Para muitos, a Manutenção industrial está ligada apenas a fiscalizar e manter instrumentos e máquinas em pleno funcionamento. Mas não é bem assim.

Nesse artigo, vamos abordar os tipos de manutenção industrial e a importância de cada etapa. Então, se você quiser entender um pouco mais, continua lendo!🤓 

O que é e qual a importância da Manutenção Industrial?

A manutenção industrial assume cada vez mais uma função estratégica nas empresas, uma vez que feita regularmente, permite o bom funcionamento da planta industrial.

Além disso, garante condições de trabalho seguras para todos os colaboradores, que por sua vez, devem ter a clareza dos impactos que a manutenção (ou falta dela) podem causar.


Exemplos de Manutenção

Cada situação pode exigir um tipo de manutenção, afinal, cada indústria tem suas particularidades e buscam resultados diferentes.

Veja abaixo os principais tipos de manutenção e como eles funcionam na prática! Bora, lá?😀

Manutenção Preventiva

Já ouviu aquela frase “prevenir é melhor que remediar”? Esse é o conceito por trás deste tipo de manutenção.

O objetivo principal, é evitar falhas ou quedas de desempenho por desgaste dos equipamentos, além de prevenir acidentes.

Para facilitar, existem alguns critérios utilizados para definir a frequência que serão realizadas as manutenções preventivas:

  • Produtividade: De acordo com o número da produção são realizadas pequenas manutenções.
  • Tempo: Quando é estipulado um intervalo de tempo para que a manutenção seja feita.
  • Utilização: Utiliza instrumentação para verificar a quantidade de uso de um equipamento.

Esse tipo manutenção é baseada na Manutenção Preditiva, que é o segundo tipo que vamos abordar nesse artigo.

Manutenção Preditiva

A Manutenção Preditiva existe para acompanhar o desempenho dos equipamentos através de máquinas inteligentes (Big Data) e com isso avaliar se a prevenção foi eficiente ou não.

A análise é feita por sensores e instrumentos instalados nos equipamentos, com o objetivo de coletar dados e diagnosticar o funcionamento da linha de produção.

Manutenção Corretiva

Existem dois tipos de manutenção corretiva, a planejada e a não planejada.

De forma simples, a manutenção corretiva planejada é executada por meio de pausas agendadas e visa a reparação ou a substituição componentes. Já a manutenção corretiva não planejada, indica uma situação de falha não prevista e geralmente interrompe todo o processo produtivo, pois exige reparo imediato.

No geral, a manutenção corretiva é a mais comum de acontecer, porém não é a situação ideal, ainda mais se a empresa implementar as manutenções anteriores (Preventiva e Preditiva).

Manutenção Detectiva

Como o nome já diz, essa é a manutenção que detecta falhas que são imperceptíveis, afinal, nem sempre toda falha é rapidamente percebida e geralmente essas, são as mais perigosas.

Esse tipo de manutenção, anda lado a lado com a manutenção preditiva, pois é através dos recursos tecnológicos da manutenção preditiva que são feitos os testes e análises de desempenho.

Além disso, a manutenção detectiva, está altamente ligado ao conceito de indústria 4.0. (Já leu sobre esse assunto? Não? 😱 Então, acesse matéria exclusiva)


Por isso, é importante lembrar que os erros na manutenção industrial podem ser prejudiciais para todo o ambiente de produção, podendo provocar mais que apenas falhas e quebras nas máquinas e nos equipamentos. Os impactos podem se estender para o meio ambiente, mas principalmente, para a segurança dos funcionários que trabalham naquela planta.

Então lembre-se sempre, que a segurança é fundamental para a qualidade da planta industrial e do produto final que está sendo fabricado.


Agora que você entende um pouco mais sobre a importância da Manutenção Industrial, consulte um de nossos técnicos e saiba como a Anhanguera Ferramentas pode ajudar a sua empresa.


Soluções em Manutenção, Reparo e Operações

A Anhanguera, atua no mercado de manutenção, reparo e operação há mais de 25 anos sempre trazendo o que há de mais moderno no mercado, para sua empresa.

Com um Centro de Distribuição de 10.000 m² na cidade de Campinas, atende e entrega para todo o território nacional, através de suas unidades em:

  • Campinas
  • Jundiaí
  • Limeira
  • São Paulo
  • Sorocaba
  • São José dos Campos

O atendimento B2B é realizado na modalidade Spot, bem como Contratos, garantindo preços preestabelecidos e proporcionando agilidade nos processos de compras.


Gostou do nosso artigo? Acesse nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Categorias: Indústria

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *