chaves

Uma caixa de ferramenta, não é uma caixa de ferramenta se não tiver chaves. Certo?

Correto, as chaves manuais são grandes aliadas no dia a dia, com diversas aplicações, desde as mais simples, como reparos em casa, até as mais complexas, como manutenções de equipamentos e montagens de móveis.

Devido às diversidades em aplicações, existem diversos modelos no mercado e comprar a chave correta, torna-se um desafio.

Para te auxiliar nessa escolha, separamos os principais modelos e suas aplicações.

Confira os modelos de chaves e conheça a função de cada uma:

1. Chaves de fenda

Gira, afrouxa e aperta!

As chaves de fenda são projetadas especialmente para girar, afrouxar e apertar parafusos do tipo fenda simples.

No mercado você encontra modelo com diferentes tamanhos de hastes, sendo assim, na hora da escolha, é interessante ter em mente o local que será a aplicação, pois o tamanho da haste pode facilitar ou atrapalhar o acesso aos parafusos.

A chave de fenda é um item essencial para montar e desmontar móveis!

2. Chaves Phillips

A chave phillips é especialmente projetada para parafusos com fenda cruzada (muito conhecido também como parafuso Philips), elas possuem a ponta estrelada e são encontradas no mercado com diferentes tamanhos.

Por possuir diferentes tamanhos de hastes e pontas, você terá que pensar tanto no acesso do parafuso, quanto nos tamanhos dos parafusos. Lembrando que, a chave errada pode danificar o parafuso.

Saiba mais: Jogo de Ferramentas: principais ferramentas que você deve ter em casa

3. Chave estrela

As chaves estrela são ideais para soltar porcas e parafusos sextavados com mais facilidade, sem danificá-los. Entretanto, existem diferentes tamanhos de porcas e parafusos sextavados, ou seja, o ideal é ter pelo menos um pequeno jogo dessas chaves.

Ter um pequeno jogo dessas chaves à disposição não apenas simplifica o processo de seleção da ferramenta adequada para a tarefa em questão, mas também contribui para a preservação da integridade dos parafusos e porcas utilizados, prolongando sua vida útil e evitando danos desnecessários.

4. Chave fixa ou chave boca

A chave fixa, popularmente chamada de chave boca, destaca-se como uma ferramenta especializada no manuseio de aperto e soltura de parafusos e porcas. Ela é feita especialmente para a aplicação em parafusos sextavados ou de perfil quadrado, proporcionando uma aderência segura.

Uma característica distintiva dessa chave é a presença de diferentes tamanhos em cada uma de suas extremidades, conferindo versatilidade ao usuário. Essa variedade de medidas permite que a chave fixa seja adaptável a uma ampla gama de parafusos e porcas, oferecendo praticidade e conveniência em diversas situações.

Leia também: Ferramentas manuais: quais as essenciais para ter em casa?

5. Chave combinada

Como o próprio nome sugere, a chave combinada é a combinação entre a chave estrela e a chave fixa. Ela possui em uma das pontas o formato da chave fixa e na outra extremidade, ela possui o formato da chave estrela. Ambas as pontas possuem a mesma medida.

A extremidade com o formato da chave fixa proporciona uma aderência firme e estável em parafusos e porcas, enquanto a extremidade com o formato da chave estrela oferece a flexibilidade necessária para lidar com fixadores de formato mais complexo, como os sextavados.

6. Chave allen ou chave sextavada

A chave allen, também conhecida como sextavada, é uma ferramenta manual essencial utilizada para apertar e soltar parafusos com encaixe interno hexagonal, conhecidos como parafusos allen devido aos seus seis lados. Esta chave possui o formato de uma letra L, apresentando uma extremidade que se encaixa perfeitamente no parafuso hexagonal, permitindo que você o gire com facilidade.

É amplamente empregada em trabalhos mecânicos, elétricos e eletrônicos. Dada a sua adaptabilidade e eficácia no manuseio de parafusos hexagonais, a chave allen figura como um componente fundamental em kits de ferramentas, desempenhando um papel crucial na execução de diversas tarefas de manutenção e reparo.

7. Chave de grifo

A chave de grifo, conhecida como chave de tubo, é praticamente um camaleão das ferramentas. Sabe quem é fã número um dessa chave? Os encanadores! E não é à toa. Quando surge um vazamento ou algum problema nas tubulações, a chave de grifo é a melhor opção para resolver esse tipo de problema. Mas não é só para encanamento, não. Sua versatilidade se encaixa para dar um jeito em diversos reparos gerais.

Então, se você quer ter uma ferramenta que é a cara da praticidade e eficiência, a chave de grifo é a escolha certa. Seja apertando, afrouxando ou segurando, ela está sempre pronta para ser a heroína do seu kit de ferramentas.

Na Anhanguera Ferramentas você encontra todos os Tipos de Chaves!

Na nossa loja online temos um catálogo amplo de chave de fenda e philips, chave sextavada, chaves allen, jogo chave combinada e muitas outras opções para todas as suas necessidades com descontos especiais esperando por você! Acesse nosso site para saber mais: Anhanguera Ferramentas.

Além disso, nós disponibilizamos diversas formas de pagamentos práticas e seguras e também realizamos entregas para o Brasil todo com Frete Grátis (consulte nossas Regras de Frete).

E fique por dentro de diversas outras dicas aqui no nosso blog!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *