Hoje em dia, há diversos tipo de bateria com diferentes tipos de composição química. Uma delas é a bateria de íons de lítio, que vem se tornando uma tendência no mercado há alguns anos.  Isso porque, ela é relativamente mais barata de se fabricar e rende muito mais que outras baterias com composição química diferente.

No mundo das ferramentas, isso não foi diferente, as baterias de íons de lítio ganhou força, pois pela primeira vez, elas permitiram que ferramentas menores e mais compactas fizessem de 80 a 90% do trabalho necessário.

Por isso, hoje em dia, parafusadeiras, furadeiras, serras e tantas outras máquinas, já estão disponíveis com baterias de íon de lítio, as quais vem tomando o espaço das ferramentas elétricas. Isso está  acontecendo, pois são ferramentas mais compactas, práticas e ainda permitem que o operador não dependa de uma tomada para realizar suas atividades. 

Mas você sabe o que é e como funciona uma bateria de íons de lítio? Abaixo abordaremos mais sobre essa tecnologia que está ganhando espaço no mundo das ferramentas.

| O que é bateria de íon de lítio?

A bateria de íon de lítio ou bateria Li-Ion é um tipo de bateria recarregável que utiliza compostos de lítio como um dos eletrodos. 

Além desse elemento ela incorpora também outros elementos que melhoram seu desempenho e segurança: um sensor de temperatura, um circuito regulador de tensão e um monitor do estado de carga.

Esses componentes controlam a carga e o fluxo de corrente, registram a última capacidade alcançada na carga completa e controlam a temperatura, que pode afetar negativamente a vida da bateria.

| Quanto tempo as baterias de íon de lítio duram no armazenamento?

Vários fatores podem afetar a vida útil de uma bateria na prateleira, então caso deseje armazenar suas baterias e não pretenda usá-la dentro de uma semana ou mais é recomendado uma carga de aproximadamente 50%. 

Claro que isso pode variar de acordo com o fabricante, mas, em geral, 50% garante que você não diminua a capacidade de armazenamento da bateria enquanto ela estiver parada.

Lembrando que de tempos em tempos, você também precisa verificar suas baterias, pois elas podem descarregar um pouco. Certifique-se de que elas estão em torno de 50% ou qualquer nível recomendado pelo fabricante. Faça isso e você pode esperar que suas baterias durem de 3 a 5 anos em armazenamento.

| Quais as vantagens da bateria de Íon de Lítio?

As baterias de íon de lítio possuem diversas vantagens: em primeiro lugar são carregadas em menos tempo e demoram mais tempo em se descarregarem, mas, além disso, têm uma densidade de energia superior, não têm efeito memória e praticamente não perdem carga quando não são usadas, entre outros fatores.

Podemos citar também em relação ao peso, uma vez que são mais leves que as baterias chumbo-ácidas, são ambientalmente amigáveis, menos sensitiva a altas temperaturas e possuem um perfil de baixa manutenção.

ANHANGUERA FERRAMENTAS | Ferramentas a Bateria 

Não há dúvidas que as baterias de íons de lítio estão dominando o mercado de ferramentas. Diversas marcas como Bosch, Milwaukee, Dewalt , Makita já introduziram essa tecnologia em seus produtos a fim de acompanhar o mercado ao qual estão inseridas. 

A Anhanguera Ferramentas, que há mais de 27 anos atua no setor de Manutenção, Reparo e Operação, a fim de oferecer as melhores soluções para seus clientes, já possui as baterias de íons de lítio em seu portfólio . São diversas as opções para você!

Consulte nossa equipe de vendas:

Campinas/SP: (19) 3116-4000 / campinas@anhangueraferramentas.com.br

Limeira/SP: (19) 3446-4510 / limeira@anhangueraferramentas.com.br

Jundiaí/SP: (11) 4588-4400 / jundiai@anhangueraferramentas.com.br

São Paulo/SP: (11) 4349-0250 / sp@anhangueraferramentas.com.br

Sorocaba/SP: (15) 3142-4100 / sorocaba@anhangueraferramentas.com.br

São José dos Campos/SP: (12) 3512-3100 / sjc@anhangueraferramentas.com.br

Ribeirão Preto/SP: (16) 3512-7000 / ribeiraopreto@anhangueraferramentas.com.br

Serra/ES: (27) 34420200 / filial.serra@anhangueraferramentas.com.br

‌Está em outra cidade? Entre em contato com a nossa matriz que iremos direcionar o seu atendimento!

(19) 3116-4000 / atendimentob2b@anhangueraferramentas.com.br


Você também pode encontrar os produtos em nosso e-commerce: Acesse aqui!


Você já visitou a home do nosso Blog? Lá você encontra dicas e sugestões de produtos.

Confira clicando aqui


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *