A calibragem de pneu é algo comum e indispensável na rotina dos motoristas de diferentes veículos. Feita da maneira correta, garante a segurança do condutor e influencia até no consumo de combustível.
Mas, cada pneu possui suas próprias especificações e é importante que o condutor saiba como calibrar corretamente.
Portanto, separamos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre calibragem de pneus.
Vamos explicar quando e como você deve verificar a calibragem dos pneus e como realizar esse processo em passos simples. Além de explorar as diferenças na calibragem de pneus frios e quentes, e destacar a importância de verificar o estepe regularmente, mesmo que não tão frequentemente quanto os outros pneus.
Riscos que você corre ao não calibrar o pneu
Manter os pneus na pressão correta não é apenas uma questão de segurança; é também uma forma de economizar dinheiro e prolongar a vida útil. Pneus descalibrados podem afetar a dirigibilidade do veículo, aumentando a chance de acidentes, desgaste do material e o consumo de combustível. Confira todos os riscos abaixo.
Se seus pneus não estão calibrados corretamente:
- Aumento no consumo de combustível: pneus com pouca pressão fazem o motor trabalhar mais, gastando mais combustível;
- Desgaste rápido e irregular: pneus com 10% menos pressão podem ter sua vida útil reduzida em até 15%. Por exemplo, se um pneu deveria durar 50.000 km, ele pode durar 7.500 km a menos;
- Risco de segurança: dirigir com pneus descalibrados pode ser perigoso, pois eles podem estourar em alta velocidade devido ao aquecimento excessivo;
- Aumento das emissões de CO2: pneus descalibrados contribuem para maior poluição.
Agora, se os seus pneus estão com calibragem excessiva, os riscos são:
- Desgaste central acelerado: pneus com pressão excessiva desgastam mais rápido no centro da banda de rodagem, reduzindo sua vida útil;
- Risco em estradas molhadas: pneus superinflados têm menor aderência, especialmente em condições de chuva, tornando a condução mais perigosa.
Quando verificar a calibragem dos pneus
A recomendação é que você verifique a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês e antes de viagens longas.
Isso porque os pneus naturalmente perdem pressão ao longo do tempo, geralmente cerca de 0,1 bar (1,45 PSI) por mês. No entanto, essa perda pode ser acelerada por diversos fatores, como:
- Perfurações acidentais: pequenos furos causados por pregos, vidro ou outros detritos na estrada podem provocar vazamentos lentos;
- Válvula defeituosa: a válvula do pneu é crucial para manter a pressão. Válvulas com defeito devem ser substituídas sempre que um pneu for trocado. Isso inclui válvulas com sensor de pressão, que são mais comuns em veículos modernos;
- Ausência de tampa de válvula: a tampa da válvula é essencial para garantir uma boa vedação e proteger contra a entrada de sujeira e umidade. Sempre certifique-se de que suas válvulas estão com as tampas adequadas.
Condições do aro: deve estar limpo e livre de corrosão sempre que um pneu for montado. A sujeira e a ferrugem podem comprometer a vedação entre o pneu e o aro, levando a vazamentos.
Frequência ideal para Calibrar os Pneus
Não basta apenas saber calibrar, é necessário saber quando calibrar, não é mesmo?
Em condições normais, o ideal é calibrar uma vez na semana, respeitando a pressão recomendada pelo fabricante.
Já em condições específicas, a frequência pode alterar. Vejamos:
- A cada 30 dias, para veículos com pouco uso mensal;
- Após 500 km rodados, para veículos de circulação constante;
Vale lembrar que, a calibragem deve ser feita com os pneus frios, dirija não mais do que 2 km até o local onde será calibrado, ou seja, em um posto próximo.
“A calibragem correta proporciona o aproveitamento ótimo dos sistemas de suspensão, transmissão, tração, direção e frenagem, trazendo assim maior segurança ao motorista e aos passageiros”
José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone
A pressão ideal
Sempre que chegamos no posto para calibrar, é comum o profissional perguntar:
— É 28 ou 30?
Nem um e nem outro!
Cada pneu possui uma pressão específica, pois varia conforme o peso de cada carro. Com o carro cheio a pressão também é diferente.
Ao calibrar os pneus, a pressão recomendada geralmente varia entre 28 a 36 PSI para os pneus dianteiros e 30 a 40 PSI para os traseiros. No entanto, esses valores podem diferir conforme o tamanho do veículo e o seu uso específico. Veículos maiores ou destinados ao transporte de passageiros frequentemente necessitam de uma pressão maior nos pneus.
As informações de calibração do pneu são recomendadas pelo próprio fabricante e podem ser encontradas no manual de instruções, na portinhola do combustível e na lateral da porta do condutor.
Mas afinal, por que usar a pressão recomendada?
- Com a pressão errada, o carro perde a estabilidade e o aumento da distância de frenagem;
- Com o pneu descalibrado, você gasta muito mais combustível, pois aumenta o esforço do motor;
- 7 PSI a menos, reduz em 20% a vida útil do pneu;
- Com pressão acima que o indicado, gera desgaste na parte central do pneu;
- E com pressão abaixo do indicado, gera desgaste na lateral do pneu.
Passo a passo simples de como calibrar os pneus
Bom, agora você está bem informado sobre como realizar uma calibragem correta. Vamos para a prática, confira o passo a passo:
- Digite o número no visor do calibrador e acione;
- Retire a tampa da válvula do pneu;
- Aperte a trava na ponta do calibrador (se houver);
- Encaixe a mangueirinha na válvula;
- Aguarde o apito do equipamento indicando a pressão ideal;
- Finalize voltando com a tampa da válvula.
Não se esqueça de calibrar também o estepe, ok?
Produtos Relacionados
Veja mais conteúdos como este no blog da Anhanguera Ferramentas.
Além disso, na nossa loja online temos um catálogo amplo de ferramentas e acessórios com descontos especiais esperando por você! Acesse nosso site para saber mais: Anhanguera Ferramentas.
0 comentário