A trena é uma ferramenta chave, tanto para os profissionais (dos mais diversos segmentos), quanto para os amadores. Projetada para medir, as trenas possuem fita flexível, tornando simples as medições em superfícies lineares e as superfícies curvadas. 

No mercado, existem trenas longas, curtas, digitais e mais uma infinidade de modelos, com diferentes acabamentos e propósitos. Para escolher a trena ideal é preciso responder a seguinte questão: o que eu preciso medir?

Mas, antes de mais nada, vamos entender no detalhe qual é a função da trena.

Qual é a função da trena

Na indústria da construção civil, a trena é um instrumento essencial frequentemente utilizado para a medição precisa de diversas dimensões em obras e projetos. 

Sua função abrange uma gama diversificada de aplicações, desde a determinação de distâncias lineares até a verificação de áreas e volumes de superfícies.

Ao considerar especificamente as trenas a laser, é importante destacar que esses dispositivos oferecem uma série de benefícios significativos em comparação com as trenas convencionais, como precisão, rapidez, versatilidade, facilidade de uso (apertou, mediu), portabilidade, conectividade e armazenamento de dados.

Leia também: Ferramentas de Medição: Precisão no Mundo da Manutenção

Tipos de trenas

Existem diversos tipos de trenas disponíveis no mercado, cada uma com características específicas que as tornam adequadas para diferentes aplicações e necessidades. Confira alguns dos principais tipos de trenas:

Trena Longa: terrenos, construções e áreas externas

Se você trabalha com medições de áreas maiores, como: terrenos, construções e áreas externas, o ideal é trabalhar com a trena longa.

A trena longa é projetada justamente para áreas maiores. Possuem de 10m a 100m de comprimento, são produzidas em fibra de vidro para não enferrujar e não perder a graduação. 

Ideal para profissionais de construção civil, empreiteiros, engenheiros, agricultores, prestadores de serviço, entre outros.

Trenas manuais: distâncias menores, móveis e paredes

Para você que precisa medir distâncias menores, peças, móveis, ou até mesmo uma parede, as trenas manuais – também conhecidas como trenas curtas, ou trenas de bolsos – são ideias para você.

As trenas manuais, diferente das longas, possuem de 3m a 8m, geralmente são produzidas em aço flexível. Ela é uma aliada indispensável para marceneiros, carpinteiros, profissionais da construção civil, prestadores de serviços, instaladores em geral, hobbistas, entre outros.

Trenas a laser e digitais: medições a distância

As trenas digitais possuem o mesmo propósito das trenas longas. São ideias para medir áreas maiores. 

A maior diferença entre as trenas está na distância que você precisa percorrer para utilizar a trena longa convencional, com a trena digital, você consegue medir distâncias maiores sem a necessidade de sair do local, a metragem sairá na tela do aparelho. 

As trenas a laser são ideais para engenheiros, arquitetos, profissionais da construção civil, técnicos em geral, entre outros.

As grandes vantagens da trena a laser são: mais agilidade na medição, você não precisa se deslocar, alguns modelos você consegue realizar cálculos com a própria trena e algumas trenas transmitem a medição por bluetooth para outros dispositivos. Legal, né?
Saiba mais: Trenas e Níveis a laser: não compre antes de saber disso!

A trena certa certo faz toda diferença

Na nossa loja online temos um catálogo amplo de trenas com descontos especiais esperando por você! Acesse nosso site para saber mais: Anhanguera Ferramentas.

Além disso, nós disponibilizamos diversas formas de pagamentos práticas e seguras e também realizamos entregas para o Brasil todo com Frete Grátis (consulte nossas Regras de Frete).
E fique por dentro de diversas outras dicas aqui no nosso blog!

Categorias: Dicas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *