A trena é uma ferramenta chave, tanto para os profissionais (dos mais diversos segmentos), quanto para os amadores. Projetada para medir, as trenas possuem fita flexível, tornando simples as medições em superfícies lineares e as superfícies curvadas. 

No mercado, existem trenas longas, curtas, digitais, enfim, existem uma infinidade de modelos, com diferentes acabamentos e propósitos. Para escolher a trena ideal é preciso responder a seguinte questão: O que eu preciso medir?

Trena Longa – Terrenos, Construções e Áreas Externas

Se você trabalha com medições de áreas maiores, como: terrenos, construções e áreas externas, o ideal é trabalhar com a trena longa.

A trena longa é projetada justamente para áreas maiores. Possuem de 10m á 100m de comprimento, são produzidas em fibra de vidro para não enferrujar e não perder a graduação. Ideal para profissionais de construção civil, empreiteiros, engenheiros, agricultores, prestadores de serviço, entre outros.

Trenas Manuais – Distâncias Menores, Móveis e Paredes

Para você que precisa medir distâncias menores, peças, móveis, ou até mesmo uma parede, as trenas manuais – também conhecidas como trenas curtas, ou trenas de bolsos – são ideias para você.

As trenas manuais, diferente das longas, possuem de 3m a 8m, geralmente são produzidas em aço flexível. Ela é uma aliada indispensável para marceneiros, carpinteiros, profissionais da construção civil, prestadores de serviços, instaladores em geral, hobbystas, entre outros.

Trenas a Laser e Digitais – Medições à Distância

As trenas digitais possuem o mesmo propósito das trenas longas. São ideias para medir áreas maiores. A maior diferença entre as trenas está na distância que você precisa percorrer para utilizar a trena longa convencional, com a trena digital, você consegue medir distâncias maiores sem a necessidade de sair do local, a metragem sairá na tela do aparelho. As trenas a laser são ideais para Engenheiros, Arquitetos, profissionais da Construção Civil, Técnicos em geral, entre outros.

As grandes vantagens da trena a laser são: mais agilidade na medição, você não precisa se deslocar, alguns modelos você consegue realizar cálculos com a própria trena e algumas trenas transmitem a medição por bluetooth para outros dispositivos.

Importante: Antes de comprar uma trena a laser, dê uma olhada nesse artigo: “Trenas e Níveis a laser: não compre antes de saber disso!”

Categorias: Dicas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.