Uma indústria trabalha com diversos formatos de máquinas, que desenvolvem uma série de produto. E para que cada máquina trabalhe de forma organizada e correta, é necessário instrumentos capazes de medir se determinado movimento está dentro ou não do padrão.  Esses instrumentos são chamados instrumentos de medição.

É muito importante que uma empresa tenha esses instrumentos para detectar problemas nas máquinas, a fim de efetuar a manutenção. Existe uma variada gama de instrumentos de medição e de manutenções para que esses instrumentos não venham falhar.

Tipos de instrumentos de medição industrial

As medições são muito importantes dentro dos processos fabris, já que esses equipamentos garantem as dimensões corretas, evitando desencaixes e acidentes.

Os instrumentos de medição frequentemente utilizados são:

  • Micrômetro;
  • Paquímetro;
  • Relógio apalpadores;
  • Multímetro;
  • Megômetro;
  • Alicate amperímetro;
  • Trena a laser.

Abaixo vamos fazer um breve resumo de cada um deles. Bora Lá?

O micrômetro mede, de forma precisa, a espessura dos objetos, além de ser usado também para medição de distâncias e ângulos extremamente pequenos.

O paquímetro, possui a versão mecânica (manual) e a digital. Assim como o micrômetro, faz medições precisas, mas principalmente de profundidade.

Os relógios apalpadores medem as excentricidades das peças, além do paralelismo entre faces, e o alinhamento das peças.

O multímetro consegue medir grandezas elétricas, como a voltagem das correntes. Pode ser utilizado para verificar se determinada máquina está aparentando sinais de curto, ou identificar se a corrente elétrica está passando por determinada região da fábrica ou dos equipamentos.

O megômetro afere a tensão em isolamentos. Ou seja, ele testa se o resistor de determinado circuito elétrico aguenta determinadas tensões.

O alicate amperímetro mede a amperagem de determinada corrente elétrica. É um instrumento muito preciso, pois não é necessário contato direto com a corrente que passa pelo circuito, isso porque a medição se dá com o contato da corrente que passa pela pinça do alicate.

Por fim, a trena a laser mede distâncias de forma precisa, pois sua medição digital é com base na distância que o laser vai percorrer.

Manutenções dos equipamentos de medição

Tanto para os instrumentos de medição como para outros equipamentos há dois tipos de manutenção conhecidos: a manutenção preventiva e corretiva.

manutenção preventiva, como o próprio nome diz, é aquela feita regularmente a fim de retardar problemas com os equipamentos e máquinas.

Já a manutenção corretiva é aquela feita por emergência, ou seja, quando durante o funcionamento de alguma máquina ou equipamento ocorre a sua interrupção.


Para finalizar, é necessário atentar-se aos equipamentos de medição para garantir que as peças e produtos saiam de acordo com as normas de produção e para a manutenção preventiva que assegura a fluidez das produções e ainda garanta a segurança das máquinas.

Anhanguera Ferramentas | Soluções Industriais

Agora que você já sabe quais instrumentos são mais utilizados na industrial, venha conhecer a Anhanguera Ferramentas.

Com um portfólio de mais de 280 mil itens, oferece para os clientes as melhores marcas de ferramentas de medição e teste como: Mitutoyo, Digimess, Fluke e Minipa.

Além disso, na Anhanguera Ferramentas você pode contar com uma equipe especializada na venda de MRO nas modalidades SPOT e Gestão de contratos preparada para atender a sua empresa, além de poder contar com suporte técnico e se beneficiar de recursos que asseguram transparência e confiabilidade em todos os processos da compra.

Quer saber mais?
Solicite atendimento personalizado.

Campinas: (19) 3116-4000 / campinas@anhangueraferramentas.com.br

Limeira: (19) 3446-4510 / limeira@anhangueraferramentas.com.br

Jundiaí: (11) 4588-4400 / jundiai@anhangueraferramentas.com.br

São Paulo: (11) 4349-0250 / sp@anhangueraferramentas.com.br

Sorocaba: (15) 3142-4100 / sorocaba@anhangueraferramentas.com.br

São José dos Campos: (12) 3512-3100 / sjc@anhangueraferramentas.com.br

Acesse nossa Apresentação Institucional e saiba mais.


Gostou do nosso artigo? Acesse nosso blog e veja mais conteúdo como esse!

Categorias: Dicas

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *