que é um pulverizador. Essa ferramenta dispensa líquidos em forma de pequenas gotas, o que chamamos de pulverização. O objetivo é cobrir uma área de plantação com uniformização e eficiência, atingindo a planta ou a superfície de forma que o produto químico chegue às regiões necessárias.

Geralmente, sua função é aplicar produtos como pesticidas, fertilizantes, herbicidas ou produtos de limpeza. Ele pode ser usado em diversas áreas, como na jardinagem, agricultura e até na limpeza industrial. Sendo assim, os pulverizadores são muito versáteis.

Quais são os tipos e funções dos pulverizadores?

Assim como qualquer ferramenta de jardinagem, existem vários tipos e modelos de pulverizadores, tais como pulverizador costal, pulverizador de compressão prévia e pulverizador manual, sendo esse o mais comum para esse tipo de projeto. Detalharemos cada um abaixo:

Costal

Esse tipo é conhecido como um pulverizador agrícola, recomendado para áreas de médio ou grande porte e plantios de estufa. Isso porque seu reservatório fica nas costas e é necessário um operador para carregá-lo, possibilitando o uso em jardins. Sua aplicação pode ser manual ou automática. 

Compressão prévia

Possui um tanque onde o líquido a ser pulverizado é armazenado e o usuário precisa bombear a pressão manualmente antes de começar a pulverização. Esse tanque pode ter diferentes capacidades, dependendo do modelo. São os mais comuns em jardinagem e pequenas áreas agrícolas

Manual

Geralmente usado em uso doméstico, esse é o tipo mais encontrado em jardins. Seu design pequeno e compacto, facilita a locomoção para qualquer lugar da casa e possibilita a utilização em áreas de menor tamanho. Podem ser encontrados com capacidade a partir de 350 ml.

Saiba mais: Saiba como escolher as ferramentas para jardinagem ideais!

Como manter os cuidados?

Normalmente, quando fazemos o uso de pulverizados, que contém produtos como pesticidas, fungicidas, herbicidas e entre outros, isso reforça a importância de manter os cuidados para garantir a segurança e eficácia do processo. Os pontos a considerar são:

  • Produtos químicos: Siga as instruções de diluição e dosagem corretamente.
  • Proteção: Use EPI como luvas, máscara e óculos para evitar contato com produtos químicos.
  • Distância: Mantenha a distância adequada da planta para evitar a aplicação excessiva ou danosa.
  • Limpeza: Limpe por completo, especialmente se for usá-lo novamente para produtos diferentes.

Veja também: Jardim de verão: ferramentas de jardinagem para suas plantas

Como escolher um pulverizador?

Existem vários fatores que podem te auxiliar na decisão de escolher qual modelo de pulverizador usar, mas o primeiro passo é entender o tamanho da área que será utilizado

Dessa forma, pulverizadores manuais e de compressão prévia podem ser uma ótima escolha para áreas menores, já os pulverizadores costais, podem ser escolhidos em áreas de médio ou grande porte.

No site da Anhanguera Ferramentas você encontra esses modelos e muitas outras ferramentas para te auxiliarem no seu projeto de jardinagem!
Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre ferramentas e praticidade, confira o blog da Anhanguera Ferramentas para dicas e informações completas.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *