Dentro da indústria é essencial conhecer os tipos de fios e cabos elétricos, uma vez que existem diversos tipos, sendo cada um com sua singularidade e utilidade para manter a segurança e conforto de todos.

Eles são a grande chave para o bom funcionamento geral da empresa. São eles os responsáveis por conduzir toda a energia que alimentará os aparelhos do local. 

Sendo assim, instalá-los da melhor maneira possível, com os melhores materiais, é essencial quando o assunto é uma boa manutenção do sistema de condução elétrica de algum estabelecimento.

Mas você sabe a diferença entre fios e cabos? Conhece suas aplicações? Sabe qual é o melhor tipo de cabo a ser aplicado nas diversas funcionalidades das instalações elétricas? 

No blog de hoje iremos tirar todas as suas dúvidas!

| Diferença entre fios e cabos elétricos?

Os fios e cabos elétricos possuem a mesma finalidade, entretanto são fabricados de forma diferente. Isso porque, os fios condutores são fabricados com apenas um fio, desta forma os fios têm a característica de serem rígidos devido a sua forma construtiva, sendo conhecidos como cabos sólidos.

Já os cabos elétricos, são fabricados internamente por vários fios condutores entrelaçados, o que os tornam mais flexíveis.

| Tipos de Fios e cabos e suas aplicações

  • Fio sólido

Esse tipo de fio é feito de cobre e pvc, pois é um material que isola a tensão elétrica, evitando que o cabo transfira eletricidade para outros materiais.

Além disso, ele é muito usado em quadros elétricos, tomadas, chuveiros e em instalações residenciais e industriais mais simples, em que não é necessária a flexibilidade do fio.

  • Cabo flexível e cabo rígido

Os cabos flexíveis e rígidos também são feitos de fios de cobre e isolados em pvc. Eles são os mais habituais e usados em diversas instalações elétricas – internas e fixas de luz, em residências, industriais, comerciais, entre outras. 

Possuem a mesma capacidade de condução de energia e indicações de uso que o fio sólido, no entanto, eles se diferenciam em sua flexibilidade.

  • Cabos PP

Os Cabos PP são formados por condutores de fios de cobre, esse cabo possui grande flexibilidade e é muito usado para ligações de eletrodomésticos, como aspirador, e outros aparelhos mais profissionais, como furadeiras e máquinas de solda. Além disso, são utilizados também no mercado automotivo, eles  são bem resistentes e seguros.

  •  Cabos paralelos

Os cabos paralelos também são constituídos por fios de cobre e são considerados flexíveis.Eles são recomendados para a instalação de aparelhos pequenos, aparelhos portáteis e objetos de iluminação, como por exemplo abajures e lustres.

| Anhanguera Ferramentas: Distribuidora de Materiais Elétricos

Na Anhanguera Ferramentas você encontra uma infinidade de opções de Materiais Elétricos para projetos, reparos, manutenções ou instalações.

Atuamos no mercado há 28 anos e contamos com uma sólida parceria com os melhores fornecedores, oferecendo soluções para todas as empresas e segmentos varejo e industrial.

Para mais, atendemos a todo o território nacional, com processos que garantem qualidade, pontualidade e eficiência de seus produtos e serviços.

Além disso, possuímos um time especializado em materiais elétricos para te atender e indicar as melhores soluções para sua empresa. É muito mais segurança para o seu projeto!


Entre em contato e saiba mais:

Telefone: (19) 3116-4095

E-mail: eletrica@anhangueraferramentas.com.br


Você já visitou a home do nosso Blog? Lá você encontra dicas e sugestões de produtos. Confira clicando aqui


Fonte: https://www.mundodaeletrica.com.br/cat/historias-da-eletricidade/

Categorias: Dicas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *