Ferramentas a BateriaAs Ferramentas a Bateria definitivamente estão na moda já que oferecem inúmeras vantagens aos seus usuários. Entretanto ainda há aqueles que tem suas ressalvas ao investir em uma máquina destas.

Por isso trouxemos um estudo bastante amplo sobre o que você precisa saber antes de comprar sua ferramenta, quais são os benefícios que ela pode te proporcionar e uma breve análise de alguns dos modelos mais utilizados do mercado!

O que você precisa saber antes de comprar uma Máquina a Bateria? 

Você sabia que a Bosch lançou a sua primeira máquina a bateria há 50 anos? Tratava-se de um aparador de cerca-viva e uma Furadeira com bateria para pendurar embaixo do ombro que, na época, pesava 5,5 quilogramas e era feita de gel de chumbo com 12 Volts.

A Autonomia da bateria também não era das melhores, já que durava mais ou menos uma hora. No aparador, por exemplo, isso era suficiente para cortar arbustos com média de 20 metros de comprimento, mas depois era necessário recarregá-lo por seis horas antes de usá-lo novamente.

De lá pra cá muita coisa mudou. Desde 2003 a moda das Baterias com tecnologias de Íons de Lítio chegaram nas ferramentas elétricas (antes conhecida apenas em telefones celulares) oferecendo muitos benefícios aos consumidores: não sofrem com auto-descarga, não possuem efeito memória, carregam mais rápido, são mais leves, oferecem maior potência/torque, tem maior durabilidade, são mais resistentes… entre muitos outros diferenciais.

Mas a grande verdade é que ainda há uma parcela de usuários que sentem receio de perder potência ao trocar uma ferramenta elétrica por uma alimentada a bateria. Esse velho mito hoje já pode ser esquecido, já que as grandes marcas desenvolvem estes novos produtos para que eles ofereçam a mesma capacidade de torque que uma máquina elétrica.

Aliás não é só potência que você encontra nestas ferramentas sem fio. Olha só algumas vantagens que elas proporcionam:

  • Compatibilidade: hoje é muito comum que as marcas produzam suas máquinas com Sistemas Flexíveis. Ou seja, se você tem uma parafusadeira e uma esmerilhadeira da mesma fabricante é bem possível que possa usar a bateria em ambos os modelos! Por isso, aliás, que você encontra vários modelos de ferramentas elétricas sendo vendidos sem a bateria.
  • Mobilidade: pense no quão confortável é para você carregar suas máquinas aonde você for sem se preocupar com aquele fio te incomodando e te limitando o tempo todo! O design destas ferramentas geralmente é leve compacto, o que não ocupa espaço em sua caixa de ferramentas e permite que você trabalhe em locais apertados sem fadiga.
  • Tecnologia: Há modelos com iluminação de trabalho, indicador de carga da bateria, sistema de proteção das células eletrônicas (para evitar superaquecimento das células da bateria), motor Brushless (sem escovas de carvão), torque otimizado, gatilhos com velocidades variáveis, freios e embreagens eletrônicos, e muito mais.. Tem até mesmo máquinas que carregam a bateria por tecnologia wireless.
  • Economia: talvez você achasse o contrário, mas as ferramentas a bateria normalmente possuem manutenção mais barata se comparado às ferramentas elétricas. Há situações onde essa economia pode chegar a até 60%.
  • Custo Benefício: toda a tecnologia, mobilidade, economia, segurança e conforto que uma máquina destas oferece, sem falar nos preços mais competitivos, tornam o custo benefício excelente para o consumidor.

Independentemente se sua profissão seja em uma Marcenaria, Carpintaria, Indústria, Construção Civil, saiba que estas máquinas possuem linhas que atendem a todo e qualquer serviço, em qualquer ambiente, desde os trabalhos mais simples a até mesmo os mais exigentes.

Agora que você viu sobre quais são os benefícios de uma ferramenta a bateria, que tal conhecer algumas das mais utilizadas no dia a dia?

Furadeiras/ Parafusadeiras a Bateria

Furadeira-e-Parafusadeira-a-Bateria-GSR-1000-BoschDesde que chegaram ao mercado, as Furadeiras e Parafusadeiras a Bateria caíram no gosto dos profissionais e hobbystas. É comum encontrá-las na oficina de qualquer profissional e geralmente quem tem não abre mão da comodidade.

Equipadas com baterias de diversas categorias (12V, 14V, 18V, 20V e até mesmo 60V), elas normalmente são indicadas para apertos e desapertos de parafusos mas também podem, inclusive, realizar furações em superfícies de concreto, madeira, metal, alumínio, drywall, e alvenaria.

Dica: antes de investir em uma máquina destas sempre leve em consideração qual é o tipo de serviço em que elas serão aplicadas. Isso lhe ajudará a determinar qual é a potência da bateria que você deve escolher.

Chaves de Impacto

Se você quer realizar trabalhos de apertos ou desapertos de parafusos e porcas a Chave de Impacto é a solução mais rápida e eficaz para isso.

Indicadas para trabalhos pesados em oficinas e borracharias, exigem do profissional muita atenção e controle ao usar já que o seu torque é muito mais elevado. Os modelos a bateria oferecem as mesmas vantagens que uma Furadeira e Parafusadeira a bateria, tais como mobilidade e tecnologia, mas também costumam contar com freios e embreagens eletrônicas que proporcionam máxima segurança durante o uso.

Dica: antes de escolher a Chave de Impacto ideal para sua oficina procure analisar a faixa de torque, tamanho do parafuso e o tipo do mandril afim de saber se ela atenderá as suas demandas do dia a dia.

Marteletes a Bateria 

Martelete-perfurador-rompedor-a-bateria-DCH133M2-DewaltLembra-se daqueles tempos em que você sofria quebrando ou demolindo paredes de concreto? Quando o martelete elétrico chegou ao mercado esse trabalho pesado ficou mais fácil, preciso e mais rápido.

Os modelos a bateria oferecem muito mais comodidade e praticidade, não te limitam e permite que você trabalhe em qualquer posição por longos períodos de tempo sem interrupções.

Existem diversas categorias como Perfurador, Rompedor e Demolidor; Aliás marcas como Bosch, Dewalt ou Makita oferecem Marteletes a Bateria com inúmeras inovações tecnológicas que tornam a máquina muito atraente, tais como:

  • Velocidade Variável e rotação reversível;
  • Motor Brushless sem escovas de carvão;
  • Iluminação de trabalho;
  • Baterias de Íons de Lítio;
  • Freio eletrônico e Embreagem mecânica para maior segurança do usuário;
  • Adaptador/conector para Aspiradores de Pó, o que permite trabalhar com menor nível de sujeira;
  • Mesma capacidade de martelete elétrico;

Dica: independente do nível de trabalho, sempre escolha marteletes com duas baterias. Enquanto uma estiver carregando você pode continuar seu trabalho normalmente com a outra sem paradas.

Serras

serra-sabre-a-bateria-DJR186RFE-makitaSeja uma Serra Circular, Serra Sabre ou Serra Esquadria, todos os modelos já contam com opcionais que são capazes de oferecer diversas aplicações.

O maior diferencial fica por conta da mobilidade: trabalhe aonde quiser sem a presença de um fio para te atrapalhar! Como os carregadores de baterias normalmente são bivolts você também não precisa se preocupar com a tensão na casa do cliente.

Dica: Nos trabalhos mais pesados com Serras Circulares ou Esquadrias procure investir sempre nos kit’s com duas baterias, isso permite que você nunca precise parar seus trabalhos enquanto o acessório estiver sendo recarregado.

Esmerilhadeiras, Lixadeiras e Plainas

Pra quem costuma se movimentar bastante para trabalhar, ou costuma operar em locais apertados, as esmerilhadeiras, lixadeiras e plainas a bateria são excelentes investimentos.

Altamente potentes, leves e equipadas com muita tecnologia que tornam sua operação confortável e segura. Isso conta muito na hora da sua decisão, já que são máquinas que oferecem um risco elevado se forem operadas de modo indevido.

Uma vez que são ferramentas de uso intenso é sempre bom considerar os gastos com manutenção, o que tornam estes modelos a bateria muito mais atraentes que as máquinas elétricas, já que costumam ser mais caras na hora do reparo.

O que você deve saber antes de comprar uma Ferramenta a Bateria? 

Até agora você viu os principais benefícios que estas máquinas podem te trazer, e quais os modelos mais utilizados do mercado, mas também te aconselhamos a considerar alguns pontos para que você invista com inteligência:

  1. Saiba com o que você irá trabalhar:
    Identificar o nível de serviço que você exige é importante para que você escolha não só o modelo, mas também a marca de sua ferramenta. Mesmo que uma máquina a bateria proporcione a mesma potência que uma elétrica, é necessário saber qual é nível de trabalho que você irá exigir para então escolher a potência ideal.
  2. Opte pelos modelos com Baterias de Lítio: 
    Ainda existem máquinas que são alimentadas por baterias NiCd, mas independente se seu trabalho for profissional ou para hobby, invista nas baterias com tecnologia de lítio. Normalmente estes modelos dão muito menos problemas, são muito mais duráveis e possuem uma autonomia muito maior.
  3. Considere os Amperes (Ah) da bateria: 
    Quanto maior a amperagem, maior a duração da bateria. Embora as baterias de lítio consigam render muito mais carga, se seu trabalho for muito pesado é recomendado que você procure optar pelos modelos com maior capacidade. Essa diferença também influencia na quantidade de torque de uma máquina, ou seja, quanto mais amperagem, mais força na sua ferramenta.
  4. Analise absolutamente tudo antes de fechar seu pedido: 
    Considere absolutamente tudo antes de fechar sua compra para você não ter dores de cabeça durante o uso. Informações como: Peso, potência da bateria, capacidade de torque, rotação, impactos por minuto, voltagem do carregador, design e tamanho, sistemas flexíveis, acessórios de segurança, iluminação de trabalho, acessórios opcionais (bolsa, bit’s) e a marca são pontos que, se forem cuidadosamente analisados, lhe farão ter uma ótima relação custo x benefício na sua negociação.

____________________________________________________________________________________

Aqui na Anhanguera Ferramentas você encontra diversos modelos de Furadeiras, Parafusadeiras, Esmerilhadeiras, Serras Circulares, Serra Sabre, Retificadeiras, Lixadeiras, Plainas e muitas outras Ferramentas Elétricas das melhores marcas do mercado, como Bosch, Dewalt, Makita, Black Decker, Stanley e Skil.

E aí, gostou de aprender um pouco mais sobre as Ferramentas a Bateria? Quais são suas impressões a respeitos destas máquinas? Deixe nos comentários suas dúvidas ou experiências que nós iremos te responder!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *