O que é martelinho de ouro

Também conhecido por Funilaria Artesanal, esta técnica de remover pequenos amassados e colisões é muito popular aqui no Brasil.

Porém, muitos desconhecem a história por trás da arte de desamassar e até mesmo quais são as vantagens em contratar tal serviço.

Neste artigo, falarei sobre a famosa técnica Martelinho de Ouro que tem conquistado cada vez mais espaço no setor automotivo.

Como surgiu a técnica “Martelinho de Ouro”?

Mesmo sendo tão famosa, poucos sabem que a técnica foi desenvolvida pelo funileiro Pedro Souza Santana, que possui mais de 50 anos de experiência na área, segundo a revista Quatro Rodas.

O que é martelinho de ouro

A carreira do senhor Pedro começou no setor de acabamento na fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo – SP, onde dava brilho aos veículos.

Com o passar do tempo, ele e mais dois colegas de trabalho, criaram uma técnica que eliminava pequenos amassados que surgiam durante a fabricação. Pedro ainda conta que ficou conhecido por realizar reparos preservando a originalidade da pintura.

Ele também conta ter criado ferramentas específicas durante sua jornada na Volkswagen, como alavancas feitas com chifres de boi, cipós, galhos e até tacos de sinuca. Tais ferramentas auxiliavam no reparo de partes curvas dos automóveis, como o capô.

O nome “Martelinho de Ouro” foi registrado por Pedro. Este termo surgiu de um apelido dado por um de seus clientes que ficou admirado pela técnica e por ser muito mais rápido e barato comparado a funilaria tradicional.

Da fábrica para as oficinas

A técnica de Pedro Souza foi criada para remover pequenos amassados e colisões que eram causados pelas montadoras e fábricas, mas o método “milagroso” foi tão aceito, que evolui e chegou as oficinas.

O que é martelinho de ouro

Muitos funileiros oferecem o serviço de Martelinho de Ouro em suas oficinas, e atualmente, o serviço artesanal é executado com muito mais qualidade e velocidade em relação a tempos atrás, devido ao avanço da tecnologia e acesso a informações.

Para alcançar o resultado esperado, os profissionais de Martelinho costumam utilizar muita iluminação em suas oficinas. A luz é necessária e ajuda a ver os amassados com perfeição, até mesmo os mais discretos.

E agora, funilaria ou martelinho?

Se bateu a dúvida entre qual serviço contratar para recuperar a lataria do seu carro, a resposta é bem simples: depende! Depende do tipo do amassado.

A Funilaria desamassa o carro trocando ou recuperando peças, portanto é indicado para amassados mais graves onde tenha riscado ou trincado a pintura.

Este serviço tem um processo um pouco mais demorado, pois, envolve diversas etapas, como desmontagem, montagem, pintura, lavagem e secagem do automóvel.

Já o Martelinho de Ouro é uma técnica mais artesanal e é ideal para os amassados pequenos, onde não tenha afetado a pintura. O processo é rápido, dependendo do amassado, pode levar até 1 hora para finalizar.

O trabalho de martelinho consiste em apenas desamassar sem alterar nenhuma característica original do veículo, desse modo o resultado é surpreendente e de alto nível.

Vale destacar, que uma técnica não anula a outra. Pode considerar que o Martelinho é uma evolução da Funilaria e andam lado a lado.

Diante disso, antes de fechar qualquer negócio, sempre procure uma boa oficina para avaliar o caso e indicar a melhor técnica para recuperar o seu veículo.


Produtos Relacionados

Lixadeira politriz angular dewalt
LIXADEIRA POLITRIZ ANGULAR 7″ 1250W DWP849X-BR DEWALT
Martelo funileiro tramontina
MARTELO FUNILEIRO PENA CRUZADA 40472/000 TRAMONTINA
Ventosa dupla vonder
VENTOSA DUPLA
3599002002
VONDER

E aí, gostou deste conteúdo?

Se você se interessa pelo setor automotivo, veja essas 4 dicas para manter sua Oficina Mecânica limpa e organizada.


Aproveite o Especial Automotivo da Anhanguera Ferramentas!

Ferramentas automotivas


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.