Para que servem os Alicates Amperímetros?

Um dos instrumentos mais seguros para se fazer medições de corrente com agilidade e precisão, o Alicate Amperímetro é amplamente utilizado por profissionais de elétrica em geral.

Seu design compacto e sistema inteligente permitem um funcionamento simples, proporcionando medições de forma fácil e rápida.

Por isso hoje vamos falar um pouquinho mais sobre o que você consegue fazer com essa poderosa ferramenta e quais são os critérios necessários que você precisa avaliar antes e durante seu uso para não perder a segurança.

O QUE É? 

De modo geral um Alicate Amperímetro tem como principal finalidade medir a corrente elétrica em um circuito.

Ele é indicado para medições de Corrente Alternada, uma vez que seu funcionamento baseia-se no fluxo magnético.

Por isso, ao passar um cabo ou fio entra as garras do alicate (imagem abaixo) é iniciado um processo de indução da corrente elétrica que a mede sem contato algum.

Garras do Alicate

Como Funciona? 

O uso de um alicate amperímetro é bem simples e dentre os vários modelos disponíveis você conseguirá realizar diferentes tipos de medição.

Podem ocorrer alguns casos onde você precise ajustar o tipo de corrente antes de começar a trabalhar com o aparelho, como nos alicates da Minipa.

Isso ajuda a ter uma precisão melhor e também evita que você o use em uma corrente maior que o recomendado.

Já os alicates da Fluke normalmente realizam esse processo de forma automática, dispensando a necessidade de uma pré-regulagem.

Cada tipo de corrente é representada por um símbolo diferente que fica gravado no corpo do instrumento.

Com isso basta você direcionar a escala e começar a usá-lo:

Tipos de medições de um alicate amperímetro

Na Corrente Alternada (ou função Amperímetro) você conseguirá medir a intensidade da corrente em Ampères que possa estar alimentando um motor ou um painel elétrico.

A função de Resistência Ohm (ou Ohmímetro) é indicada para máquinas e equipamentos, como refrigeradores, ar condicionado, máquinas de lavar, entre outras.

É comum que essa opção de Ohmímetro conte com sinal sonoro que é extremamente útil nos trabalhos do dia a dia.

Já nas funções de Tensão Contínua e Tensão Alternada você conseguirá realizar medições de voltagem utilizando as Pontas de Prova.

No corpo do aparelho existem orifícios para que você conecte estas pontas, permitindo-lhe transformar sua ferramenta em algo próximo a um Voltímetro.

Com isso você conseguirá medir não só a tensão de uma Tomada como também a corrente contínua de uma pilha ou bateria.

Nos modelos da Fluke é comum que estes acessos estejam na parte inferior do aparelho. Já na Minipa, normalmente você os encontra na área frontal:

Dicas para escolher o modelo ideal

Os Alicates amperímetros são classificados por quatro Categorias (I, II, III e IV) que quanto maior forem, mais capacidade proporcionarão para o usuário. 

Essa separação tem como principal finalidade a segurança, uma vez que possibilita uma melhor seleção dos modelos para determinados tipos de uso.

Por isso cada categoria corresponde a uma finalidade diferente, indo das aplicações mais básicas (domésticas, por exemplo), até trabalhos em Indústrias:


Categorias de Alicates Amperímetros
Assim como a capacidade de voltagem você também encontrará essa informação gravada no corpo do aparelho. 

Dicas de Segurança

Tendo em vista que o Alicate Amperímetro é um instrumento que trabalha com eletricidade é importante manuseá-lo com muita atenção e foco nos detalhes.

Em alguns casos o mau uso pode inclusive proporcionar erros de medição, como por exemplo passar mais de um fio condutor elétrico entre as garras.

Atente-se à Categoria e a capacidade máxima de voltagem antes de usar o aparelho.

Se o seu instrumento possuir um limite máximo de tensão de até 600V, jamais ultrapasse-o.

Desrespeitar estes limites pode ocasionar em acidentes graves.

Sempre use também equipamentos de proteção individual, principalmente óculos de segurança para proteção dos olhos contra partículas volantes provenientes de surtos elétricos.

____________________________________________________________________________________

Na Anhanguera Ferramentas você encontra os melhores Alicates Amperímetros, Multímetros e diversos outros instrumentos de Medição e teste da Fluke ou Minipa com todas as categorias disponíveis.

Já usa ou usou algum Alicate Amperímetro? Deixe nos comentários quais foram as suas experiências e se valeu ou não a pena o seu investimento!

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *