A maneira como as empresas gerenciam seus ativos industriais está passando por uma transformação radical.

Isso porque, na era da transformação digital, a qual estamos vivendo, a indústria emerge como epicentro de uma revolução de proporções significativas.

Dividida entre um mundo digital e físico cada vez mais tênues há uma redefinição do panorama industrial através da sinergia entre tecnologias de ponta, que vão desde o aprendizado de máquina até a Internet das Coisas.

Sendo assim, nesse ambiente dinâmico e multifacetado, a gestão de ativos industriais se destaca como elemento crucial para o sucesso. Responsável pela coordenação harmoniosa de todas as atividades em uma indústria, desde o planejamento até o controle operacional.

No blog de hoje abordaremos sobre as tendências tecnológicas na gestão de ativos que permeiam o mundo das indústrias.

| O que é gestão de ativos industrias?

A gestão de ativos industriais é um processo fundamental para garantir o desempenho eficiente e sustentável das operações industriais.

Ela abrange a administração estratégica de todos os recursos físicos, como máquinas, equipamentos, infraestrutura e instalações, ao longo de seu ciclo de vida completo. Isso inclui desde a aquisição e instalação até a manutenção, monitoramento e eventual descarte ou substituição.

Uma gestão eficaz de ativos industriais envolve a implementação de práticas e tecnologias que visam otimizar o uso desses recursos, aumentar sua vida útil, reduzir custos operacionais e minimizar riscos de falha.

Isso pode incluir a adoção de estratégias de manutenção preventiva e preditiva, a utilização de sistemas de monitoramento em tempo real para detectar problemas antes que se tornem críticos, e a implementação de políticas de renovação e modernização para manter a competitividade no mercado.

| Tendências tecnológicas na gestão de ativos industriais

Internet das Coisas (IoT)

A IoT permite a conexão de dispositivos e máquinas industriais à internet, possibilitando a coleta em tempo real de dados operacionais. Isso abre as portas para a manutenção preditiva, um método que utiliza análise de dados para prever falhas e agendar manutenção antes que ocorram.

Essa abordagem reduz o tempo de inatividade não planejado e os custos associados à manutenção corretiva, aumentando significativamente a eficiência operacional

Inteligência Artificial na Otimização de Processos

A inteligência artificial está sendo cada vez mais incorporada à gestão de ativos industriais para otimizar processos. Algoritmos de aprendizado de máquina podem analisar grandes volumes de dados históricos e em tempo real para identificar padrões, prever demandas futuras e otimizar a alocação de recursos. Isso resulta em uma utilização mais eficiente dos ativos, redução de custos operacionais e aumento da produtividade.

Realidade Aumentada (RA)

A realidade aumentada está transformando a maneira como os técnicos realizam manutenção e reparos. Com dispositivos de RA, como óculos inteligentes, os técnicos têm acesso a informações contextuais sobre os equipamentos em tempo real, permitindo diagnósticos mais rápidos e precisos.

Além disso, a RA pode fornecer orientações passo a passo durante procedimentos de manutenção, reduzindo erros e melhorando a segurança no local de trabalho.

Impressão 3D

A impressão 3D está emergindo como uma solução viável para a produção de peças de reposição sob demanda. Além disso, a capacidade de imprimir peças complexas sob medida abre novas possibilidades de design e otimização de componentes.

|Anhanguera Ferramentas: Aliada da sua empresa

Com essas novas tendência, fica evidente que a indústria está evoluindo para um paradigma de eficiência e sustentabilidade.

Sendo assim, é essencial contar com parceiros comprometidos com a inovação, como a Anhanguera Ferramentas. Com uma gama de produtos especializados para MRO, somos sua aliada na busca pela excelência operacional em um mundo industrial cada vez mais conectado e avançado.

Temos um catálogo completo com mais de 300 mil itens, das principais marcas do mercado, oferecendo produtos de última geração e com tecnologias que facilita a vida do operador e o dia a dia na indústria.

Além disso, investimos em soluções de integração nos processos B2B, para simplificar e otimizar nossas operações e automatizar nossos processos comerciais integrados com os nossos clientes.

Contamos ainda com um time especializado em gestão de contratos, sendo a única fonte de fornecimento para produtos MRO, a fim de reduzir o número de fornecedores e os custos da sua cadeia de suprimentos.

Sendo assim, conte com a Anhanguera e leve para a sua empresa as melhores soluções de ferramentas e equipamentos para MRO.

Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe de vendas:

Campinas/SP: (19) 3116-4000 / campinas@anhangueraferramentas.com.br

Limeira/SP: (19) 3446-4510 / limeira@anhangueraferramentas.com.br

Jundiaí/SP: (11) 4588-4400 / jundiai@anhangueraferramentas.com.br

São Paulo/SP: (11) 4349-0250 / sp@anhangueraferramentas.com.br

Sorocaba/SP: (15) 3142-4100 / sorocaba@anhangueraferramentas.com.br

São José dos Campos/SP: (12) 3512-3100 / sjc@anhangueraferramentas.com.br

Ribeirão Preto/SP: (16) 3512-7000 / ribeiraopreto@anhangueraferramentas.com.br

Serra/ES: (27) 34420200 / filial.serra@anhangueraferramentas.com.br

‌São José do Rio Preto/SP: (17) 3513-6700 / sjrp@anhangueraferramentas.com.br

Salvador/BA: (71) 3511-4400 /salvador@anhangueraferramentas.com.br

Está em outra cidade? Entre em contato com a nossa matriz que iremos direcionar o seu atendimento!

(19) 3116-4000 / atendimentob2b@anhangueraferramentas.com.br

Você já visitou a home do nosso Blog? Lá você encontra dicas e sugestões de produtos. Confira clicando aqui

Categorias: Dicas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *