Vocês sabem quais são os tipos de discos para esmerilhadeiras e como usá-los? Hoje falaremos um pouco sobre alguns tipos de discos, suas especificações e seus usos ideais!

Antes de começar vale ressaltar que a esmerilhadeira serve para diversas finalidades dentre as quais destacam-se: desbaste, corte de materiais e acabamentos em soldas. E para cada um desses trabalhos é recomendado um disco para ser usado. Vamos entender agora para que cada um deles servem.

Disco de Corte

Discos de corte são usados geralmente em metais, como aço, aço inoxidável, materiais de fundição, alumínio e metais não ferrosos; mas também são muito utilizados em pedras. Para aços inoxidáveis foi desenvolvido um disco mais específico, o de corte fino que é mais recomendável para o tipo de material devido suas características químicas. 

Seguindo a linha do segmento de corte, temos o disco diamantado, que é ideal para cortar materiais como vidro, concreto, porcelanato, acrílico e cerâmica. No mercado encontramos diferentes modelos de discos de corte diamantados, cada um para um trabalho específico.

Definimos os seguintes modelos:

– Disco de corte diamantado segmentado que possui dentes separados por cisões. É ideal para cortes em concretos, rebocos, refratários, materiais que não precisam de acabamento, mas que não podem lascar ou apresentar rebarbas.

– Disco de corte diamantado contínuo, é um anel contínuo sem cisões. Esse tipo de disco é utilizado em cortes de pisos, azulejos e porcelanatos, pois conta com uma superfície plana e contínua que impede que o material que está sendo cortado tenha irregularidades, assim impedindo o lascamento da superfície do material.

Disco de Desbaste

Discos de desbaste são utilizados para retirar excesso de material em objetos e para dar acabamento profissional. Também é utilizado para limpar superfície antes do processo de solda, desbaste de cordão de solda e para remoção de defeitos e rebarbas de objetos. Pode ser usado para preparar superfícies para pintura de revestimento e dar melhor aparência no trabalho realizado.

Disco Flap

Disco flap é um tipo de lixa usado para dar acabamento em peças no geral. É ideal para remover tinta, ferrugens e até soldas. O mercado disponibiliza discos flaps em dois formatos: cônico e reto. O formato cônico é para remover grande quantidade de material em pouco tempo. O formato reto é perfeito para acabamento em superfície reta. Este formato proporciona estabilidade durante o trabalho. Discos flap são fabricados com base de nylon ou fibra, são compostos por abrasivos revestidos em grão zircônio. É um abrasivo resistente, por conta disso possui alto rendimento e um excelente custo-benefício.

Por fim, antes de utilizar os discos fique atento às características do material que será cortado. Saber sobre o produto é muito importante para realizar um trabalho com praticidade e segurança.

O serviço com esmerilhadeiras é bastante complexo devido a diversidade de matérias com os quais os objetos são feitos, portanto é sempre muito difícil explanar todas as possibilidades, acima listamos os mais utilizados mas há uma grande diversidade de discos, havendo sempre um mais adequado como solução necessária ao seu trabalho. Busque sempre orientação especializada para uma melhor aquisição.

E então já sabe qual disco usar? Caso tenha alguma dúvida deixe seu comentário abaixo.

Dica

Sempre use equipamentos de proteção (EPI’s), como luvas, óculos, botas e protetores auriculares entre outros. Porque todo trabalho deve ser feito com segurança sempre!

Lembrando que todos os discos você encontra em nosso site.


1 comentário

Eduardo · abril 2, 2019 às 5:51 pm

Gostei muito do conteúdo de vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *