
Também conhecida como funilaria artesanal, esta técnica de remover pequenos amassados e colisões é muito popular aqui no Brasil.
Porém, muitos desconhecem a história por trás da arte de desamassar e até mesmo quais são as vantagens em contratar tal serviço.
Neste artigo, vamos falar sobre a famosa técnica martelinho de ouro que tem conquistado cada vez mais espaço no setor automotivo. Vamos lá?
Como surgiu essa técnica
Mesmo sendo tão famosa, poucos sabem que a técnica foi desenvolvida pelo funileiro Pedro Souza Santana, que possui mais de 50 anos de experiência na área, segundo a revista Quatro Rodas.

A carreira do senhor Pedro começou no setor de acabamento na fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo – SP, onde dava brilho aos veículos.
Com o passar do tempo, ele e mais dois colegas de trabalho, criaram uma técnica que eliminava pequenos amassados que surgiam durante a fabricação. Pedro ainda conta que ficou conhecido por realizar reparos preservando a originalidade da pintura.
Ele também conta ter criado ferramentas específicas durante sua jornada na Volkswagen, como alavancas feitas com chifres de boi, cipós, galhos e até tacos de sinuca. Tais ferramentas auxiliavam no reparo de partes curvas dos automóveis, como o capô.
O nome “martelinho de ouro” foi registrado por Pedro. Este termo surgiu de um apelido dado por um de seus clientes que ficou admirado pela técnica e por ser muito mais rápido e barato comparado a funilaria tradicional.
A técnica de Pedro Souza foi criada para remover pequenos amassados e colisões que eram causados pelas montadoras e fábricas, mas o método “milagroso” foi tão aceito, que evoluiu e chegou às oficinas.
O que é martelinho de ouro
Muitos funileiros oferecem o serviço de martelinho de ouro em suas oficinas, e atualmente, o serviço artesanal é executado com muito mais qualidade e velocidade em relação a tempos atrás, devido ao avanço da tecnologia e acesso a informações.

Indicado para corrigir pequenos amassados, arranhões, batidas leves e danos causados por chuvas de granizo, o martelinho de ouro é uma técnica versátil de reparo automotivo.
Em algumas situações, inclusive, pode ser aplicado com eficácia em danos mais extensos de batidas, contanto que estes não atinjam profundamente a estrutura do veículo.
Funilaria ou martelinho: qual escolher
Se bateu a dúvida entre qual serviço contratar para recuperar a lataria do seu carro, a resposta é bem simples: depende do tipo do amassado.
A funilaria desamassa o carro trocando ou recuperando peças, portanto é indicado para amassados mais graves onde tenha riscado ou trincado a pintura.
Este serviço tem um processo um pouco mais demorado, pois envolve diversas etapas, como desmontagem, montagem, pintura, lavagem e secagem do automóvel.
Já o martelinho de ouro é uma técnica mais artesanal e é ideal para os amassados pequenos, onde não tenha afetado a pintura. O processo é rápido, dependendo do amassado, pode levar até 1 hora para finalizar.


Vale destacar, que uma técnica não anula a outra. Pode-se considerar que o martelinho é uma evolução da funilaria e andam lado a lado.
Leia mais: Tudo que preciso saber sobre Funilaria Automotiva
Como desamassar carro usando martelinho de ouro
O trabalho de martelinho consiste em apenas desamassar sem alterar nenhuma característica original do veículo, desse modo o resultado é surpreendente e de alto nível.
Inicialmente, é crucial que o profissional realize uma avaliação minuciosa do dano para determinar a viabilidade da aplicação da técnica.
Em seguida, utilizando ferramentas especializadas de metal e borracha, o profissional pressiona e empurra a lataria do carro de volta à sua condição original.
Embora o tempo necessário possa variar conforme o tamanho e a complexidade do amassado, geralmente, o processo é mais ágil em comparação a outras abordagens de funilaria e pintura, como dissemos anteriormente.
Uma das principais vantagens do martelinho de ouro é a preservação da pintura original, pois não requer lixamento ou aplicação de massa para reparar o amassado.
Adicionalmente, essa técnica é altamente precisa e possibilita reparos em áreas de difícil acesso, como nos cantos do veículo. O resultado final é um carro com a lataria completamente restaurada, livre de marcas ou discrepâncias de cor.
Lembre-se de que a prática e a habilidade são essenciais, por isso é aconselhável procurar a ajuda de profissionais para evitar danos ao veículo.
Diante disso, antes de fechar qualquer negócio, sempre procure uma boa oficina para avaliar o caso e indicar a melhor técnica para recuperar o seu veículo.
Ferramentas usadas no martelinho de ouro
Saiba quais são as ferramentas de martelinho de outro mais usadas nas oficinas:
Martelo de borracha
O martelo de borracha é peça-chave no serviço de martelinho de ouro, destacando-se por sua capacidade de moldar e aplicar pressão na lataria do veículo sem prejudicar a pintura.
Diferentemente de um martelo convencional, sua cabeça de borracha macia e cabo de madeira permitem batidas suaves para correção de amassados.
Pinos e alavancas
Utilizados para aplicar força em pontos específicos da lataria, os pinos e alavancas levantam e corrigem amassados que demandam mais pressão do que o martelo de borracha pode oferecer.
Espátulas
As espátulas pressionam a lataria do carro, moldando o metal e reparando em áreas planas, como portas e capô.
Geralmente feitas de metal, apresentam diferentes formas e tamanhos para se adequar a diversas áreas do veículo.
Ventosas
Destinadas a puxar a lataria de volta à forma original, as ventosas são especialmente eficazes em corrigir amassados em áreas de difícil acesso para ferramentas manuais.
Fixadas à lataria com uma bomba de vácuo, realizam a correção de forma não intrusiva.
Luzes especiais
Essenciais para iluminar a lataria e identificar com precisão os pontos que necessitam de correção, as luzes especiais revelam áreas afetadas pela deformação, permitindo um trabalho mais preciso.
Ferramentas de polimento
Após a correção do dano, ferramentas de polimento, como lixas, massas polidoras e boinas de polimento, são empregadas para remover arranhões e marcas na pintura, garantindo uma superfície lisa e uniforme. A seleção desses materiais é crucial para evitar danos à superfície do veículo.
Sopradores de ar quente
Os sopradores de ar quente aquecem a lataria, tornando-a mais maleável e facilitando a correção de amassados, especialmente em áreas mais rígidas, como cantos da carroceria.
Saiba mais: Guia completo sobre sopradores térmicos: tudo o que você precisa!
Ferramentas de medição
Ferramentas como medidores de profundidade e escalas de peso são empregadas para medir e comparar a lataria antes e depois do reparo, assegurando uma correção precisa do dano.
Esses instrumentos de precisão permitem ao profissional avaliar a forma e o tamanho do amassado com precisão.
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