Do artesanal ao industrial, o trabalho feito em madeira é a profissão mais antiga do mundo, segundo registros, as primeiras Marcenarias nasceram na Europa por volta de 1500 e hoje é uma das profissões mais procuradas e com um mercado bem amplo.
Diante desta importância, criamos uma lista com as Ferramentas essenciais para um Marceneiro.
Bora conferir? Boa leitura!
Sobre o profissional:
“O marceneiro é o responsável por produzir em madeira, desde objetos de médio porte, como portas e armários, até objetos menores e mais refinados, como artigos de decoração e obras artísticas.”
Serra Tico Tico
Esta ferramenta é muito usada em oficinas para realizar cortes retos em madeiras em movimentos de “vai e vem”. Além disso, a Serra Tico Tico é suficientemente precisa para efetuar cortes curvos, rasgos, chanfros, cortes de imersão e outras formas personalizadas.
Plaina
É perfeita para consertar as imperfeições nas peças de madeira. Com o movimento correto, a Plaina pode cortar, aplainar, retificar e tirar lascas de madeira fina até que toda a peça de madeira fique alinhada e sem ondulações ou desníveis.
A Plaina não substitui a Lixadeira, pelo contrário, elas podem ser usadas juntas, enquanto uma nivela a outra faz o acabamento ficar mais fino e delicado.
Grampo
Uma ferramenta manual que torna o trabalho mais ágil e prático. O Grampo para Marceneiro é ideal para fixar as peças de madeira em processos de colagem, fixação e montagem.
Há diversos modelos muito parecidos, porém o que muda é a capacidade, visto que as dimensões e a abertura mudam conforme a especificidade do seu projeto.
Nível
O Nível é um instrumento de medição muito presente em construções, mas também é indispensável em oficinas de Marcenaria. É ideal para montadores que precisam de exatidão na hora pendurar prateleiras ou móveis aéreos, por exemplo.
Existem 2 tipos de níveis, manual e a ‘laser’, que tem ganhado ainda mais espaço por garantir mais precisão e agilidade no trabalho.
Dica Bônus: Ferramentas extras!
Além das ferramentas citadas acima, numa oficina não pode faltar:
E aí, marceneiro, já possui essas ferramentas?
Com certeza, com elas o resultado do seu trabalho não será mais o mesmo.
Se você gostou do assunto, leia este conteúdo sobre Como escolher um Disco para cortar Madeira!
0 comentário