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No setor industrial, garantir a eficiência operacional vai muito além da produção em si. Um dos pilares fundamentais para manter a produtividade e reduzir paradas não planejadas é a gestão adequada de MRO (Manutenção, Reparo e Operações)

Embora seja um termo técnico, o MRO desempenha um papel crucial em indústrias de todos os portes, garantindo que maquinários, ferramentas e equipamentos estejam sempre em perfeito funcionamento. Neste post, vamos explicar o que é MRO, por que ele é tão importante para as indústrias e como uma boa gestão nesse segmento pode impactar diretamente nos resultados operacionais. Vamos lá? 

O que é MRO?

MRO, ou manutenção, reparo e operações, refere-se a um conjunto de atividades e processos destinados a garantir que as instalações, máquinas, equipamentos e ferramentas em uma empresa estejam sempre funcionando de maneira eficiente. 

Isso inclui desde a substituição de peças desgastadas, reparos emergenciais e preventivos, até o fornecimento de materiais básicos para manter a operação, como lubrificantes, ferramentas de corte e produtos de limpeza.

O MRO é essencial em ambientes industriais, pois uma gestão adequada desse segmento reduz o tempo de inatividade das máquinas, evita falhas inesperadas e melhora a produtividade. Ele engloba tanto as atividades ligadas à manutenção propriamente dita quanto o gerenciamento de suprimentos necessários para o dia a dia da operação, como EPIs e itens de escritório.

  • O QUE SIGNIFICA MANUTENÇÃO: os itens de manutenção são aqueles necessários para manter as indústrias em perfeito funcionamento.
  • O QUE SIGNIFICA REPARO: os itens de reparo são aqueles necessários para reparar equipamentos, seja em paradas programadas para manutenção preventiva ou paradas imediatas para manutenção corretiva.
  • O QUE SIGNIFICA OPERAÇÃO: os itens de operações são aqueles necessários para manter o funcionamento das indústrias de forma eficiente.

O que são materiais MRO? 

Os materiais MRO (Manutenção, Reparo e Operações) são todos os itens de uso indireto em uma indústria, ou seja, aqueles que não são matéria-prima e não fazem parte do produto final. Embora muitas vezes possam parecer secundários, esses materiais são essenciais para o bom funcionamento de uma fábrica. 

A falta de materiais MRO ou a utilização de itens de qualidade inferior pode comprometer a eficiência operacional e até causar paradas não planejadas, impactando diretamente a produtividade.

De acordo com estudiosos do tema, entre 90% e 95% do valor do estoque de MRO apresenta algumas características importantes:

  • Itens de baixo consumo;
  • Demanda intermitente e imprevisível;
  • Alto custo unitário;
  • Longo tempo de reposição;
  • Alta criticidade para a operação.

Isso significa que, mesmo sendo usados esporadicamente, esses materiais são cruciais para manter as operações industriais em pleno funcionamento, e a gestão adequada do estoque de MRO é fundamental para evitar gargalos na produção.

A importância da gestão de MRO para a indústria

A gestão de Manutenção, Reparo e Operação (MRO) está relacionada ao gerenciamento de todos os itens que tornam possível o pleno funcionamento de uma empresa, mas que não estão vinculados diretamente às matérias-primas necessárias para a execução do produto final.

Saber o que é gestão de MRO passa por entender quais os benefícios diretos desse trabalho de controle de suprimentos gera para a empresa. Isso garante que, cada vez mais, sejam implementadas boas práticas na rotina de uma empresa.

Saiba mais: MRO – Aumente em até 85% suas chances de ganhar dinheiro

Redução de custos

Uma boa gestão de material sempre vai gerar impactos financeiros positivos para uma empresa. Tratando-se de MRO, esse benefício pode ser colhido de diversas formas. Primeiramente, a manutenção garante que as atividades na fábrica se mantenham sempre em seu melhor nível, sem que nada esteja em falta.

Da mesma forma, gerenciar bem as ferramentas de reparo é fundamental, uma vez que isso evita que a operação não fique parada por tempo prolongado e mantém o ritmo.

Otimização de processos

Registrar, consultar, armazenar, realizar novos pedidos e coletar itens são algumas das atividades comuns na rotina de gerenciamento de suprimentos. A produção vai depender desses materiais o tempo todo e, se há uma organização maior, será muito mais fácil conduzir toda a gestão de itens das três categorias.

A otimização que esses processos vão conquistar é de grande importância para que a rotina da empresa seja mais simples e com processos mais objetivos. O ideal é reduzir o tempo em cada tarefa que precisa ser executada, uma vez que isso resulta em produtividade e também em maior faturamento.

As 4 melhores práticas para aplicar na gestão de MRO

Cadastrar corretamente os itens

Essa é a primeira etapa na chegada de um novo item, e faz toda diferença para que ele tenha um ciclo positivo dentro da empresa. Isso garante que não sejam feitas compras desnecessárias e ainda traz a organização para que ele não se perca em um alto volume de produtos.

Planejar a compra de materiais para atender a demanda

O planejamento de compras é outra etapa de extrema importância, já que garante que nada falte quando for necessário para a empresa. Muitas companhias pecam nesse trabalho, e as consequências podem ser estoques incompletos ou mesmo a paralisação das operações.

Veja também: O que eu preciso saber para comprar equipamentos para MRO?

Gerenciar a vida útil dos itens

Quando se trabalha com produção é preciso estar atento aos investimentos que estão sendo feitos em maquinário, sistemas e ferramentas.

Por isso, é importante ter um estudo mais cuidadoso antes de realizar pedidos desses itens, avaliando se há opções mais avançadas. Além disso, outro ponto que precisa ser observado é a compatibilidade com as ferramentas que já têm na empresa, para evitar problemas operacionais.

Integração via portais

A integração via portais, é um sistema de compra de produtos e serviços, por meio da internet, onde o comprador realiza todo o processo de compra B2B (business to business), da prospecção ao fechamento. Essa ferramenta ajuda a organizar e controlar todo o processo de compras de suprimentos, ganhando agilidade, economia, controle e segurança.

Então, se sua empresa utiliza/trabalha com a plataforma de e-procurement, é possível fazer uma integração do portal com o fornecedor de produtos garantindo todos os benefícios acima.

Traga sua empresa para a Anhanguera Ferramentas

A Anhanguera atua no mercado de manutenção, reparo e operação há mais de 25 anos sempre trazendo o que há de mais moderno no mercado, para sua empresa.

Com um Centro de Distribuição de 10.000 m² na cidade de Campinas, atende e entrega para todo o território nacional, através de suas unidades em:

  • Campinas;
  • Jundiaí;
  • Limeira;
  • São Paulo;
  • Sorocaba;
  • São José dos Campos.


O atendimento B2B é realizado na modalidade Spot, bem como Contratos, garantindo preços preestabelecidos e proporcionando agilidade nos processos de compras. Além de excelentes profissionais para melhor atendê-los, um mix de produtos bem diversificado e uma sólida parceria com os melhores fornecedores industriais, como a:

3M, Belzer, Bosch, Bozza, Berg Steel, Devilbiss, Dewalt, Dormer Pramet, Enerpac, Esab, Fluke, Gerdau, Karcher, Loctite, Makita, Marcon, Metalplan, Minipa, Mitutoyo, Norton, OSG, Paletrans, Puma, Ridgid, Starrett, Stihl, Schulz, Tapmatic, Tekbond, Tramontina Pro, Lenox Twill, Walter Abrasivos, entre outros.

Na Anhanguera também é possível a integração com as principais plataformas digitais de compras B2B, garantindo assim a integração via portais. Ou seja, mais facilidade e tranquilidade para sua empresa.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente!

Além disso, aproveite para explorar nossos artigos no blog da Anhanguera


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