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O termo MRO é muito comum no setor industrial e significa Manutenção, Reparos e Operações. Resumindo, está relacionado a tudo aquilo que envolve o funcionamento das indústrias, desde pequenos parafusos a produtos de alta performance.

Cada letra do MRO remete ao que cada título abrange:

  • O QUE SIGNIFICA MANUTENÇÃO: os itens de manutenção são aqueles necessários para manter as indústrias em perfeito funcionamento.
  • O QUE SIGNIFICA REPARO: os itens de reparo são aqueles necessários para reparar equipamentos, seja em paradas programadas para manutenção preventiva ou paradas imediatas para manutenção corretiva.
  • O QUE SIGNIFICA OPERAÇÃO: os itens de operações são aqueles necessários para manter o funcionamento das indústrias de forma eficiente.

Aqui já dá para notar o que é MRO para indústrias e quão amplo é esse segmento, estando presente em todas as áreas de uma indústria.

Então agora que já apresentamos o seguimento, vamos mostrar para você o que é a gestão de MRO, como ela se aplica em uma empresa e os benefícios que ela traz. Bora lá?

A importância da gestão de MRO para a indústria

A gestão de Manutenção, Reparo e Operação (MRO) está relacionada ao gerenciamento de todos os itens que tornam possível o pleno funcionamento de uma empresa, mas que não estão vinculados diretamente às matérias-primas necessárias para a execução do produto final.

Saber o que é gestão de MRO passa por entender quais os benefícios diretos desse trabalho de controle de suprimentos gera para a empresa. Isso garante que, cada vez mais, sejam implementadas boas práticas na rotina de uma empresa.

Saiba mais: MRO – Aumente em até 85% suas chances de ganhar dinheiro

Redução de custos

Uma boa gestão de material sempre vai gerar impactos financeiros positivos para uma empresa. Tratando-se de MRO, esse benefício pode ser colhido de diversas formas. Primeiramente, a manutenção garante que as atividades na fábrica se mantenham sempre em seu melhor nível, sem que nada esteja em falta.

Da mesma forma, gerenciar bem as ferramentas de reparo é fundamental, uma vez que isso evita que a operação não fique parada por tempo prolongado e mantém o ritmo.

Otimização de processos

Registrar, consultar, armazenar, realizar novos pedidos e coletar itens são algumas das atividades comuns na rotina de gerenciamento de suprimentos. A produção vai depender desses materiais o tempo todo e, se há uma organização maior, será muito mais fácil conduzir toda a gestão de itens das três categorias.

A otimização que esses processos vão conquistar é de grande importância para que a rotina da empresa seja mais simples e com processos mais objetivos. O ideal é reduzir o tempo em cada tarefa que precisa ser executada, uma vez que isso resulta em produtividade e também em maior faturamento.

As 4 melhores práticas para aplicar na gestão de MRO

Cadastrar corretamente os itens

Essa é a primeira etapa na chegada de um novo item, e faz toda diferença para que ele tenha um ciclo positivo dentro da empresa. Isso garante que não sejam feitas compras desnecessárias e ainda traz a organização para que ele não se perca em um alto volume de produtos.

Planejar a compra de materiais para atender a demanda

O planejamento de compras é outra etapa de extrema importância, já que garante que nada falte quando for necessário para a empresa. Muitas companhias pecam nesse trabalho, e as consequências podem ser estoques incompletos ou mesmo a paralisação das operações.

Veja também: O que eu preciso saber para comprar equipamentos para MRO?

Gerenciar a vida útil dos itens

Quando se trabalha com produção é preciso estar atento aos investimentos que estão sendo feitos em maquinário, sistemas e ferramentas.

Por isso, é importante ter um estudo mais cuidadoso antes de realizar pedidos desses itens, avaliando se há opções mais avançadas. Além disso, outro ponto que precisa ser observado é a compatibilidade com as ferramentas que já têm na empresa, para evitar problemas operacionais.

Integração via portais

A integração via portais, é um sistema de compra de produtos e serviços, por meio da internet, onde o comprador realiza todo o processo de compra B2B (business to business), da prospecção ao fechamento. Essa ferramenta ajuda a organizar e controlar todo o processo de compras de suprimentos, ganhando agilidade, economia, controle e segurança.

Então, se sua empresa utiliza/trabalha com a plataforma de e-procurement, é possível fazer uma integração do portal com o fornecedor de produtos garantindo todos os benefícios acima.


Traga sua empresa para a Anhanguera Ferramentas

A Anhanguera, atua no mercado de manutenção, reparo e operação há mais de 25 anos sempre trazendo o que há de mais moderno no mercado, para sua empresa.

Com um Centro de Distribuição de 10.000 m² na cidade de Campinas, atende e entrega para todo o território nacional, através de suas unidades em:

  • Campinas
  • Jundiaí
  • Limeira
  • São Paulo
  • Sorocaba
  • São José dos Campos


O atendimento B2B é realizado na modalidade Spot, bem como Contratos, garantindo preços preestabelecidos e proporcionando agilidade nos processos de compras. Além de excelentes profissionais para melhor atendê-los, um mix de produtos bem diversificado e uma sólida parceria com os melhores fornecedores industriais, como a:

3M, Belzer, Bosch, Bozza, Berg Steel, Devilbiss, Dewalt, Dormer Pramet, Enerpac, Esab, Fluke, Gerdau, Karcher, Loctite, Makita, Marcon, Metalplan, Minipa, Mitutoyo, Norton, OSG, Paletrans, Puma, Ridgid, Starrett, Stihl, Schulz, Tapmatic, Tekbond, Tramontina Pro, Lenox Twill, Walter Abrasivos, entre outros.

Na Anhanguera também é possível a integração com as principais plataformas digitais de compras B2B, garantindo assim a integração via portais. Ou seja, mais facilidade e tranquilidade para sua empresa.
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