Dicas para cuidar da casa e jardim no inverno

Com a chegada do inverno aqui no Brasil, os cuidados com a sua casa e seu jardim devem ser redobrados. É normal que com o clima mais seco e a temperatura mais baixa, resfriados, gripes, alergias, sinusites e outras doenças respiratórias tendem a aparecer e incomodar.

Portanto, trouxemos algumas dicas valiosas para você poder passar o inverno mais seguro e tranquilo! Vamos conferir?


Cuidados com a casa

Dicas para cuidar da casa e jardim no inverno

Abra todas as portas e janelas

É comum deixarmos tudo fechado para manter o ambiente mais aquecido, mas o ideal mesmo é manter a casa aberta para que o ar possa circular. Pois, um ambiente fechado é propício à proliferação de fungos e ácaros, que podem acarretar diversos problemas de saúde, principalmente os respiratórios.

Com isso, procure deixar portas e janelas abertas para que o ar possa circular por pelo menos 2 horas por dia.

Mantenha o ar mais saudável

Nesta época do ano, a umidade do ar costuma cair mais do que o normal, deixando o clima extremamente seco e consequentemente causando uma série de desconfortos respiratórios e mal-estar.

Porém, existe uma simples maneira de amenizar os impactos do tempo seco, você sabia?

O uso dos umidificadores de ar tem se tornado cada vez mais comum no dia a dia, e ao contrário do que a maioria pensa, este aparelho não serve apenas para deixar o ar mais úmido.

Este produto também indicado para pessoas alérgicas, porque alivia a tosse seca e irritação nos olhos, além de combater as dificuldades para respirar.

Mas, como realmente funciona o umidificador?

O umidificador de ar conta com uma tecnologia super moderna e segura, em que utiliza alta frequência vibratória para transformar água líquida em micropartículas e com a ajuda de um ventilador, o vapor sai pelo bocal do aparelho, e torna o ambiente mais fresco, úmido e confortável.

Durante o funcionamento do umidificador, o aparelho não aquece bastante, garantindo maior segurança ao usuário, diferente do vaporizador. Além de possuir melhor custo-benefício, o umidificador é prático, eficiente e durável.

Confira o nosso Umidificador de Ar da Ventisol, que possui reservatório de 3,7 litros e proporciona até 10 horas de funcionamento na potência máxima.

A faxina é essencial!

Os cuidados com a limpeza da casa durante o inverno devem ser redobrados, pois, é nesta estação que os ácaros e microrganismos trabalham ainda mais. Os ácaros domésticos são encontrados com frequência em sofás, travesseiros, roupas de cama e colchões.

A maneira mais eficiente de eliminá-los, além de deixar o ambiente bem arejado, é realizar faxinas pesadas pelo menos a cada 15 dias e o ideal é trocar a vassoura por aspirador de pó.

A melhor opção para realizar uma limpeza profunda é o Aspirador e Extrator de Pó Lavaclean da IPC que garante uma limpeza profissional e de qualidade. Este equipamento é completo e possui acessórios ideais para aspiração e lavagem de carpetes, tapetes, estofados e pisos frios.

Cuidados com o jardim

Dicas para cuidar da casa e jardim no inverno

Livre-se das pragas

Todas as plantas estão sujeitas a ataques de pragas durante o ano todo, mas no inverno há maiores manifestações, pois é quando os vegetais entram em um período de repouso, deixando-as mais vulneráveis.

As pragas mais comuns desta estação são os ácaros, pulgões e fungos.

Os ácaros não podem ser observados a olho nu, mas normalmente atacam a parte inferior das folhas deixando-as com cor de ferrugem. Se apenas algumas folhas estiverem danificadas, a solução é simples, basta cortar!

O ideal é utilizar tesoura própria para poda, recomendamos este modelo 78304/511 da Tramontina, que possui lâminas metálicas, cabo ergonômico e é muito prática de usar.

Já os pulgões costumam se fixar em caules e folhas novas para sugar a seiva da planta e para combatê-los é mais fácil, apenas um jato de água é o suficiente, assim os pulgões vão se soltar das folhas. Para isso, utilize mangueira de jardim ou um pulverizador.

Os fungos se alastram na superfície das folhas agindo em sua coloração e causando pintinhas brancas. Essa espécie de praga costuma atacar quando a planta está em locais que não recebe muita luz e precisa da luminosidade para manter-se saudável. A solução está em cortar as folhas danificadas fora e trocar a planta de local.

Pode os galhos secos

Realize podas de manutenção, retirando os galhos e folhas secas para que as plantas possam ter as forças renovadas, além de prolongar seu tempo de vida e gerar novas folhas para a estação seguinte. Com toda certeza, isso fará muita diferença!

Para isso, você pode utilizar um podador elétrico para arbustos e cercas vivas ou uma simples tesoura para poda.

Remova folhas caídas

Já repararam como as ruas e calçadas ficam cobertas de folhas caídas nesta época do ano? Algumas espécies de árvores costumas perder suas folhagens durante o outono e também no inverno. Este processo é comum em árvores com folhas maiores.

Para remover estas folhas com mais facilidade, você pode usar uma vassoura para jardim, que possui dentes longos e resistentes ou até mesmo um soprador de folhas elétrico que agilizará ainda mais a limpeza do seu jardim ou do quintal.


Confira nossa categoria completa de Casa e Jardim! Lá você encontra diversos produtos perfeitos para você deixar sua casa mais segura e agradável nesta estação!

Gostou deste conteúdo? Veja outros temas visitando o nosso blog!

Categorias: Dicas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.