Mão de uma pessoa segurando duas chaves combinadas. Ao fundo, uma maleta com ferramentas manuais.

As ferramentas manuais são essenciais para quem gosta de fazer reparos em casa ou em pequenos projetos DIY (Faça você mesmo). Ter um kit de ferramentas em casa é fundamental para realizar reparos e manutenções básicas em móveis, eletrodomésticos e até mesmo na estrutura da casa.

Inclusive, seja para resolução de problemas e reparos de emergência bem como para uso em hobbies e DIY, ter certas ferramentas sempre por perto, pode te ajudar muito.

Ferramentas manuais

Antes de tudo, é necessário entender que ferramentas manuais são operadas diretamente pelo usuário, sem utilização de energia elétrica e podem ser compostas por materiais como metal, madeira, plástico ou borracha. Elas são utilizadas em diversas atividades, desde trabalhos domésticos até na construção civil, na mecânica e em outros setores industriais.

A escolha da ferramenta manual correta pode ser determinante para a qualidade do trabalho realizado, assim como para a segurança do usuário. Sendo assim, veja abaixo 6 ferramentas manuais que não podem faltar na sua casa.

Martelo

O martelo é uma das ferramentas mais básicas que qualquer pessoa deve ter em casa. Ele é usado para martelar pregos, alinhar objetos e remover pregos ou parafusos. Existem muitos tipos de martelos disponíveis, mas o mais comum é o martelo unha.

MARTELO UNHA COM CABO DE MADEIRA 250MM 40370/018 TRAMONTINA
MARTELO UNHA COM CABO DE METAL EMBORRACHADO 310MM 1044055 SPARTA
MARTELO DE NYLON COM CABO DE MADEIRA 250MM 225E-22 GEDORE

Chave de fenda e chave Philips

A chave de fenda e a chave Philips são duas ferramentas essenciais que devem ser incluídas no kit de ferramentas de todos. Use a chave de fenda para apertar e soltar parafusos de cabeça chata; enquanto isso, use chave Philips para parafusos cruzados. A maioria das pessoas precisa de pelo menos uma chave de fenda e uma chave Philips em sua caixa de ferramentas.

CHAVE PHILLIPS 5/16"X8" 217113BN BELZER
JOGO DE CHAVE DE FENDA ISOLADA PARA ELETRICISTA 6 PEÇAS 44115/406 TRAMONTINA PRO
JOGO DE CHAVE DE FENDA E PHILLIPS ISOLADA 1000V COM 6 PEÇAS 150-160NR GEDORE

Alicate universal

Igualmente importante, o alicate universal é outra ferramenta que deve estar presente na sua caixa de ferramentas. Use para cortar, dobrar, puxar e torcer fios, arames e outros materiais. É uma ferramenta muito útil e versátil.

ALICATE ISOLADO UNIVERSAL 8'' 41001/108 TRAMONTINA MASTER
ALICATE UNIVERSAL 8" ISOLADO 1000V NR 10 E NB 9699 8280-200 IOX GEDORE
ALICATE UNIVERSAL ISOLADO 8" 1000V ST700022BU BELZER/SATA

Chave combinada

A chave combinada é uma ferramenta que, em síntese, combina duas ferramentas em uma: uma chave fixa e uma chave de boca. Use para apertar ou soltar parafusos e porcas. É uma ferramenta muito útil para ter em casa.

CHAVE COMBINADA 22MM 102019MY MAYLE
JOGO DE CHAVES COMBINADAS 6MM A 22MM COM 12 PEÇAS R09105112 GEDORE RED
JOGO DE CHAVES COMBINADAS SPEEDY COM CATRACA 8 PEÇAS 85599BJ BELZER

Trena

Do mesmo modo, a trena é um tipo de ferramenta manual muito importante. Ela é usada para medir comprimentos e distâncias. Ela é essencial para qualquer projeto que envolva medições precisas. Inclusive, existem diversas opções de tamanhos, como, por exemplo, 3 metros, 5 metros, 8 metros e 10 metros.

Ferramentas manuais - TRENA CURTA 5 METROS EMBORRACHADA 31312 SPARTA
Ferramentas manuais - TRENA DE BOLSO 5 METROS X 19MM KTS34-5M-S STARRETT
Ferramentas manuais - TRENA STANDARD MANUAL 8 METROS IW13948 IRWIN

Chave de grifo

A chave de grifo é uma ferramenta usada para apertar ou soltar tubos e canos. Ela é uma ferramenta essencial para trabalhos de encanamento e tubulação. Existem vários tamanhos disponíveis, mas uma chave de grifo com a partir de 10 polegadas é geralmente suficiente para a maioria das tarefas em casa.

Ferramentas manuais - CHAVE DE GRIFO 18" HEAVY DUTY 1570555 MTX
Ferramentas manuais - CHAVE DE GRIFO 10" 227-10" GEDORE
Ferramentas manuais - CHAVE GRIFO 12" HEAVY DUTY 31015 RIDGID

Kits completos de ferramentas manuais

Por outro lado, uma opção para quem já quer começar forte com suas ferramentas são os kits. Hoje é possível encontrar diversas opções no mercado, com quantidades diferentes de ferramentas inclusas. Você realizará um investimento maior de uma só vez, mas já terá a garantia de adquirir mais ferramentas e ainda por cima uma maleta para organização.

MALETA EM ALUMÍNIO COM RODINHAS E 70 FERRAMENTAS MANUAIS 44961/070 TRAMONTINA PRO
JOGO DE FERRAMENTAS MANUAIS 110 PEÇAS COM MALETA STMT81243-840 STANLEY
MALETA DE FERRAMENTAS MANUAIS COM 117 PEÇAS 8SH EDA

Você só terá benefícios!

Em conclusão, ter as ferramentas manuais corretas pode economizar tempo, dinheiro e ajudar a manter sua casa em boa condição. As ferramentas que mencionamos aqui são apenas algumas das ferramentas essenciais que devem estar em sua caixa de ferramentas. Sendo assim, lembre-se também que você pode comprar kits de ferramentas já com várias das principais ferramentas inclusas, o que pode ser uma boa opção para quem está começando a montar sua caixa de ferramentas. Invista nas ferramentas corretas e você poderá economizar dinheiro e tempo a longo prazo.

A ferramenta certa faz toda diferença!

Em nossa loja online temos um catálogo amplo de ferramentas, EPIs e acessórios com descontos especiais esperando por você! Acesse nosso site para saber mais: Anhanguera Ferramentas.

Além disso, nós disponibilizamos diversas formas de pagamentos práticas e seguras e também realizamos entregas para o Brasil todo com Frete Grátis (consulte nossas Regras de Frete).

E fique por dentro de diversas outras dicas aqui no nosso blog!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *