quais tamanhos de esmerilhadeiras existem?

Conhecida pelas diversas funcionalidades, as esmerilhadeiras são consideradas as ferramentas mais versáteis do mercado. São utilizadas para desbaste, polimentos, afiamentos e até lixamentos. É claro que diversos fatores contribuem para uma esmerilhadeira desempenhar uma boa performance, além da potência, um fator extremamente importante é o tamanho.

Mas, afinal, qual a diferença entre eles?

Esmerilhadeiras 4”1/2

Vamos começar pela esmerilhadeira de 4 ½ que é a menor da categoria e uma das mais utilizadas, devido a sua portabilidade.

Conhecida por sua qualidade, força e precisão, elas são indicadas para corte de superfícies mais rasas, pois nas atividades que demandam cortes maiores e mais largos, acabam demandando mais tempo e causando fadiga ao operador.

As Esmerilhadeiras 4”1/2 possuem potência de 700W a 900W, sendo assim, são ideais para pequenos serviços, corte de chapas, acabamentos, entre outros.

Esmerilhadeiras de 5” e 7”

Maiores que a esmerilhadeiras de 4”1/2 e menores que as de 9”, as esmerilhadeiras de 5” e as esmerilhadeiras de 7” são consideradas intermediárias. São indicadas para utilização em serralherias, oficinas, marcenarias e entre outras. Possuem potencia entre 1050w e 1600w, e por isso, fornecem melhor produtividade e agilidade na limpeza de peças maiores. Mesmo com uma potência maior, a rotação por minuto é menor, ou seja, não são indicadas para trabalhos em escala produtiva maior.

Esmerilhadeiras de 9”

As esmerilhadeiras de 9” são as maiores da categoria, são as mais pesadas, entretanto, possuem maior potência, o que garante bons cortes em materiais resistentes, cortes largos e mais profundos. Elas são ideais para trabalhar em construção civil e oficinas maiores.

Consideradas as de melhor performance em relação à carga de trabalho profissional, pois costumam ter maior potência, porém menor quantidade de rotação por minutos.

No mercado, a maioria dos modelos estão disponíveis em 2.000 a 2500 W, ou seja, é exatamente a grande potência que faz esse modelo ser ideal para trabalhos de exigência contínua. É indicada para serralheiros experientes e grandes oficinas, pois seu peso chega a 5,5 kg e manuseá-las não é fácil para iniciantes.

Agora que você já sabe a diferença de cada tamanho de esmerilhadeira, não deixe de conferir também: Como escolher o disco ideal para cada tipo de material?

Consulte nosso site para mais opções de esmerilhadeiras e discos!

www.anhangueraferramentas.com.br


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *