Trabalhar com um Compressor Odontológico adequado é muito importante para o dia a dia de um consultório.

E não é só isso, porque o bem estar dos seus pacientes também é um fator muito relevante para a prosperidade do seu negócio.

Então investir no equipamento errado está totalmente fora de cogitação. Por isso hoje vamos te dar algumas dicas que podem te ajudar a escolher com sabedoria.

Como avaliar seu Compressor Odontológico?

A maior característica em torno de um equipamento como esse, seja ele industrial ou odontológico, está embasada em três elementos principais.

  1. Vazão
  2. Pressão
  3. Regime de Trabalho

Mas quando falamos de um equipamento que será utilizado em consultórios há um quarto elemento de deve ser considerado: a bomba a vácuo.

Porém falaremos dela mais tarde, antes queremos que você entenda o conceito de produtividade de um compressor.

Porque compressores de baixa pressão, que são aqueles com vazão de até 20pcm, normalmente tem perda de efetividade de até 50%.

Mas quando seu equipamento tem vazão acima de 20 pés, ele é considerado como Alta Pressão. E nestes casos, a perda de efetividade é de apenas 20%.

Veja um comparativo no gráfico abaixo:

Isso é importante porque cada cadeira de um dentista consome, em média, de 3 a 4 pcm de um compressor.

Mas essa média de consumo leva em conta o uso da bomba a vácuo. Caso você não tenha uma destas instalada, rendimento será ainda menor.

A função a vácuo é fazer a sucção, limpando a boca do paciente enquanto o dentista estiver operando.

Então, antes de investir em compressor de ar, sempre considere a Vazão, Pressão, Regime de Trabalho e o uso da bomba a vácuo na hora de investir no seu equipamento.

E para que você não tenha dores de cabeças, opte por compressores homologados e com selos de qualidade comprovados no mercado.

Um bom exemplo está na linha de Compressores Odontológicos da Schulz, isentos de óleo e um dos melhores no mercado atualmente.


Na Anhanguera Ferramentas você encontra uma ampla linha de Compressores de Ar pistão, odontológico e portáteis.

Ainda precisa de ajuda para escolher o equipamento ideal para o seu consultório? Fale conosco pelos comentários 😉


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *